[Discussão] Web Design, Web developp or both?

Será possivel ser web-designer e web-developper ao mesmo tempo com qualidade?

  • Sim é perfeitamente possivel.

    Votes: 45 48,4%
  • É possivel mas é raro e os que existem não são bons.

    Votes: 28 30,1%
  • Não é possivel, cada um no seu lugar.

    Votes: 11 11,8%
  • Eu sou/serei os dois e penso que tenho o nivel exigido.

    Votes: 9 9,7%

  • Total voters
    93
Mas eu quando falei na "e-loja" estava mais a pensar num trabalho que vai ser feito no futuro, que obviamente não posso falar :p Posso apenas adiantar que vai ser desenvolvido (se tudo correr bem) em cima do Flex.

Fico contente que existam mais empresas a apostarem no Flex. Aliàs, já existem umas quantas mas como a política em portugal é esconder tudo é normal que não se saiba que haja quem use.

O flash não liga a base de dados...

http://code.google.com/p/assql/

Por acaso pode ligar visto já existirem classes que permitem ligar-se por exemplo a base de dados MySql, no entanto é algo que qualquer developer sensato evitaria.
 
Fico contente que existam mais empresas a apostarem no Flex. Aliàs, já existem umas quantas mas como a política em portugal é esconder tudo é normal que não se saiba que haja quem use.

Comprámos a licença este ano, mas ainda nem lhe demos uso. Só o tenho usado por causa do editor (o do flash é péssimo) :D

ps: conheces o Zé Luis (de Sesimbra)? :p

http://code.google.com/p/assql/

Por acaso pode ligar visto já existirem classes que permitem ligar-se por exemplo a base de dados MySql, no entanto é algo que qualquer developer sensato evitaria.

Eu não me metia nisso. Um marmelo qualquer descompilava-me os swfs e apanhava-me os acessos todos às BD :wow:
 
Comprámos a licença este ano, mas ainda nem lhe demos uso. Só o tenho usado por causa do editor (o do flash é péssimo) :D

ps: conheces o Zé Luis (de Sesimbra)? :p



Eu não me metia nisso. Um marmelo qualquer descompilava-me os swfs e apanhava-me os acessos todos às BD :wow:

Não conheço, os únicos Flex Developers que conheço são os que frequentam o RiaPT ou então os estranjas. Fico no entanto contente por haver mais pessoal a dedicar-se à minha ferramenta predilecta dos últimos 4 anos :) Por acaso não tiveste no FlexCamp que houve no ISCTE?

Quanto ao driver em AS3, concordo por isso ter dito que um dev sensato não o utilizaria :)

Sorry pelo Offtopic, não era o meu objectivo afastar a conversa do tópico original!
 
Última edição:
Não conheço, os únicos Flex Developers que conheço são os que frequentam o RiaPT ou então os estranjas. Fico no entanto contente por haver mais pessoal a dedicar-se à minha ferramenta predilecta dos últimos 4 anos :)

Humm... ele esteve no vosso primeiro jantar... onde eram apenas 5 ou 6 gajos. Só se estou a confundir o RiaPT com outro site pt dedicado às RIAs...

ps: GoDirect rings a bell? :x2:


Por acaso não tiveste no FlexCamp que houve no ISCTE?
Não.

Continua a conversa por PM se quiseres :009:
 
Já agora aproveito para dizer que estou a empresa onde estou vai aceitar estagiários para trabalharem maioritariamente em flex e, talvez iniciar uma área de webdesign, isto para a zona do Porto/Paços de Ferreira.

Quem tiver algum interesse ou conheçer quem possa ter que me manda pm :)

PS.: Eu tive no FlexCamp :P fui do porto aí mas até se pode dizer que valeu a pena, é sempre bom marcar presença num evento do genero, quanto mais o primeiro :)
 
Perfeitamente possivel.

Apesar de que há um 'snao', não existe tanta capacidade de evolução, visto que há mais trabalho, e evoluir numa coisa tira tempo á evolução da outra.
 
Perfeitamente possivel.

Apesar de que há um 'snao', não existe tanta capacidade de evolução, visto que há mais trabalho, e evoluir numa coisa tira tempo á evolução da outra.

