Distância de nossa casa até à central?

Squillace

Power Member
Boas!

Gostaria de saber se há alguma possibilidade técnica (leia-se: algum dado no site do ISP, ou coisa parecida) que nos indique a que distância nos encontramos da central, no caso de uma ligação ADSL. No que me diz respeito, moro a cerca de 10Km do centro de Viseu, e não faço a mínima ideia a que central estou ligado... No entanto gostaria de saber. Há maneira (sem ser telefonar para eles claro)?

Os edificios que fazem de central dos ISPs têm alguma coisa a identificá-los?


O meu ISP é o Sapo.


Thanks!
 
Onde eu morava ( Carnaxide ) sabia onde era a central da Novis e da PT.

A da Novis não davas por ela (é ou era ao pé da SIC), já a da PT era ao lado de um Pingo Doce e aí realmente via-se lá o simbolo da PT.

Não me parece que seja fácil identificar assim.

Sem telefonar não conheço nenhuma maneira.
 
A unica que lá apareçe na zona geográfica de viseu é esta:

Lg. General
Humberto Delgado
s/n Edifício PT/CTT

Agora vês onde fica isso e calculas +/-...claro que tens que ter em conta que o cabo não vem em linha recta da central até tua casa, mas assim já ficas com uma ideia.
 
Obrigado Vorador. Isso é mesmo no centro de Viseu (é o edifício principal da PT na cidade). E là está... fica a mais ou menos 10Km de minha casa. Eu penso que não tenho uma ligação muito má, mas teria que experimentar là ao lado para ficar com uma opinião objectiva...
 
Fiz agora o teste de cobertura no site da ONI e o resultado foi o seguinte:

Número 232xxxxxx
Central CAVERNÃES/SANGUINEDO
Zona Oni Não
Parabéns! O seu número de telefone permite-lhe beneficiar de imediato de todas as vantagens do OniDuo, apesar de não se encontrar numa Zona Oni. Adira Já!)

Não sabia que havia central nesse local. Tenho que me informar melhor...
 
Deve ser essa a tua central... é que a 10 quilómetros de uma central é virtualmente impossível teres adsl.
O máximo de distância que se pode ter adsl é +/- a 5 kms de uma central.
 
Onde eu morava ( Carnaxide ) sabia onde era a central da Novis e da PT.

A da Novis não davas por ela (é ou era ao pé da SIC), já a da PT era ao lado de um Pingo Doce e aí realmente via-se lá o simbolo da PT.
.


As centrais da Novis são dentro dos edificios da PT.
A Novis nao tem Edificios com centrais telefonicas (nem a Novis nem outro operador). Dentro das centrais existem salas com equipamento de outros operadores (ISPs).
Os edificios sao sempre da PT.
:)
 
Rally: sim acredito que seja. No entanto gostaria de saber onde é que ela se encontra, para saber a quantos kilómetros estou dela. É que Cavernães e Sanguinedo não são localidades vizinhas, por isso esses dados são pouco esclarecedores... :(

Slink: Sim, o meu ISP é o Sapo (disse-o logo no início :D). O que é que queres dizer com "central remota"?
 
Como tu dizes que está muito longe do centro da cidade (10km), onde provavelmente fica a central da PT, nunca poderias ter ADSL se estivesses ligado a essa central. Por isso entre a central principal e a tua casa deve existir uma central remota, onde tu podes estar ligado. (As centrais remotas penso que não apareçam no documento das centrais)

A não ser que tu estejas ligado a outra central que desconheças.
 
7 Km é o maximo para teres adsl a 512 Kbits.

ADSL a 7km? hahaha:-D

Quanto ao topic. Bem, as centrais da PT só têm equipamentos para ADSL da PT (excepto zonas com desagregação possível). Os equipamentos de cada ISP estão nas duas zonas de agregação de IP que existem em Portugal. Outros equipamentos que tens numa central da PT são da vodafone, tmn e optimus. Tudo por causa dos telemóveis.
Podes calcular mais ou menos a tua distância à central simplesmente medindo os valores de atenuação da linha, mas nunca será muito certo porque a atenuação tem outros factores além da distancia. O melhor que tens a fazer é mesmo descobrires a central, calculares a distância em linha recta e acrescentares entre 250 a 500 metros para a diferença de distância a nível de cabos. Tenta seguir os cabos das linhas principais que chegam à caixa de derivação onde a tua linha está ligada. Parece estúpido mas pode ser que consigas.:)
 
Back
Topo