Disk reliability degrading...Maxtor que será? Nao ha bad sectors!

madafakapc

Power Member
Disk reliability degrading, risk of data loss!!!
Disk location: controller 0, channel 0, Master

Please backup data as soon as possible.

Este erro da-me no meu Maxtor de 200 GB SATA que tem apenas quase 2 anos.....apos ter mudadao para outro pc ele começou a dizer-me isto quando arranco o Windows (ja o formatei mas continua...)nao tenho bad sectors pois ja fiz chkdsk ao disco....

Antes a este erro era o Windows Delyaed Write Fault ou algo do genero....
 
A unica diferença de um pc para o outro é que este ultimo tinha o SMART activo... instala o speed fan mto embora ele te vá dizer o mesmo. Isso n vai lá com formats é mm o disco a dar o berro...
 
Nao entendo, pq agora pus o disco nas entradas de RAID e ele nao me da erro nenhum!!!! E como posso fazer um chkdsk fidedigno ao disco?!?! É que nao apanho bad sectors nenhuns!
 
O RAID pode não ter SMART (ou estar desactivado).

A Maxtor em principio deve ter, como todos os outros, ferramentas de diagnostico no site.

E olha que o que o povo tá a dizer é mesmo assim :( Se o teu SMART já está a entrar em pânico, muito provavelmente é pq a situação já escalou para fora dos limites... Muito sinceramente tratava era de não usar esse disco até poder copiar tudo o que seja importante para outro. Dependendo do que lá tenhas, pode compensar mais comprar outro HD mesmo que inutilmente que arriscar a perder algo que não se possa substituir.
 
epá, novamente levanto esta kestoa com o meu disco que agora já não está em RAID e continua a dar-me o tal erro ao ter passado para outro PC.....no VIA RAID Tool dá-me o tal erro de disk reliability....mas so nao entendi é como ainda nao berrou.....
 
epá, novamente levanto esta kestoa com o meu disco que agora já não está em RAID e continua a dar-me o tal erro ao ter passado para outro PC.....no VIA RAID Tool dá-me o tal erro de disk reliability....mas so nao entendi é como ainda nao berrou.....

em RAID é normal que não notes porque o SMART custuma ficar automaticamente desactivado... um dia comecei a ter problemas de lentidão extrema a copiar ficheiros para o meu sistema RAID, desactivei o RAID, activei o SMART nos dois discos e um deles estava com problemas... voltei a activar o RAID, guardei os dados importantes e o disco seguiu pa RMA.
 
O problema, julgo eu, é que o meu disco já tem 2 anos e meio....será que ainda vou a tempo de alguma cena dessas....pq o que se passa é que tb já andei a mexer com o speedfan e há aki uns quantos discos que têm varios warnings em termos de reallocated sectors...julgo eu que é isto....mas nao sei se este prog é assim tanto de fiar.....
 
vai ao site da Maxtor confirmar a garantia através do serial do disco. Normalmente os discos têm sempre uns mesitos a mais de garantia do fabricante e no caso da Maxtor até podes pedir pra enviar o disco de substituição antes de remeteres o teu para RMA, pagando uma caução, o que te permite fazer o backup já para o novo disco em vez de comprar um ou perder tudo.
 
se queres saber se o teu disco esta realmente avariado faz os testes da marca (powermax), até porque se quiseres remeter o disco para rma precisas do codigo de erro que o programa te dá!!
 
Back
Topo