Disk Boot Failure, Insert System Disk And Press Enter

sideshow

Power Member
Olá ppl..

Aqui estou eu com mais um problema no arranque do Ubuntu..

Quando inicia o pc, depois de instalar o Ubuntu aparece este erro:

DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

O que também acontece é que quando desligo os outros discos sata, e fico só com o que instalei o Ubuntu, o erro já não aparece e aparece isto:

root (hd4,0)

Error 21: Selected disk does not exist

Press any key top continued...


Alguém sabe o que pode ser?

ps.só outra coisa, a partição swap é sempre em logical, certo? não é em primary... já exprimentei com as duas e não dá à mesma!!

Obg!
 
Nao trabalho muito com linux mas...

root (hd4,0)

Error 21: Selected disk does not exist

Logo, se ficou instalado no hd4 e tu so ligas 1, o disco que tens deve ficar a chamar-se hd1, logo pelo menos isso havias de mudar no boot file o hd4 para hd1. Pode ser tb dos discos sata, pois podes nao ter drivers que detectem os SATA logo desde boot, mas a resposta a isso deixo para os entendidos em linux
 
Quando desligo todos os discos e apenas ligo o que kero instalar até dá, mas se agora for ligar os outros vai deixar de dar mesmo se instalar outra x no mesmo... =/

Adoro GNU/Linux, mas isto da detecção dos discos, dos arranques e de quando ligo outro disco, o grub fica marado e tenho de instalar tudo outra x, parte-me toda a cabeça!!!!

Nunca mais tenho isto resolvido... fogo!!!
 
A mim parece que o MBR do disco principal foi à vida.
Corre um LiveCD, e tenta arranjar isso. Ou como alternativa, no grub, entras no modo texto pões lá:
-"root(hd1,0)" e carregas em enter
-"boot" e outra vez em enter

Acho que assim deve entrar no Ubuntu com apenas esse disco ligado, mas não tenho a certeza absoluta. Se puderes faz um google aos comandos do grub.
 
Mudei as ligações dos discos (pus os que estavam ligados à controladoras sata na board e os da board nas controladoras e já não aparece esse erro, mas sim o famoso Erro 21.

Já formatei o pc milhares de xs e qd formato não mecho 1mm nos discos, mas quando vai arrancar é a história do costumo (erro) tentei formatar apenas com um disco ligado e dá, mas quando formato com os 6 discos ligados, pronto, já não dá!!!

Tudo por causa do GRUB que altera a ordem toda quando se inicia... fogo, adoro GNU/Linux, mas esta maravilha do grub lixa-me todo. Sempre que compro um disco novo e ligo-o ao pc, tenho de formatar o sistema todo pois já não consegue encontrar a ordem...

Será que não há assistência numa loja qq para isto? Tipo eu pagava a alguém, até pode ser um gajo qq (não tem de ser loja) para por o meu grub a funcionar normalmente/configurá-lo! Já que ele altera a ordem terei de pô-la manualmente calculo.

Outra coisa: com 5 discos ele já funcionou normalmente, com 6 é que não dá, não sei se tem alguma ligação, mas enfim...


Obg por toda a ajuda!!!
 
procura nas wikis pela instalaçao manual do GRUB.

uma artimanha que podes fazer é, quando aparece a lista dos SO's, tentares editar um deles e usares a feature de auto-complete: vais escrevendo várias combinaçoes, começando por (hd0,x) e vais fazendo TAB no teclado a ver se o GRUB consegue ler o disco/partiçao. n sei se fui mt explicito mas se perceberes o k eu disse axo k te safas. depois de saberes as partiçoes k keres basta so gravares as alteraçoes no fixeiro de config do grub e ta a andar.

cumprimentos.
 
pois por acaso não percebi, pareceu-me chinês. se tivesse com alguém ao lado e me explicassem eu percebia, mas assim,.,, =/

n sei mm como resolver isto! ainda volto po windows!!! =( tou há semanas sem ter o meu pc bem...
 
pois por acaso não percebi, pareceu-me chinês. se tivesse com alguém ao lado e me explicassem eu percebia, mas assim,.,, =/

n sei mm como resolver isto! ainda volto po windows!!! =( tou há semanas sem ter o meu pc bem...

eu sou windows e tiv 1 prob parecido knd pux a nova fonte de alimentaçao e o k fiz foi ir a bios e actualizar akilo... e deu.m. Dsclpa se a minha opiniao n serviu para nada... mas tentei :P
 
Bem, eu tive o mesmo problema com o disco onde tenho o Linux Mint instalado. Isso deveu-se ao facto de não ter completamente nada nele, porque levou um erase total. Depois de ter metido o Ubuntu (que agora já tenho o Mint) ficou tudo resolvido. Já experimentaste mete um CD Boot nisso e fazer erase total também?
 
Última edição:
eu sou windows e tiv 1 prob parecido knd pux a nova fonte de alimentaçao e o k fiz foi ir a bios e actualizar akilo... e deu.m. Dsclpa se a minha opiniao n serviu para nada... mas tentei :P

hahahah, que ganda lol!!!!


Estavas a ajudar uma dificuldade há 2 anos, hahahha.....

Já nem me lembrava disso nem como resolvi!
 
Boas pessoal, pesquisei e encontrei este post.

Comecei hoje um estagio, e deram me um PC que dizem ter o Windows e Unbuntu, e estar bom, mas da me sempre o erro "Disk Boot Failure, Insert System Disk And Press Enter" ja exprimentei mudar os boots's tudo, mas nao ha maneira de dar. Tenho estado na net a procura de solução para este problema e ja vi que muita gente começa a ter este problema depois de mudar de fonte de alimentação ou assim.

Vi tambem algures que alguem meteu na BIOS "unmute MOBO", so que nao sei a designação de MOBO na bios ^^ Ja procurei na net e ainda nao encontrei nada que me explique o que é o MOBO.

Se alguem tiver dicas como resolver este problema agradeço ;)

Fiquem Bem e um abraço.
 
Back
Topo