distribuição complementar | as minhas dúvidas em linux

Eu não achei Arch assim tão difícil, só tive dificuldades com o wireless, porque se fosse por cabo ethernet era praticamente só mandar meia dúzia de pacman's que estaria tudo a funcionar correctamente.


Pensei que desse muito mais trabalho. :p
 
Última edição:
Arch não é na realidade uma má distribuição, só é pena que muita gente a teime em confundir com outras! Se tens paciência vai para Arch que ficas muito bem servido, se tens ainda mais paciência vai para gentoo, com este ultimo aprendes tanto como com os outros, tens é uma das mais activas comunidades do mundo Linux...
 
O Arch não é uma má distribuição, de facto. Tem é uma comunidade demasiado pequena para as exigências de suporte que tem. Por exemplo, o Debian, neste momento tem uma comunidade de suporte (e friso bem o "suporte" porque não falo da quantidade de utilizadores) muito pequena, no entanto, também não exige muito suporte porque está muito estável e praticamente tudo pode ser resolvido por howto's.

O Gentoo, além de ser muito bem documentado (só na documentação oficial tens material suficiente para despensar sites genéricos :)), tem como disse o c3l5o uma comunidade extremamente activa e prestável (coisa que eu noto em falta no Arch), que só é superada pela do Ubuntu.

Já agora, para evitar confusão; embora o Debian não seja uma distro idealmente orientada para utilizadores inexperientes, de todo, não se pode misturar com Gentoo, Slackware ou Arch. Isto porque estas três, em particular dão muita escolha. O Debian, ainda que - obviamente - melhor nesse aspecto que as distribuições noob oriented não chega às referidas anteriormente (leia-se que por escolha não me refiro só aos pacotes instalados, mas sim também à configuração textual de funções/ferramentas básicas de sistema).

Se queres uma distro "acima" de Ubuntu em que mal dás pela diferença e não estás preso a "coisas pré-feitas", vai para Debian. Se queres aprender e usar algo que te dê liberdade vai para Gentoo (se queres compilação), Arch (se queres algo avançado mas só queres binários) ou Slackware [embora tenha um installer relativamente simpático, é uma distro muito madura e old-shool em que tens um papel muito activo no sistema e não está desenvolvida para gestão de repositórios com dependências, etc, coisa que todas (inclusive Arch e Gentoo) têm]

Em resumo, é muito difícil dizer qual é a melhor distro para um fim, ainda que relativamente concreto. Como viste tens várias saídas possíveis (não referi algo relativamenete ao nível de Ubuntu em termos de "complicações" mas diferente, como pode ser OpenSUSE, PCLinuxOS, Mandriva ou outros), e só lá vais por experimentação. Se não tens tempo (poucos de nós - refiro-me aos users de Linux - temos muito tempo livre, uns têm mais outros menos) demoras mais a experimentar, mas ninguém que perceba de Linux e te esteja aqui a aconselhar fala sem ter tido o trabalhinho (alguns fazê-mo-lo com muito gosto) de ler manuais, ter dores de cabeça, mas assim aprende-se workarrounds que depois se tornam de uso genérico, aprendem-se comandos, conhecem-se novas aplicações, participa-se em comunidades... Enfim, coisas que só quem usa opensource percebe :D

Cumprimentos,
neonl
 
primeiro de tudo obrigado a todos

acabei agora mesmo de instalar o slackware (umas três vezes seguidas mas consegui :P). posso dizer que a instalação é fácil apesar de quando fazes uma coisa não podes voltar atrás. depois assustei-me quando o login foi em linha de comandos. rsolvi com init 4 e entrei no kde. sinceramente não gosto muito do kde. não sei porquê mas o aspecto não me agrada muito apesar de ter reparado que tem muitas mais funcionalidades que o gnome. além disso tive um problema. tanto no debian como o slackware não tinham a resolução máxima correcta. e no slackware não consegui aceder á internet.

basicamente foi isto que me aconteceu. acho que por agora vou continuar no ubuntu a testar outras distribuições.

agora o que pretendia era personalizar o ubuntu de forma a que este corra mais rápido. para isso peço a vossa ajuda.

apesar de gostar de um desktop bonito gosto de desktop minimalista. ou seja consigo combinar as duas coisas. mas ainda não sei como. uso gnome em 7.10 com um asus f3jc, 1 gb ram, 1.66gh (dual core) , nvidia go7300 512 ram). alguma sugestão?
 