Depende muito da idade que começas se começares mais cedo tens mais tempo para evoluir na minha opinião. Depois a complementação com trabalhos com outras pessoas e trabalhos porque ninguém sabe tudo.

Melhores Cumprimentos.
 
A questão do tempo também é fundamental...
Trabalhar em grupo penso que seja mais rápido...enquanto um faz o layout o outro vai construindo a base de dados e etc (espero nao estar enganado).
Quando o kidloco fala do site da optimus, isso é um exemplo...de certeza que nao foi só uma pessoa a construir mas sim uma equipa (corrige se estiver enganado xD).
Por mais que seja possivel exercer os dois ramos, vai sempre exigir maior esforço, tempo para quem o pratica, e muitas das vezes distriando a pessoa de outros assuntos implicitos no trabalho.
 
Designer Mix Programador

Que eu tenha conhecimento não há um nome específico para quem faça as duas coisas. Eu penso que a questão do preço terá a ver com as tuas valências, isto é, se tiveres conhecimentos de design e programação para desenvolver o projecto em mãos poderás fazer o preço sem ter de contar com outra pessoa e as horas dela.

Quanto às questões levantadas pelo Armadillo só quero dizer que concordo com o que ele descreve mas não invalida que a minha opinião é de que se as coisas funcionassem de um modo diferente poderia ser mais produtivo. ( Eu quero mesmo é "inventar" uma nova profissão de webdesigner ).

Bem hajam

Olá,

Antes de mais é necessário compreender o porquê da dificuldade em existir um bom programador e designer em simultâneo. As aptidões que conduzem uns ao design e outros á programação está na forma como cada um opera a informação que recebe.

Um programador geralmente é alguém com uma elevada capacidade de sistematização e raciocínio lógico. O designer funciona num sistema menos rígido, menos lógico. Muito dificilmente alguém consegue ter estas duas valências desenvolvidas em idêntico grau.

Quanto à produtividade. Trabalho num grupo que tem duas empresas dedicadas ás aplicações informáticas e ao design e imagem. Uma trata apenas de imagem e design, a outra apenas da programação. O grau de especialização de cada uma delas é de tal forma elevado, com claras vantagens na produtividade. No entanto, especialização não significa isolamento. O designer tem que ter noção da forma de funcionar do programador. O programador tem que ter o mínimo de noções de design para integrar os elementos de forma harmoniosa.
 
Não é off-topic mas em Portugal grandes projectos é algo muito raro penso eu de que...

Como já disse eu conheço nomeadamente os trabalhos do Chemega e sei que ele também se safa nos dois lados bastante bem, não sei se tem o curso dos dois mas sei que sabe.

De resto a perguntar, para vocês então o que percebe das duas coisas para vocês quais os conhecimentos que tem de ter (se possível listar)

Melhores cumprimentos

A empresa onde trabalho só desenvolve em projectos de grandes dimensões, o suficiente para ter um departamento de programação com mais de 20 pessoas, um de design de mais de 15 pessoas e uma equipa de manutenção de equipamentos e servidores.

Projectos de grandes dimensões são apenas entregues a empresas como aquela em que trabalho pelo grau de especialização que exigem e que não é conseguido por quem ambiciona fazer tudo. Digo isto sem querer menosprezar ninguém.

Também desenvolvo actividade como freelancer em colaboração com uma amiga designer, que nos permite criar sites e pequenas aplicações de forma rápida e eficaz, precisamente porque cada um se concentra apenas na sua área.
 
Depende muito da idade que começas se começares mais cedo tens mais tempo para evoluir na minha opinião. Depois a complementação com trabalhos com outras pessoas e trabalhos porque ninguém sabe tudo.

Melhores Cumprimentos.

O problema é que a idade não para de subir assim como as responsabilidades. E a evolução tem de ser continua.

Ou não se faz mais nada além de trabalhar ou então não se tem uma boa evolução em ambas as áreas.

Depende muito de pessoa para pessoa
 
O problema é que a idade não para de subir assim como as responsabilidades. E a evolução tem de ser continua.

Ou não se faz mais nada além de trabalhar ou então não se tem uma boa evolução em ambas as áreas.

