Disjuntor quadro eléctrico

Bom dia,

Nas duas últimas semanas comecei a ter problemas no meu quadro eléctrico, o disjuntor correspondente a uma parte da casa disparava e por vezes nem desligando os equipamentos dessa divisao fazia com que o disjuntor aguentasse. Cheguei a um ponto em que o disjuntor já não disparava e fiquei sem electricidade na área correspondente ao disjuntor.

Com a necessidade de resolver o problema chamei um eletricista a minha casa ontem de manhã e ele veio ver o quadro e constatou que o cabo que ligava ao disjuntor antigo estava queimado, e disse que para resolver o problema teria de mudar o quadro por completo, porque já nem existiam peças para o quadro em questão. Tendo em conta que eu vou sair desta casa daqui a 2 meses, é um investimento que não irei fazer. A solução apresentada pelo eletricista foi colocar um disjuntor novo, pertencente a um quadro eléctrico novo, no meu quadro antigo.

Até agora não fiquei sem energia, mas não fiquei totalmente confortável com esta situação.

A minha questão é : se encontrar um disjuntor igual ao que tinha antes, visto já não existir à venda e apenas ter encontrado no olx, posso solicitar os serviços de outra empresa ou eletricista e colocar o disjuntor do mesmo modelo do quadro outra vez?

Obrigado
 
se o cabo queimou, e o disjuntor não disparou, é porque ultrapassaste a corrente suportada pelo mesmo, cabo e disjuntor, e ele acabou por queimar.
pelo que dá a entender, pelo que descreves, se queres ter eletricidade nessa divisão da casa terás de substituir esses dois componentes, cabo e disjuntor... não percebi porque é que terias de substituir o quadro inteiro, não está bem explicado na tua descrição, mas se tens duvidas o melhor é sempre pedir uma segunda opinião.
no entanto, alguma coisa está mal porque o disjuntor não funcionar direito sem teres equipamentos a consumir eletricidade é algo estranho.
como este tipo de situações são sempre dificeis de descrever penso que o melhor seria sempre pedir uma segunda opinião, ou terceira, e ver se todos dizem o mesmo em relação à reparação.
 
Desde já obrigado pelo feedback.

Eu tinha uma televisão 4k, um router vodafone, um telefone fixo ligo a corrente, uma box vodafone, uma ps4 pro e um frigorífico ligados a esse mesmo disjuntor. Ah e um candeeiro. E todas as noites por volta da 1h30 da manhã esse disjuntor disparava mandando tudo abaixo.

O que é anormal pois já utilizava este setup há meses. Neste momento, depois da substituição do disjuntor e da emenda no cabo queimado, utilizo tudo excepto a ps4. Por precaução não ligo. Mas estou a pensar tentar ligá-la a outra área da casa onde utilizo outro disjuntor.

Será seguro?
 
porque já nem existiam peças para o quadro em questão.
podes mandar uma foto do quadro?


A minha questão é : se encontrar um disjuntor igual ao que tinha antes, visto já não existir à venda e apenas ter encontrado no olx, posso solicitar os serviços de outra empresa ou eletricista e colocar o disjuntor do mesmo modelo do quadro outra vez?

não ter de ser igual, qualquer um serve, nem percebo essa conversa de ter de trocar tudo.
 
image;s=1000x700;r=270

É idêntico a este

700_0_5188810_162920.jpg

E o disjuntor é este
 
não ter de ser igual, qualquer um serve, nem percebo essa conversa de ter de trocar tudo.

Queria ganhar uns cobres, é o costume, o fio bastaria trocar desde o quadro até a uma interrupção (tomada ou caixa de derivação) e colocar um disjuntor novo com o calibre adequado. mas isso não gera muito ganho uma vez que isso fica por uma 20 ou 30€ material e mão de obra e fica com o dia estragado.
 
image;s=1000x700;r=270

É idêntico a este

700_0_5188810_162920.jpg

E o disjuntor é este

esses modelos são mais chatos, tens de aceder a traseira para ir buscar a fase, e como nao tens uma calha dim terias de por ou ficar pendurado.

Efectivamente o ideal era trocar tudo, realemente nao estava a pensar nesses.
Teria de ser uma caixa + 1 geral/diferencial + 3 normais.
 
ArturMauricio

Esses disjuntores já são muito antigos, basicamente peças de museu nos dias que correm, comprar usados, nem vale apena pensar adquirir outro idêntico, pois não sabes o estado de conservação dos mesmos e ficas na mesma ou pior, isso tem mesmo de ser é substituído tudo por novo como já foi referido.

Claro que para ficares com o circuito a trabalhar da divisão onde tiveste o problema, ele teve de montar o disjuntor novo, claro que agora esteticamente não se enquadra, e deve ter ficado desenrascado para ficares com o circuito protegido.

Compreendo que estás numa de não empatar dinheiro nisso, visto que vais largar a casa, mas nessas coisas ou se faz tudo como deve de ser ou não se faz.
 
Obrigado pelo input e tens toda a razão.
O ideal agora é não sobrecarregar este disjuntor não é?

sim o ideal será não andares a ligar tudo e mais alguma coisa, não sei que intensidade de corrente, tem esses disjuntores, mas o novo se te esticares dispara de certeza, já os outros dois mais velhos, é uma incógnita, podem estar a dar a ultimas como já aconteceu ao que foi substituído.

o consumo que uma tv tem e uma consola e mais outras tantas coisas é irrisório, logo não é isso que vai fazer com que o circuito vá abaixo, não vejo necessidade de ires ligar os ditos a uma extensão a outra tomada de outro circuito.
 
Um quadro trifásico distribui a potência pelos tres disjuntores? Tenho potência contratada da EDP de 3,45kva, o meu quadro nem permite subir esta potência.

Tens a potencia mínima instalada em cada(3.45Kva) logo é monofásico o quadro, um trifásico não precisas disso, a não ser que tenhas uma mansão, ehehe.

Agora mais a sério, dado ao quadro antigo, a instalação toda da casa é igualmente bastante datada, já que referes disjuntores de 6A então os fios a secção dos mesmos nem sequer cumpre o standart hoje regulamentado, logo para aumentar a potencia, toda a instalação eléctrica da casa tinha de ser trocada, e ai falo na integra, tubagens e fio e o quadro na totalidade, pois deves ter ainda tubo de 10mm para a casa toda, caixas de derivação em metal , fio de 0.75mm para iluminação e 1.5mm para tomadas, e terra ligada a ai a um cano da água qualquer.

Nos dias de hoje a tubagem para iluminação é de 16m fio de 1.5mm e disjuntor de 10A e tubagem de tomadas de 20mm com fio de 2.5mm e disjuntor de protecção de 16A, terra de protecção inferior a 20 OHM'S e respectivo diferencial de 300mA para protecção.

basicamente ai estás com o mínimo dos mínimos basta um descuido e dispara o quadro.
 
Uma coisa é certa, se só trocando o disjuntor ficou a funcionar é porque o cabo está bom...
um quadro e 3 disjuntores para substituir esse que aí tens fica aí por 30 eur...
 
Back
Topo