bem o minimalismo pode ser visto em relação ao sistema em si (variando de distro para distro; quanto mais complicada for a distro no sentido em que a podes configurar, mais minimalista e optimizada ela pode ser) ou em relação ao desktop environment (kde, gnome, openbox, fluxbox, etc etc etc).

como te dás bem com o ubuntu, não era conveniente mudares de distro. no sentido do minimalismo podes então mudar de Desktop Environment

podes então optar por exemplo pelo xubuntu, uma fork de Ubuntu em XFCE, muito leve e minimalista (http://www.xubuntu.org). tanto podes sacar um iso e fazer a instalação da praxe ou então basta acederes ao terminal:

Código:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
e terás um ambiente XFCE funcional. fazes logout, mudas o tipo de sessão e pronto.

tens ainda outros desktops environments ainda mais minimalistas, principalmente aqueles cujo nome acaba em -box (fluxbox, openbox que está descrito noutra thread). se googlares facilmente descobres como os instalares, o que acaba por não fugir dum sudo apt-get install ....

tens ainda o e17 que há quem goste, também descrito aqui na TZ
 
eu já conheço tudo o que me indicaste mas obrigado na mesma ;) . aproveitei e tirei tudo o que não precisava. penso que agora fica mais rápido. mas ainda há uma coisa chata em linux. ainda não encontrei um media player que me satisfaça. de resto estou a gostar.

já agora tenho openbox, fluxbox, e17, blackbox, xfce e gnome instalado :P
 
Já agora, que método usaste para instalar o E17?

instalei pelos repositórios e também instalei o gOS

não quero que te falte nada -> http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Linux_media_players

as minhas escolhas pessoais:
-> amarok
-> beep media player
-> exaile
-> banshee
-> rythmbox
-> quod libet
-> sonata
-> songbird

Gosto muito do Songbird, embora seja muito pesado; amarok costuma ser a minha escolha :)

experimentei tudo menos o sonata. costumo usar exaile ou rythmbox e beep media player. ;)
 
Que repositórios? Os do cafelinux.org?

sim :)

edit:

alterei o título do post porque isto desviou-se um bocado do tópico assim aproveito e tiro todas as dúvidas aqui.

primeira dúvida: existe alguma maneira de acelerar o boot?

edit2:

existe alguma maneira de sincronizar três sitios (uma pasta no computador, uma pasta na pen e um email) com os mesmos ficheiros?
 
Última edição:
andei a ver aqui mais umas distribuições depois de instalar debian outra vez e encontrei uma zenwalk e outra mepis. alguem experimentou? pelo que dizem são rápidas e zenwalk tens uns screenshots engraçados

e alguem me pode dizer o que é o initng?
 
Última edição:
andei a ver aqui mais umas distribuições depois de instalar debian outra vez e encontrei uma zenwalk e outra mepis. alguem experimentou? pelo que dizem são rápidas e zenwalk tens uns screenshots engraçados

e alguem me pode dizer o que é o initng?

Mepis (neste caso, SimplyMEPIS) é baseado em Debian, mas vêm com umas coisas a mais incluidas. Zenwalk, devido ao facto de ser baseado em Slackware e de usar por defeito XFCE, é mais rápido, sim :)

Quanto ao initng, Google Knows All :)
 
o problema é que como ainda não tenho muitos conhecimentos se tiver algum problema posso não saber resolver. queria testar mas tenho medo de depois não conseguir fazer boot.

edit: já agora tenho um problema no pidgin. crasha quando aparece a lista de contactos. o que devo fazer? (uso msn e irc) aconteceu depois de ontem me ter ligado ao servidor da ptnet para entrar no canal da techzone e depois de ter instalado o purple plugin pack (o problema apareceu depois de iniciar o computador)

edit2: já resolvi o problema do pidgin (plugin irchelper do purple-plugin-pack)
 
Última edição:
acho que já defini o que quero na nova distribuição. pretendo uma distribuição rápida, de preferência optimizada para dual core, com interface gráfica (xfce ou *box), com gestor de pacotes, que reconheça o hardware sem muitas dificuldades e relativamente fácil de instalar. alguém me pode aconselhar alguma distribuição, excepto debian, arch, slackware e ubuntu que já experimentei?

não editei o post anterior porque é completamente diferente o tema
 
Back
Topo