Depende muito de pessoa para pessoa

Depende bastante tu estás a falar de uma vida profissional mas cada vez mais jovens são auto didactas e eu com 13 anos comecei a brincar pela primeira vez com photoshop ainda tenho uns anos até começar a trabalhar.

Cumprimentos.
 
Depende bastante tu estás a falar de uma vida profissional mas cada vez mais jovens são auto didactas e eu com 13 anos comecei a brincar pela primeira vez com photoshop ainda tenho uns anos até começar a trabalhar.

Cumprimentos.

Mas ao começares a trabalhar tens de evoluir na mesma, porque haverão outras "modas" de design e programação, e secalhar não terás tempo para as duas coizas, é isso que faz muita gente enverdar por um caminho ou outro ;)
 
Última edição pelo moderador:
Mas ao começares a trabalhar tens de evoluir na mesma, porque haverão outras "modas" de design e programação, e secalhar não terás tempo para as duas coizas, é isso que faz muita gente enverdar por um caminho ou outro ;)

Dizes bem, pois cada vez mais as empresas procuram pessoas especializadas. As que têm visão, claro. E isto faz com que cada um procure ser bom numa área e não jeitoso em muitas.
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Eu programo PHP, não sou nada do outro mundo, mas percebo umas coisas. No entanto tenho a noção que por esse mundo fora existem muitos que percebem mais do que eu, e ainda bem.

Eu "parto-me todo" para conseguir estar a acompanhar o que se passa na minha área. Fazer a mudança do PHP4 para o 5, e brevemente para o 5.3 e depois começo a desenvolver utilizando a Zend Framework, ainda ontem saiu a 1.6, mas hoje já tem alterações na trunk para corrigir um erro irritante. Isto apenas em PHP. Junta-lhe a enormidade de coisas que podes fazer, streaming, manipulação de ficheiros, webservices (REST, SOAP, etc, etc.).

Mais os patterns da OOP. Singleton, observator, factory, registry, decorator, e ainda mais alguns.

Vem o JavaScript, e depois parece que é moda a utilização do XMLHttpRequest e tens que utilizar Json para melhor manipulares. E começas a ter que compreender muito melhor e dás conta que se calhar é melhor utilizares uma framework Javascript, (não interessa qual). E depois tens que fazer a manipulação de ficheiros XML, lá vem mais o simplexml, xml reader/parser/writer e o XSLT (PHP)

E é claro que já vais ter que aprender a trabalhar com controlo de versões (cvs, svn, etc).


E chegas ao fim do dia e cais para o lado.

Isto apenas para dizer que não se pode comparar um programador a um designer. São coisas completamente diferentes, mas mesmo completamente diferentes.

Um webdesigner apenas tem que ser criativo e saber trabalhar com o fireworks e talvez HTML/CSS

Se me dizem que é possível um webdesigner programar, eu digo que acredito. Se me dizem que é possível um programador fazer design, eu acredito.

Mas nem pensem que podem ser bons nas duas coisas. Talvez bons numa e mediocres noutra.


Publicidade à parte: eu programei e desenhei este site. http://www.hockeytotal.org . Eu tenho consciencia que o design não é bom. As cores deviam ser outras, as que aí estão não combinam. Mas eu não seu melhor... :D


Saudações
 
Boas,

Eu programo PHP, não sou nada do outro mundo, mas percebo umas coisas. No entanto tenho a noção que por esse mundo fora existem muitos que percebem mais do que eu, e ainda bem.

Eu "parto-me todo" para conseguir estar a acompanhar o que se passa na minha área. Fazer a mudança do PHP4 para o 5, e brevemente para o 5.3 e depois começo a desenvolver utilizando a Zend Framework, ainda ontem saiu a 1.6, mas hoje já tem alterações na trunk para corrigir um erro irritante. Isto apenas em PHP. Junta-lhe a enormidade de coisas que podes fazer, streaming, manipulação de ficheiros, webservices (REST, SOAP, etc, etc.).

Mais os patterns da OOP. Singleton, observator, factory, registry, decorator, e ainda mais alguns.

