Dúvidas Distribuição do sinal de internet por uma casa com várias pessoas

Bom dia,

Eu vivo num apartamento com 5 a 6 pessoas com internet NOS, o sinal do router é óptimo, mas espalha muito mal pelo o apartamento com áreas sem cobertuda. Eu estou a falar com os senhorios para ver a melhor solução, mas à partida deverá ser necessário dois repetidores.

As minhas dúvidas, já que não percebo muito do assunto:

- A melhor solução é colocar os repetidores com cabo ethernet, certo? Bem melhor e mais estável que wifi?
- Há alguma forma de uma melhor gestão dinâmica no router entre aparelhos? Como somos alguns no apartamento, se alguém tiver a fazer skype (por ex) o sinal piora (normal). Mas há uma boa optimização em que se outra pessoa quiser ver um video ao mesmo tempo ele divida o sinal de forma automática? Não me parece que esta gestão seja eficiente por defeito.
- Muitos repetidores dá asneira na gestão do sinal?

Pergunta final: em Lisboa, há boas empresas entre qualidade preço que façam a instalação de tudo (incluindo meter cabos entre divisões)?

Muito obrigado
 
Não.
Assim muito rapido um roter faz a divisão de sinal da internet para que varios equipamentos possam aceder criando todos os canais necessarios, um AP tem como função apenas destribuir sinal.
Existem routers que dá para configurar como AP e ai funciona.
Porque só podes ter um equipamento a controlar a tua rede ou vais ter falhas e dores cabeça.
se puderem investir, ve as soluções da ubiquiti, até porque para estarem varios ao mesmo tempo ligados não há muitas soluções para ter boa velocidade
 
Um unico AP Unifi pode não ser a melhor solução. Basta um cliente estar com mau sinal, que arrasta quase tudo atrás. Eu sei que a Ubiquiti tem o airtime fairness, mas....

Na minha opinião, colocar ap's (se forem ubiquiti, tanto melhor) estrategicamente distribuidos, ligados por cabo. Com os canais bem alocados e potencia devidamente capada, poderá ser a melhor opção.
 
Back
Topo