Disjuntor quadro eléctrico

Pediu-me 600€...

Por esse valor trocava o quadro completo, instalação eléctrica completa e toda a aparelhagem, em dois dias de trabalho, e ainda ganhava dinheiro.

Um quadro de 6 módulos e 3 ou 4 disjuntores não custam 30€, mesmo que chegue a 50 com a mão de obra, o que ele fez foi enganar um cliente.
 
Possivelmente o disjuntor ir abaixo tinha a ver c o cabo e o disjuntor já estarem no limite do tempo de vida

Sim o problema é que o disjuntor dado à idade deixou de funcionar correctamente, e como quando sobrecarregavas o circuito ele não disparava, o ponto fraco a seguir é o cabo a ceder pois não está dimensionado para aguentar a intensidade de corrente que lhe estava a ser metida em cima.

Mas pronto neste momento isso está ok, se vais entregar a casa, quem vier a seguir que resolva a situação, agora uma instalação dessas nos dias que correm mal dá para alguma coisa face aos equipamentos que temos em casa.
 
Sim o problema é que o disjuntor dado à idade deixou de funcionar correctamente, e como quando sobrecarregavas o circuito ele não disparava, o ponto fraco a seguir é o cabo a ceder pois não está dimensionado para aguentar a intensidade de corrente que lhe estava a ser metida em cima.

Fora que estes disjuntores (e os actuais também mas menos) são bastante influenciados pela temperatura.
 
Estou a respeitar os limites das tomadas da sextupla.
00121946abx.png


Ficha técnica do produto https://www.hama.com/00121946/hama-power-strip-6-way-individually-switchable#technical-details

Tenho uma televisão Samsung, um router da Vodafone, alimentação para a um telefone fixo e uma box da Vodafone
 
700_0_5188810_162920.jpg

E o disjuntor é este

Espero que o disjuntor não seja este da imagem mas sim o 55106
se for exatamente este da imagem está mal dimensionado!!!
E pode trazer problemas pois permite sub-carregar a linha até a um ponto onde o cabo simplesmente iria arder.
 
55116 quer dizer que a linha esta protegida a 16A
se anteriormente estava protegida a 6A, actualmente continua mal dimensionada!
Isto permite que ligues equipamentos até ao ponto em que o fio não irá aguentar!
Na minha opinião se colocassem o disjuntor 55106 poderias utilizar a linha como sempre utilizas-te
pois se existisse algum problema nos fios ou nos equipamentos o disjuntor faz o serviço dele a tempo
com esse disjuntor não convém sub-carregar a linha pois se o frigorífico que está nesse circuito já for mais antigo sobra pouca margem para outros equipamentos.

Cumps
 
ArturMauricio

Não, tu tens uma potencia contratada de 3.45Kva, logo isso dá um total de 15 amperes, que é dividido por 3 circuitos a protegidos a 6 amperes de máximo cada um, se o artista que te foi ai trocar o disjuntor te meteu um de 16A ao invés de um de 6A como devia de ser, ficaste na mesma como quando tinhas o outro avariado, ter esse disjuntor ou ligado direto é a mesma coisa, sobrecarregas isso o disjuntor não vai fazer nada, arde a instalação.
 
"Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida." Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor

O valor em que dispara este dispositivo é definido pelos Amperes do mesmo no caso o da sua instalação actual é de 16A ou seja é cerca de três vezes superior ao anterior (6A). Logo permite que o "curto-circuito" atinja intensidades três vezes superiores.
Nessa faixa de intensidade de corrente o fio que liga desde o quadro até a tomada (aprox. 0,75mm) arde antes que o disjuntor dispare.
Temos de ter a noção que na altura em que esse quadro foi montado o equipamento que mais consumia em toda a industria era uma "torradeira" e não os frigoríficos, micro-ondas, aquecedores etc etc.
Tanto que actualmente não lhe permitem o aumento de potencia nessa instalação com vista a prevenir incidentes.

O monofásico e trifásico é irrelevante.
A "gestão" da "energia" é efectuada no quadro eléctrico
-Disjuntor para proteger os equipamentos e a instalação;
-Diferencial que protege as pessoas.

Cumps
 
Back
Topo