1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

distribuição complementar | as minhas dúvidas em linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por neutral, 6 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 52; Visualizações: 2923)

1. neutral

neutral Power Member

eu tenho usado o ubuntu e gosto. não pretendo mudar mas gostava de experimentar outras distribuições. uso ubuntu há dois meses portanto não sou muito experiente mas já começo a perceber e gostava de aprender. qual aconselham? arch (pela rapidez), slackware, debian ou outro?

Última edição: 9 de Fevereiro de 2008
  2. slack_guy

slack_guy Power Member

Arch pela rapidez em quê?

Eu sugiro Slackware. Há-de vir alguém sugerir Debian, depois virá alguém dizer-te que PCLinuxOS é que é.... e no fim do dia estás na mesma. Portanto, escolhe a que quiseres. Olha, experimenta todas! :-)

3. neutral

neutral Power Member

eu tenho ouvido dizer que o arch é rápido (noob) não sei em quê :P .

obrigado

já agora slackware tem 4 cd's certo? qual devo usar mesmo?

edit: não há problemas com triple boot (windows xp, ubuntu, e outra distribuição) ?

4. firedrops

firedrops Power Member

depende muito:

a) queres manter-te fiel em base ao ubuntu a escolha natural seria Debian

b) na mesma linha de ubuntu em termos de facilidade (ou até mais), mas sendo RPM based (ao invés de .deb) tens openSUSE, uma distro muito sólida, profissional e polida; igualmente nesta linha de raciocínio tens PCLinuxOS

c) se queres testar mundos à parte vá, tens Gentoo, Slackware e até mesmo Arch; destes, se tiveres muita paciência para ler, tiveres jeito para Linux e assim, gentoo deve ser divertido :D

5. neutral

neutral Power Member

mas alguém consegue explicar quais as diferenças entre distribuições? eu sei que há. mas como iniciado não percebo quais. principalmente porque trabalho em ambiente gráfico e as diferenças que noto são nos window managers

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Slackware segue um paradigma diferente. É uma óptima distro, mas não gosto da filosofia do Patrick e por isso já há algum tempo que não a uso. De qualquer maneira, continua a ser uma das principais distros de linux e sem dúvida uma fonte de aprendizagem.

Debian é o passo natural. Mais limpa que o ubuntu (e para mim melhor), até podes partir de uma base de quereres pacotes bleeding-edge, uma versão mais estável ou a super-estável (com o contra de ter pacotes mais desactualizados, porque priveligia a segurança e a estabilidade do sistema).

Gentoo para mim só compensa a curva de aprendizagem (e depois a sua utilização) se realmente quiseres e tiveres paciência para optimizar tudo para o teu hardware. Caso contrário mais vale usar uma das outras distros. É uma grande distro, mas também segue uma filosofia diferente. O emerge é diferente (e bem diferente) do apt e como tal tens de te habituar a algumas coisas. É demaisado fácil lixar o sistema todo, pelo que tens de estar atento ao que fazes.

OpenSUSE, é baseada em rpm. De resto acaba por ser na linha user friendly do Ubuntu.

Para mim estas são as principais distros do mundo Linux e são as que vale a pena experimentar.

Fora disto, para mim só o Arch é que vale a pena experimentar.

EDIT: as principais diferenças estão nos gestores de pacotes e na instalação default. Porque fora isso (aplicações extra, ambientes gráficos, etc) é personalização. Depois essas diferenças trazem por arrasto outras, ficheiros de configuração diferentes, directorias diferentes para algumas coisas, maior ou menor facilidade na personalização de serviços, etc.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2008
  7. LnxSlck

LnxSlck Power Member

So precisas dos 2 primeiros cds, ou podes sacar o dvd se quiseres.

Quanto as diferencas, a maior sera o sistema de pacotes

Ja agora, mais 1 voto para Slack ou se quiseres algo mais "facil" (resolucao de dependencias) Arch

8. Transmontano

Transmontano I folded Myself

:x2:

Quanto ao tópico, é de facto bastante complicado recomendar-te alguma coisa, mas já que estás na linha do Ubuntu, então Debian é o senhor que se segue.

Mas, é como já disseram nos posts acima, se quiseres experimentar uma filosofia diferente de Debian, tens várias distribuições à disposição.

9. luikki

luikki Power Member

já que pretendes - e muito bem - aprender - nada melhor do que usares um sistema operativo que podes "construir" de acordo com as tuas necessidades...
    o pclinuxos minime 2008 é uma boa escolha!

