DIssipas total copper

METHATRON

Power Member
Boas!
Tive praki uma ideia maluca e tal...keria pegar em barritas de cobre, derrete-las, fazer um molde e criar um dissipador totalmente em cobre Home-made!
Ag...problemas:
Como derreter o cobre.
Em k material fazer a forma

alguem tem ideias?! ( sim, a parte do "a e tal, ***** 15€ compram umaporra dessas!" é aliciante, mas keria mm ser eu a fazer uma coisa dessas! )

desde ja agradeço.

:D
 
Sim é relativamente fácil de fazer, sim é mais barato/practico comprar um já feito...

Tens de ter atenção aos mecanismos de retenção, pq meter uma barra de cobre agarrada com cordel a uma board normalmente dá maus resultados... A forma, inspira-te praí, mas não te esqueças k convem levar uma fan...

Não faço ideia onde possas derreter isso ou fazer esses tipos de trabalho...
 
Bem derreter o cobre é o pior porque precisas de aquecer o gajo a 1100ºC aprox. e num ambiente sem muito oxigenio, senao ele oxida e fica bué quebradiço

mas se conseguires arranjas depois um pedaço de barro/argila e fazes o molde


Cumprimentos
 
Na minha opinião esta ideia é descabida...

Primeiro, não estou a ver os coolers que temos serem feitos desta forma :P

O cobre é um metal dificil de trabalhar, daí que sejam mais caros que os de alumínio...

Basta ver que a esmagadora maioria dos coolers em cobre são 'fins' soldados a outros e a uma base/heatpipes, como se fosse lego:P

Os coolers de alumínio a maioria são blocos maciços e depois são maquinados... Outros são soldados, como o caso do XP 90 e 120

Logo a construção de um bloco em cobre o melhor era mesmo fazer as peças e soldar :P
 
Eu tava a pensar que o methatron queria tentar fazer uns ramsinks a partir de restos de cobre, foi essa a impressão com que fiquei...

Era derreter e meter num molde de barro em forma de paralelipípedo, adesivo térmico e prontos tava feito


Cumprimentos
 
depois inda pensei am algo do estilo...em vez de fazer o molde do dissipador inteiro ( ja k a parte dos sinks seriam dificis de fazer...), faria o molde da parte de baixo, a parte maciça, e os fins arranjariaumas ripinhas de cobre fininhas e arranjaria maneira de as colar ou soldar à base, agora..colar ou soldar como?
 
Melhor solução se te queres memo aventurar por esse caminho é relativamente mais simples e menos complexa do que aquela a que te propões.
Passo a enumerar:
1º compras chapa de cobre 0,5 mm ou 0,75 mm
2º cortas as laminas incluindo uma parte pra base
3º cortas o mesmo numero de tiras mais finas pra fazer de espaçadores na base entre as laminas
4º pegas em vários alicates de grifes e apertas tudo junto na base com a mais força que puderes
5º Arranjas quem saiba soldar TIG e tenha uma maquina TIG ( com AC se ñ estou em erro e isto é dificil pois é quase tudo DC... tenta uma boa serrelharia de alumineo)
6º soldas a base
7º reteficas a base num torneiro
8º Ñ sintas pena dos 100€ ou mais que gastaste com a brincadeira ;)

Resumindo e concluindo..... esquece, passa antes numa loja e compra 1 já feito ;)
 
Back
Topo