Distribuição mais simples para partilhar acesso Zapp

Anthrax_OC

1st Folding then Sex
Vou mudar de casa daqui a uns tempos e já ando a pensar na ligação à internet que irei ter na nova casa. Como está em zona Clix vou tentar aderir ao Clix, mas como o processo de adesão é tudo menos rápido tou a pensar em aderir ao serviço Zapp enquanto não tiver o Clix activado.

O único problema é que o modem só tem ligação USB, pelo que usar um comum router ethernet (como tenho actualmente com a Netrabo) está fora de questão. Tentei procurar pela net se existiriam routers que permitissem ligar um modem com interface USB mas não tive grande sucesso.

Na página do Zapp indicam que é possivel utilizar em Linux e indicam alguns passos:

Requisitos

● Kernel- versão 2.6.8 ou superior

● Suporte para modems USB (driver cdc-acm)

● Suporte para ppp (drivers ppp-generic, ppp-async, ppp-synctty)
Dialer de ligação:

pppd - linhas a colocar em /etc/ppp/options

/dev/ttyACM0 921600
debug
usepeerdns
defaultroute
noauth
connect '/usr/sbin/chat -v "" at+crm=1 OK "atdt#777"CONNECT'
user <username> password <password>

Ou então
Dialer de ligação:

wvdial - linhas a colocar em /etc/wvdial.conf

[Dialer zapp]
Modem = /dev/ttyACM0
Baud = 921600
Phone = #777
Init1 = ATZ
Stupid Mode = 1
Dial Command = ATDT
Username = <username>
Password = <password>

É necessário ligar para o Zapp Contact Center, para que, através do número de série do Telemodem (ESN) que adquiriu, seja informado do nº de equipamento, que deverá registar como número de utilizador (username) na ligação.

A minha ideia é então colocar um PC com uma distribuição de linux só mesmo para fazer de interface entre o modem USB e o router ethernet, pois parece-me a maneira mais simples. Não vou precisar de mais nenhum serviço activo, pois a minha ideia é manter o router a fazer as mesmas funções que faz agora, incluindo servir de firewall.

Já instalei uma vez o Clarkconnect mas nunca cheguei a fazer grande coisa além de o instalar... Gostava assim que os entendidos me indicassem qual a melhor (e/ou mais simples) distribuição de linux para o meu objectivo, para ver se vou estudando e aprendendo qualquer coisinha.
 
Costelas disse:
Espreita aqui ASUS WL-500g:
http://www.zapp.ro/terminals/wifi/

Router Wireless da ASUS (pelo que li, a ASUS está a apostar no CDMA) para o modem USB da zapp.

A página é da zapp Roménia. Não sei se a zapp.pt também tem.

Muito obrigado por essa info. Estava a ver que ninguém me dava uma ajudinha. Secalhar até vou pedir a um mod para mudar a thread para a zona das redes e internet.

Já enviei email para a Zapp PT a perguntar se estão a pensar em fazer uma oferta semelhante ou se será possível usar a firmware que está disponível no site da Zapp Roménia.
 
A distribuição mais simples de configurar é o clakconnetc mas modem por usb é melhor estar quieto.
Sempre podes experimentar o Damn Small Linux para fazer de gateway e firewall. É leve e já tem umas ferramentas de configuração.
Mas o pessoal mais expert pode dar mais algumas distros.
 
Back
Topo