10. neutral

neutral Power Member

estou indeciso. já tentei o arch por ser pequeno. mas tive problemas com o grub. não conseguia iniciar o ubuntu ou windows. e a instalação é muito diferente. tenho instalado agora mas ao iniciar pede um login que não criei. e preciso de configurar o grub para poder iniciar o arch

tenho isto:

Código:
    Device      Boot      Start         End      Blocks   Id  System
    /dev/sda1   *           1         510     4096543+  1b  Hidden W95 FAT32 -----> recovery
    /dev/sda2   *         511        4334    30716280    7  HPFS/NTFS -----------> windows
    /dev/sda3            4335        7699    27029362+   f  W95 Ext'd (LBA)
    /dev/sda4            7700       12161    35841015    c  W95 FAT32 (LBA) -----> documentos
    /dev/sda5            4335        6884    20482843+  83  Linux ----------------> ubuntu
    /dev/sda6            6885        6949      522081   82  Linux swap / Solaris
    /dev/sda7            6950        7699     6024343+  83  Linux -----------------> arch

como configuro isto no grub? tenho o ubuntu, windows e a partição de recuperação a iniciar mas falta o arch.

outra dúvida. ao instalar o arch escolhi o swap igual do ubuntu. não há problema certo?

e por fim falta saber se o arch vem com algum window manager porque ainda só vi linha de comando :P

11. petersaints

petersaints Power Member

O SWAP pode ser o mesmo ;)

O Arch do pouco que conheço tem apenas linha de comandos em default. Para instalar o ambiente gráfico deves ter que instalar alguns pacotes. Mas Googla e/ou espera que algum user de Arch te diga.

12. JKL22

JKL22 Power Member

Não, tens de ser tu a instalar e configurar isso à mão. Vê esta página da Wiki do Arch.

13. addicted

addicted Power Member

Eu até a pouco tempo encontrava-me na tua situação: comecei a usar Ubuntu e depois queria algo mais. Experimentei OpenSuse e passado pouco tempo reinstalei ubuntu. Depois o disco rigido foi à vida e decidi experimentar arch. Com o arch instalei tudo à "pata" e fiquei a perceber melhor o funcionamento de sistemas *nix, no entanto algo não me agradava muito (não sei bem o quê) e acabei por voltar de novo ao Ubuntu (pelo meio disto ainda passei pelo Linux Mint).

No futuro possivelmente experimentarei Debian, mas sinceramente não me vejo a usar nada que não seja Debian-based.

O Arch de inicio tem apenas essa linha de comandos. A partir daí é que tens de instalar o X e depois o desktop-environment que desejas (Gnome, KDE, XFCE, etc). Por fim instalas o GDM por exemplo, que é para fazeres login num ambiente gráfico para arrancar a sessão do desktop-environment. Na altura usei bastante a wiki oficial do arch http://wiki.archlinux.org/index.php/Main_Page

EDIT: O JKL22 foi mais rápido do que eu a fornecer o link

14. neutral

neutral Power Member

experimentei debian mas penso que não acrescenta muito ao ubuntu. penso que seja mais importante para quem se preocupa mais em estabilidade. e os gráficos não estavam a funcionar bem mas também nem instalei os drivers da nvidia. ainda estou a pensar qual testar agora. se calhar pclinuxos ou slackware (a instalação é complicada?)

15. slack_guy

slack_guy Power Member

ah! eu bem te disse que no fim do dia estarias na mesma. Já te deram as sugestões que eu previa. Mantenho a minha sugestão inicial: experimenta todas (enquanto tiveres paciência).
    Se a linha de comandos te assusta, a estabilidade do sistema não é um requisito e procuras bonecada mais ou menos engraçada, vais acabar onde começaste: Ubuntu :-)
    Por outro lado, se pretendes saborear Linux vais ter de te dedicar à shell - é aí que está o segredo. Se assim for, Slackware ou Debian a toda a força, e cá estaremos para o que der e vier.

16. neutral

neutral Power Member

parece que sim :) . eu gosto de um desktop bonito. mas também é por isso que não quero sair do ubuntu. procuro outra distribuição por curiosidade e mais dirigida a trabalho (programação por exemplo ou outros) . e até numa distribuição rápida se pode ter um dektop bonito até a usar um fluxbox (mais minimalista).

Última edição: 7 de Fevereiro de 2008
  17. gansolfm

gansolfm Power Member

Aproveitando o tópico para esclarecer uma dúvida: e a partição /Home também pode ser a mesma?

18. petersaints

petersaints Power Member

Não convém penso eu de que... porque na /home também estão ficheiros de configuração escondidos (em GNOME faz CTRL + H para os ver) e pode haver conflito entre as várias distros.

19. xtr3me

xtr3me Power Member

O Debian acrescenta muito ao ubuntu. Menos lixo, menos serviços a funcionarem sem necessidade, mais rapidez.

O custo disso é ser menos user-friendly.

20. neutral

neutral Power Member

eu sei. eu disse que não acrescenta a um utilizador iniciado como eu. se não nem sequer era utilizado pelo ubuntu :P

Partilhar esta Página