[Discussão] Web Design, Web developp or both?

Será possivel ser web-designer e web-developper ao mesmo tempo com qualidade?

  • Sim é perfeitamente possivel.

    Votes: 45 48,4%
  • É possivel mas é raro e os que existem não são bons.

    Votes: 28 30,1%
  • Não é possivel, cada um no seu lugar.

    Votes: 11 11,8%
  • Eu sou/serei os dois e penso que tenho o nivel exigido.

    Votes: 9 9,7%

  • Total voters
    93
Eu vou falar pela experiência própria que tenho do mercado, trabalhei como web-developer numa agência Portuguesa que inclusive já foi agência do ano, equipas multi-disciplinares, com server-side c#/vb asp.NET e SQLserver, client-side com flash/action script, html coders, e design/criativos/copy's para todos os elementos visuais.

Em empresas de maiores dimensões é este o diagrama normal de distribuição de tarefas.

Nas empresas mais pequenas é normal em Portugal ver os requisitos de um web-designer saber para além dos "pacotes" criativos/visuais (photoshop, indesign, etc) um pouco de programação (normalmente LAMP- Linux/Apache/MySql/PHP) + markup css e html.

A meu ver prefiro de longe o trabalho realizado em pequenas empresas onde um web-designer tem mão nos layouts mas com uma ideia do que pode ou não ser concretizado, não há nada pior que um designer com 0% de conhecimento web lembrar-se de fazer uma coisa muito gira que só funciona em teoria, que depois parte a cabecinha toda aos developers porque aquela porcaria ou se corta elementos ou não funciona da forma como o designer "vendeu o peixe" ao gestor de projecto, e é claro que o gestor de projecto vendeu o mesmo peixe ao cliente, e o dealine já está à porta lol.

Resumindo, na minha opinião tudo depende da dimensão do projecto, se for grande tem de haver recursos para cada área com total domínio na sua espcialidade, se for pequeno basta alguém que se consiga desenrascar em ambos.
 
Back
Topo