Disjuntor WiFi energia kVA

pele

Power Member
Alguém conhece um baratinho que faça o trabalho se possível de pinças tipo o atms1603, mas queria um que conte em kVa e este só dá em kW.
 
Vamos lá ver o que tu gastas em casa é medido em "Watts", não em kVA essa unidade de potencia é para a entrada de energia, logo, se sabes quantos kVA tens contratados no teu fornecedor de energia, sabes quantos amperes tens disponíveis para usar não é gastar, aqui reside o teu problema, aqui fala-se de corrente logo, esta é medida em amperes, portanto dando como exemplo:

Tens contratados 3.45kVA monofásicos que equivale a 15 amperes, logo, ao fazeres a formula P=UxI <=> P = 230Vx15A <=> P = 3450W total que tens para poder usar em casa no somatório de dispositivos ligados em simultâneo, ligas mais algo que exceda os 3450W e puff o limitador corta-te a luz obrigando-te a desligar dispositivos para voltar limite.

nota: 1 kVA na realidade ronda 800W e não pelos 1000W que é digamos arredondado.
 
Vamos lá ver o que tu gastas em casa é medido em "Watts", não em kVA essa unidade de potencia é para a entrada de energia, logo, se sabes quantos kVA tens contratados no teu fornecedor de energia, sabes quantos amperes tens disponíveis para usar não é gastar, aqui reside o teu problema, aqui fala-se de corrente logo, esta é medida em amperes, portanto dando como exemplo:

Tens contratados 3.45kVA monofásicos que equivale a 15 amperes, logo, ao fazeres a formula P=UxI <=> P = 230Vx15A <=> P = 3450W total que tens para poder usar em casa no somatório de dispositivos ligados em simultâneo, ligas mais algo que exceda os 3450W e puff o limitador corta-te a luz obrigando-te a desligar dispositivos para voltar limite.

nota: 1 kVA na realidade ronda 800W e não pelos 1000W que é digamos arredondado.
ha ok, pensei que era mais w, tenho 4,6 podes fazer essa conta sff
 
Tens a formula na minha resposta.

4.6kVA = 20A
P= U x I <=> P = 230V x 20A <=> P = 4600W , portanto, tens disponíveis 20A de corrente para usar, perfazendo um total de 4600W max que podes usar de dispositivos em simultâneo.
 
Estão aqui algumas ideias erradas...

Primeiro o que é medido no contador é energia, logo falamos em kWh e não kW.

Em termos de potência contratada, a mesma é designada em kVA, pois o que interessa para o corte é a corrente e não a potência, pois potência útil (medida em kW) e potência aparente (medida em kVA) são coisas diferentes.

Se tens 4.6kVA contratados, o que interessa olhar é para a corrente de consumo que nunca pode ser superior a 20A e não para a potência medida (se esta for a real e não a aparente), pois a não ser que o factor de potência seja 1 (apenas possível se todos os aparelhos em casa fossem só resistivos), 4.6kW vão corresponder a mais do que 4.6kVA.
 
Estão aqui algumas ideias erradas...

Primeiro o que é medido no contador é energia, logo falamos em kWh e não kW.

Em termos de potência contratada, a mesma é designada em kVA, pois o que interessa para o corte é a corrente e não a potência, pois potência útil (medida em kW) e potência aparente (medida em kVA) são coisas diferentes.

Se tens 4.6kVA contratados, o que interessa olhar é para a corrente de consumo que nunca pode ser superior a 20A e não para a potência medida (se esta for a real e não a aparente), pois a não ser que o factor de potência seja 1 (apenas possível se todos os aparelhos em casa fossem só resistivos), 4.6kW vão corresponder a mais do que 4.6kVA.
Então e em wats não se pode saber o limite?
 
Só se souberes o factor de potência.

Não conheço esses atms que falas, mas eu para medições uso os PZEM em conjunto com esp8266/esp32
 
E como descubro o fator potência?
Quais são os dados que consegues medir?

Se tiveres a corrente, a tensão e a potência útil (em kW), podes obter a potência aparente e o factor de potência.

Mas tentando contextualizar, qual é mesmo o objetivo?
 
Última edição:
Quais são os dados que consegues medir?

Se tiveres a corrente, a tensão e a potência útil (em kW), podes obter a potência aparente e o factor de potência.

Mas tentando contextualizar, qual é mesmo o objetivo?
O objetivo é saber se estou perto do limite da minha potencia contratada por exemplo com os acs ligados e máquina lavar/secar ligada entre outros se aguenta ou nao, ainda não tenho o aparelho mandei vir hoje .



Tirei da NET. É igual. Este os dados que ds


https://ibb.co/MPxbb4b
 
Última edição:
Ele indica a corrente. É tudo o que precisas de saber, mais nada.

Eu e mais dois colegas desenvolvemos um medidor de energia que se coloca no quadro, tem caixa equivalente a 1 disjuntor duplo, envia informação para um servidor emoncms, tem página web, servidor mqtt e ligação para um buzzer que alerta quando a potência máxima é ultrapassada e pode ligar-se até 4 pinças.

Quanto custou esse dispositivo?
 
Uma alternativa menos funcional, e não em tempo real, se o contador for inteligente, o site E-Redes no url https://balcaodigital.e-redes.pt/consumptions/history
apresenta-nos este gráfico
L7z-Wyj-Gv-Si-G2-O37-Bja-D7-DA-1.png
 
Ele indica a corrente. É tudo o que precisas de saber, mais nada.

Eu e mais dois colegas desenvolvemos um medidor de energia que se coloca no quadro, tem caixa equivalente a 1 disjuntor duplo, envia informação para um servidor emoncms, tem página web, servidor mqtt e ligação para um buzzer que alerta quando a potência máxima é ultrapassada e pode ligar-se até 4 pinças.

Quanto custou esse dispositivo?
22€ no a l i
Então qual a corrente máxima que posso usar visor que tenho 4.60kva?
 
Back
Topo