1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distribuição leve para portátil fraco

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luismns, 1 de Novembro de 2018. (Respostas: 29; Visualizações: 1414)

1. luismns

luismns Power Member

Tenho um Toshiba Satellite C50D-A-10M com Windows 10, mas aquilo arrasta-se muito, então lembrei-me de entrar no mundo Linux.
    Já andei a ler alguns artigos e fazer umas pesquisas e estou na dúvida entre as seguintes distribuições:
    • Peppermint
    • Lubuntu
    • Ubuntu MATE
    • Xubuntu
    O PC em questão tem:
    • Processador AMD Dual-Core E1-1200 APU
    • Gráfica AMD Radeon™ HD 7310
    • Memória RAM 4GB DDR3 1066MHz

2. slblxs

slblxs Power Member

Qualquer uma dessas dá, mas aconselho o LinuxMint Mate ou Xfce. É Ubuntu, mas tem a particularidade de já ter os bugs corrigidos.
    LinuxMint Mate http://ftp.rnl.tecnico.ulisboa.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-mate-64bit-v2.iso
    LinuxMint Xfce http://ftp.rnl.tecnico.ulisboa.pt/pub/linuxmint/stable/19/linuxmint-19-xfce-64bit-v2.iso

Dúvidas, estarei por aqui.

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Heya, tou a trabalhar num similar c850
    Com Windows 10 32bits é lentito, estou a testar Elementary OS, CentOS7 (mas xfce), Mint LMDE XFCE e vou ver outras :)
    Não queria nada muito "leve" com DE muito básicos pois não é para mim

4. jfmc00hot

jfmc00hot Power Member

O facto do windows 10 estar lentinho pode ser graças ao bug do disco a 100% ve la se nao é isso.

5. luismns

luismns Power Member

Que bug é esse que referes?

6. jfmc00hot

jfmc00hot Power Member

Se nao me engano tem a ver com o antimalware do windows defender que afecta o disco (normalmente em hdd) e que poe a utilizacao do disco a 100%, verifica no gestor de tarefas. Caso seja isso basta desactivar alguns servicos como windows search e prefetch, mas comigo resulta melhor desativando o windows defender. Pesquisa no google como resolver. Com ssd isso nao me acontece.

7. jfmc00hot

jfmc00hot Power Member

É isso?

8. Idiroft

Idiroft I'm cool cuz I Fold

KDE Plasma é surpreendente leve e deve ser o DE mais avançado em termos de features e personalização.

Tenho um ASUS K52JU (i3-370M, 4GB ram) que se arrasta com Win7 e Ubuntu (GNOME3), mas com Kubuntu 18.04 (minimal install) ganhou uma nova vida.

9. Minguno

Minguno Power Member

Se não quiseres usar gestor janelas - openbox ou outros o mehor é ires para um LXDE , Lubuntu ou outro LXDE.

10. leader_02

leader_02 Power Member

qualquer coisa dá, seja linux, bsd ou até openindiana (opensolaris).

11. RiZoto

RiZoto Power Member

Voto também em kde...tenho andado em testes e é surpreendentemente leve e avançado!

12. luismns

luismns Power Member

Acabei por instalar LinuxMint Mate, mas mesmo assim o PC demora a arrancar e a executar tarefas. Será o HDD danificado?

13. RiZoto

RiZoto Power Member

Troca isso por um SSD e vais ver que melhora bastante...linux é leve mas não faz milagres.

Aconselho-te a testares também xfce e kde porque mate ou cinnamon com esse AMD pode ser pesado/incompativel por causa das drivers.

14. DannyLumix

DannyLumix Power Member

Também queria entrar no mundo Linux e queria uma distro para um portátil com estas specs: CPU: Celeron @1.80ghz, 4GB Ram e 500Gb de Disco. Alguma dessas indica em cima será boa para isso?

15. leader_02

leader_02 Power Member

esse celeron é um 480? se for, então dará qualquer distro disponível visto o processador ser 64-bits.

16. DannyLumix

DannyLumix Power Member

É um 1037U, e tenho o W10 de 64bits instalado por isso assumo que seja 64bits.

17. leader_02

leader_02 Power Member

é um ivy bridge (3ª geração), portanto dá qualquer coisa - até o solus!!

18. luismns

luismns Power Member

Tenho de testar outras distribuições, caso não melhore, compro outro PC.

19. slblxs

slblxs Power Member

20. DannyLumix

DannyLumix Power Member

Obrigado, vou dar um olhinho. Entretanto ontem instalei esta - (https://www.bunsenlabs.org/index.html ) e o PC parece outro, mexe-se muito bem. Não sei se é uma distro boa, foi mesmo para experimentar e gostei bastante.

Partilhar esta Página