1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Dissipadores nas Mems HELP

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Fric, 7 de Dezembro de 2002. (Respostas: 11; Visualizações: 1049)

1. Fric

Fric Power Member

Epa, aconteceu-me uma das piores coisas que pode acontercer a um inesperiente overclocker...
    Estava eu todo contente por ter comprado uns quantos dissipadores para as mems da placa grafica e ainda uma cola especial, uma tal de ArticSilver Adhesive, composta por 2 bisnagas. Estava ansioso por montar e fazer um grande boost a grafica...
    La pus um pouco de cada uma das bisnagas em cima das mems e pus os dissipadores passado um pouco. Algum tempo depois, quando aquilo ja tava quase seco monto a placa grafica no pc e ligo-o.
    Entao n e que para meu espanto n se via nada de jeito no monitor? Um aperto enorme entrou-me pelo peito ao ver aquilo, estava mm mal, primeiro fiquei Encarnado, depois Roxo, passei ainda pelo azul e terminei no verde (SCP RULES). Desliguei imediatamente o pc e retirei a placa para fora.
    Apos uma analise mais cuidada do trabalho que tinha feito cheguei a conclusao que por azar (ou mais por desatensao e falta de experiencia) vejo que em quase todas as mems se tinha espalhado um pouco de cola. Fiquei fulo comigo mm! Tentei limpar aquilo com alcool e um cotonete mas os chips sao mm mt pequenos e n consegui...
    Queria saber se é possivel tirar a massa uma vez que ela e condutora e curtucircuita os pinos das mems.
    Gostava que me dessem sugestoes, tipo produtos com grande capacidade de dissolverem ou maneiras de retirar.
    Estou mm deseperado pq a placa custou-me 83 CONTOS!!! e n dava jeito nehum manda-los assim a rua de uma maneira tao estupida.
    Agradeco que ponham toda a vossa mestria a solucionar este problema e desde ja vos fico muito gratos por qualquer tipo de ajuda que me possam dar.
    Muito obrigado e espero ansiosamente por solucoes...

2. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

A soluçaõ pro teu caso talvez seja um spray que se compra em casas de electrónica! Lubri-limp / 0
    Pelo menos acho preferivel a usar acetona pura, pois a acetona corroi o pcb a esse nivel!

3. Fric

Fric Power Member

Parece-me ja ter limpo os contactos todos so que quando ponho a placa no pc e o ligo ainda n consigo ver imagem decente... Conseguese ver os padroes das cores e certas letras so que n e possivel identificar o que ta no ecran, tipo quando ligo o pc, aparece uma cena amarela e verde no topo direito, e o simbolo da energy star ve-se tb umas quantas letras mas n da para identificar nada...
    Sera que quando eu liguei a placa pifei algumas das memorias por ainda haver restos de prata a ligar alguns pinos das mems? Isso estraga definitivamente as mems? Ha arranjo possivel?

Devo ir comprar para o desenrrasque uma raedon 9000. O k acham?

Mt Obrigado

4. Fric

Fric Power Member

Aqui vao algumas imagens do que consigo ver no ecran :(

Última edição: 10 de Julho de 2007
  5. Fric

Fric Power Member

Ai que desgosto! :005:

Imegem do boot

6. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Ui.......... ram á vida pá! Se limpaste toda a pasta e vereficaste que nada lá ficou isso só quer dizer uma coisa, ou melhor, só quer uma coisa.... RMA pra cima!
    Comprar outra deveria ser a ultima opção, pois, se a placa estiver na garantia, mais vale manda-la pra rma e comprar um baratucha numa loja de artigos em 2ª mão, algo tipo pci com 2 mb que sirva só pro desenrascanço!

7. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Fric, isto não é 1a crítica, pelo contrário, é 1 alerta!

Eu também não percebo grandes coisa de OC e tenho bons componentes para o fazer! Mas como que não sabe deve ficar quieto senão arrisca-se a f*der tudo, eu limito-me a ficar quieto!
    Sei que o bichinho anda cá dentro, mas nesse caso, devias ter ponderado 1 pouco melhor, visto que a tua gráfica custou o que custou! Tenta para a próxima, antes de fazeres pensares se no caso de algo correr mal se tens forma de te safar! :rolleyes:

8. Crusher

Crusher Power Member

Xi que grande azar... :(

Eu pessoalmente quando é para botar dissipadores em chips de RAM ou outros mais sensiveis utilizo Artic Alumina com uns pingos de super cola 3 nos cantos. Fica 5 estrelas.

É arriscado utilizar AS3 ou coisa parecida na RAM.

Segue o conselho do Neotopower... se bem que o tempo de RMA depende do fornecedor, da loja, whatever...

Já agora que placa é? Uma Ti4600? ATI9700?

9. Fric

Fric Power Member

Infelizmente ja n ha garantia para ninguem... A placa ja foi comprada a 2 anos...
    É uma Gforce2 GTS da Creative (na altura o topo do topo de gama :) ) dava em oc uns valores brutais!!! Tava mm mt bem concebida so que eu queria ainda mais mas pelos vistos ganhei foi ter que comprar uma nova e menos $ no bolso.
    Eu n preciso de uma placa grafica mt boa, so jogo urban terror e com esta jogava a 150 fps constantes (em linux claro, pq em windows n passava dos 90 apesar do refresh do monitor ser de 85Hz logo qq coisa acima de 85 fps n se nota diferença) o que era suficiente para mim.
    Em oc chegava a ter velocidades semelhantes a Gf4 mx 440. É pena ter deitado uma peça tao jeitosa a rua :(
    Merece um digno funeral e que seja mostrada ao mundo pois significou mt para mim, mas principalmente para os meus pais pq a pagaram. Aqui vao umas imagens do que resta dela...

10. Fric

Fric Power Member

:(

11. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Tem 1 cooler espectacular!
    Pena ter acontecido o que aconteceu, realmente essa gráfica era 1 mimo :005:

12. Fric

Fric Power Member

:'(

Espero que este post sirva para alertar pessoas inesperientes como eu.
    Certos curiosos e adeptos sem conhecimento previo do grau de complexidade a que pode chegar um oc.
    Há que reflectir e projectar bem as coisas antes de as conceber e nunca faze-las em cima do joelho e á pressa pq a pressa é inimiga do sucesso na maioria dos casos.
    Muito obrigado e se quiserem ainda dizer alguma coisa, estejam a vontade...

Ps: Acho que é importante, mais uma vez, salientar o facto de OverClock n ser uma coisa simples

Partilhar esta Página