distribuição complementar | as minhas dúvidas em linux

se calhar estou a repetir-me: pclinuxos 2007 (com as actualizações todas em dia podes considerá-lo 2008)...
ou alternativamente o mesmo mas em versão minimalista: o pclinuxos minime 2008... que podes "construir" à tua medida....
 
obrigado pela sugestão. experimentei mesmo. mas como já disse não sei porque não do kde. decidi voltar ao ubuntu. ou melhor agora utilizo linux mint. mas tenho um dúvida. eu utilizei / como reiserfs e /home como ext3. fiz isto porque tinha lido que o reiser é mais rápido que os outros sistemas de ficheiros. é verdade? quais são as diferenças?
 
obrigado ;) . segundo o primeiro link o xfs será o melhor para um servidor "caseiro" mas será para um desktop? eu gostava de ter um sistema de ficheiros rápido mas que não me desse erros constantemente. tenho agora o reiserfs e tenho um problema no linux mint (file system check failed) e ainda não consegui corrigir.
 
outra dúvida ou curiosidade que não tem nada a ver com a anterior. é possível alterar a resolução de boot? eu tenho um monitor widescreen 1280 por 800 (portátil) e a imagem fica distorcida. existe maneira de alterar? obrigado
 
obrigado ;) . segundo o primeiro link o xfs será o melhor para um servidor "caseiro" mas será para um desktop? eu gostava de ter um sistema de ficheiros rápido mas que não me desse erros constantemente. tenho agora o reiserfs e tenho um problema no linux mint (file system check failed) e ainda não consegui corrigir.

bem estive agora no forum ubuntuforums e tem este topico que diz que o xfs é mais rapido que os outros, mas também fala em problemas a nivel de energia e recuperação de ficheiros. alguem me pode explicar? já agora as outras questões continuam em aberto ;)
 
Achei o Sabayon interessante ( diga-se "o ubuntu do gentoo" ) e já ouvi falar bem do Arch, mas quase que se torna uma questão de gostos
 
O sabayon é aquilo que tu quiseres que seja.. É KDE se quiseres kde, é KDE4 se quiseres KDE4, é Gnome se quiseres gnome! No fundo é igual aos outros todos... (Ou parecido vá)
 
estive agora a pensar. eu realmente nao preciso metade das coisas que tenho instaladas. pensei que podia 'construir' uma distribuição ao meu gosto. pacotes / repositorios de debian / ubuntu. optimização de arch. openbox. é possivel para alguem na minha situação? ajudem por favor e obrigado
 
Acho que estás a começar a andar em circulos... Criar uma distro? Para quê, se tens montes de distros aos pontapés? Se te descuidas nem te podes encostar a nada que elas começam a cair das arvores de tantas que são... :P

Na minha opinião para o que queres existem duas distros, vá três mas acho que só duas te podem interessar... Debian ou Arch mesmo... (A terceira era gentoo, mas se estás com medo de arch... :P)

Na minha opinião serias muito mais productivo (e aprendias muito mais) se escolheres uma distro e te agarres a ela com unhas e dentes...
 
estive agora a pensar. eu realmente nao preciso metade das coisas que tenho instaladas. pensei que podia 'construir' uma distribuição ao meu gosto. pacotes / repositorios de debian / ubuntu. optimização de arch. openbox. é possivel para alguem na minha situação? ajudem por favor e obrigado

O que recomendo para este caso é Debian, Lenny ou Sid, sacas o netinstall, instalas apenas o sistema base, ou seja o minimo e depois instalas o resto à medida das tuas necessidades. Para mim é mesmo a melhor opção. Claro que o arch e o gentoo te permitem uma maior optimização, mas tendo em conta a máquina que tens não me parece que sintas uma diferença significativa, se é que sentirás alguma diferença. Eu uso o Debian Lenny no meu sistema principal com openbox e aquilo voa, depois tenho o sguinte software base, pcmanfm, como filemanager, o mpd + frontend sonata ou MOC, para música + epiphany (browser) + vlc para video + xterm (terminal) + abiword e gnumeric (office) obviamente que possivelmente poderás ter melhores opções, tudo dependerá do uso que quiseres dar ao sistema.

Claro que todas as outras opções que te deram são validas :D
 
Já agora porque não Fedora 8 por exemplo, aqui no trabalho o servidor usa-o, também dá para casa e acho muito bom, mas lá está vai muito da opinião de cada um, com tanta distro por aí nem se sabe para onde nos viramos, é muito.
Opensuse tenho em casa, mas esta-me a dar problemas, utiliza o Yast que é uma ferramente potentissima a meu ver, mas lá está falta aquela coisa de dificuldade num linux.
Gentoo, excelente sistema, mais avançado mas aprende-se muito com ele.
E prontos escolhe, experimenta, não tenhas medo de as experimentar é assim que se aprende.
 
Back
Topo