Vem o JavaScript, e depois parece que é moda a utilização do XMLHttpRequest e tens que utilizar Json para melhor manipulares. E começas a ter que compreender muito melhor e dás conta que se calhar é melhor utilizares uma framework Javascript, (não interessa qual). E depois tens que fazer a manipulação de ficheiros XML, lá vem mais o simplexml, xml reader/parser/writer e o XSLT (PHP)

E é claro que já vais ter que aprender a trabalhar com controlo de versões (cvs, svn, etc).


E chegas ao fim do dia e cais para o lado.

Isto apenas para dizer que não se pode comparar um programador a um designer. São coisas completamente diferentes, mas mesmo completamente diferentes.

Um webdesigner apenas tem que ser criativo e saber trabalhar com o fireworks e talvez HTML/CSS

Se me dizem que é possível um webdesigner programar, eu digo que acredito. Se me dizem que é possível um programador fazer design, eu acredito.

Mas nem pensem que podem ser bons nas duas coisas. Talvez bons numa e mediocres noutra.


Publicidade à parte: eu programei e desenhei este site. http://www.hockeytotal.org . Eu tenho consciencia que o design não é bom. As cores deviam ser outras, as que aí estão não combinam. Mas eu não seu melhor... :D


Saudações

Um designer não é uma boneca de porcelana que está lá só por estar. Concordo que a programação é deveras mais difícil de acompanhar, mas o design tem muito que se lhe diga. Isto se falar-mos de design inovador e criativo que não segue o mercado, está sempre um passo à frente dele.

Um designer também tem de estar a par das ferramentas e mais ainda, tem de estar a par do que pode fazer ou não consoante as tecnologias do mercado para que o seu design possa ser utilizado e que de facto fique funcional.

Um bom designer não papa só fireworks.

Enfim, só um designer percebe o que tento dizer, assim como só um programador percebe o que disseste :D


"Mas nem pensem que podem ser bons nas duas coisas. Talvez bons numa e mediocres noutra."

Com empenho tudo se consegue.
E será uma mais valia no mercado de trabalho, isto se realmente tiverem a noção que conseguem conciliar, se não é melhor optar por uma das áreas, de preferência a que mais procura tem no mercado.
 
Desculpem tar a subir este topico mas é uma questão a que tenho dado atenção.

Neste momento pondero se devo dedicar-me mais ao design do que há programação. Gosto mais da parte visual do que programar codigo mas de que linguagens de programação falamos?
Se fosse a aprender programar iria para actionscript e PHP e Javascript mas pelo que li neste topico pareçe-me dificil saber tudo das duas áreas ainda para mais quando também quero aprender 3D.

Tenho noções de tudo um pouco por causa do que já dei durante a licenciatura que tou a tirar mas á medida que dedico o tempo ao design começo a perceber que para ser bom preciso de me dedicar só a uma área. Ser bom em 3D,web design e num software como Photoshop requer muito tempo dedicado...se puser a programação pelo meio duvido que passe da vulgaridade.

Por exemplo se entrar em projectos web como freelancer não será melhor contratar um programador para a parte do codigo?
 
Boa tarde,

Posso dizer-te, pela experiência que tenho, que seres bom nessas 3 áreas simultaneamente, é muito complicado.
Se queres ser realmente bom tens que te dedicar apenas a uma (é a minha opinião).
Isso não impede que saibas fazer algumas coisas noutras áreas e que até te permita desenvolver alguns projectos.
Quanto ao contratares alguém depende sempre do projecto e dos requisitos deste.


É preciso é dedicação,
Abraços
 
Por exemplo se entrar em projectos web como freelancer não será melhor contratar um programador para a parte do codigo?

Em Portugal, por norma (e depende das linguagens que estamos a falar) mas um programador é substancialmente mais caro que um webdesigner. Por isso, se fores para a parte económica tens que ponderar isso.

Agora o que eu acho que deves pensar é o que gostas realmente mais e o que é que achas que tens mais aptidão, porque senão nunca vais ser bom em nenhuma das áreas. E mais importante que estares na área mais rentável é estares na área em que achas que tens potencial para discutir um bom patamar de conhecimento / creatividade.

Se tomares essa opção de certeza que não te irás arrepender. Programadores há mtos e webdesigners tb, portanto vê onde te consegues encaixar para retirares o maior sumo do conhecimento que já tens e do que podes vir a apreender.
 
Back
Topo