1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Distribuição online de jogos

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por silenx, 5 de Agosto de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 1147)

?

Concordas com a distribuição online de jogos?

1. Sim

43 vote(s)
    79,6%
  2. Não

11 vote(s)
    20,4%
  1. silenx

silenx Power Member

Aproveitando o tópico que acabou em flame por causa de devaneios acerca da M$, achei interessante (e por sugestão do Korben_Dallas, nessa mesma thread) fazer um debate "aceso", mas sem flames, sobre este assunto que parace gerar alguma discordância.

Incluí também uma poll para ver o panorâma geral do que pensam os users deste fórum.

A minha opinião: Apesar de parecer uma ideia interessante, eu prefiro o método "old school", de ter as capas dos jogos, com os manuais...sim...ter uma colecção de jogos à vista, pois, como gamer, gosto de ter por perto o jogo original, todo embaladinho, para passados uns anos recordar com nostalgia e dizer....."hey...grande jogo!"...

Última edição: 5 de Agosto de 2006
  2. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Eu por um lado não concordo porque gosto da caixa e manual... o cheiro a novo :D

No entanto acho que é inevitável... propriedade intelectual vai inevitávelmente ser distribuida pela net. Hoje em dia qualquer pessoa pode ter net em qualquer lado (num país minimamente desenvolvido) e os custos da largura de banda descem.

O XBOX Live arcade é um bom exemplo mas por enquanto apenas com jogos pequenos. O Steam é capaz de ser a 1ª plataforma de e-distribution com jogos de +2GB.

A questão agora é quanto tempo demora o suporte físico a desaparecer... 10, 20 anos? Ou nunca desaparecerá?

3. Luka

Luka I folded Myself

Pressuponho que ao votar sim não implique que ache que os jogos devem deixar de ser distribuidos em formato fisico, certo?

Acho que o formato fisico nunca deve deixar de ser disponibilizado, e acredito que nunca o deixará de ser, visto que ainda hoje são comercializados albuns em vinyl por exemplo. Quanto mais não seja vão sair os jogos em versões de colecionador com capas mais interessantes e coisas assim.

4. silenx

silenx Power Member

Exacto, o vinyl é um GRANDE exemplo de um formato antigo que sobrevive ainda em grande nos nossos dias, principalmente na comunidade de DJ'ing.

5. esquiso

esquiso Power Member

Partilho do que ja foi dito aqui:

é inevitavel que os jogos começem a ser distribuidos pela net (quem diz jogos, diz livros, cd's, etc e tal) mas gostaria que o suporte fisico tambem esteja disponivel...

mas nunca se sabe, aposto mais que eles fiquem somente em formato digital, pois ha LOBIS!!! Eles andem ai :X :X

6. silenx

silenx Power Member

Então? Não há mais opiniões sobre o assunto? Só votos anónimos? :)

7. timber

timber Zwame Advisor

Votei sim na poll mas no contexto actual não sou fã da distribuição online pelos seguintes motivos:
    1-Os preços não são especialmente competitivos
    2-Os backups ficam às minhas custas, trabalho e paciência. Em alguns sistemas semelhantes (de música por exemplo) nem se tem o direito de voltar a fazer o download de algo que já se pagou e se perdeu por algum motivo
    3-As actuais larguras de banda (e trafego nosso caso) não são suficientes para eu poder confiar no imediatismo do "lado de lá" sempre que quizer revisitar um jogo. O DVD pode demorar um pouco mais a chegar à prateleira mas quando lá está é imbatível em velocidade. E mesmo na primeira compra consigo pensar em diversas situações em que a distribuição física pode bater a online.
    4-Também gosto de ter algo físico do jogo. Uma caixa, um manual, etc... Apesar que isso hoje está um pouco a desaparecer. Tenho jogos mais antigos estilo o TIE Fighter e alguns simuladores de voo que traziam livros sobre o universo do jogo, os caças etc para melhor introduzir o jogador.

Portanto apesar de ver a distribuição online como inevitável e mesmo como sendo o futuro actualmente não vou embarcar na coisa principalmente porque não ganho nada com isso (muito pelo contrário)

8. zx-9r

zx-9r Power Member

votei sim, mas a poll é de facto mto limitada e pouco clara.

o maior vantagem competetitiva deveria ser o preço, algo que não se verifica.

o mesmo jogo, ao mesmo preço, tirado online ou comprado fisicamente, é que eu nem hesito em optar pela 2ª opção, mesmo que tenha que esperar mais uns dias.

9. Yokozuna

Yokozuna Power Member

Votei sim, principalmente por experiência. Steam e os "booster packs" do BF2 por exemplo.

Sinceramente só vejo vantagens: assim que o jogo é lançado podemos adquiri-lo; o preço, pelo menos a meu ver ficou-me mais barato comprar a versão Gold do HL2 online, do que nas lojas, aliás, acho que nunca cheguei a ver isso nas lojas... o que leva a outra vantagem - material exclusivo se comprarmos online... A pirataria. O produtor, programadores, equipa completa vê o seu trabalho a ser recompensado a muito curto prazo. O que leva a muitas outras vantagens que não tem interesse para esta thread.

O que o Timber diz é verdade de certa maneira, mas isso de fazer backups e tal. Custa muito pegar um DVD e copiar o material em 5 minutos? Não há é paciência acredito, por isso é que nunca faço ;)

10. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

Bem...
    Eu votei "sim", apenas porque o produto final acaba por ficar mais barato. Mas eu também gosto muito de ter a caixa original, os manuais e todos os extras. Só que se a meu ver isso vem para encarecer ainda mais o produto final, prefiro o novo método género o que a Valve adoptou, em que os jogos acabam por ficar muito mais baratos, pode não ser logo na altura do lançamento, mas ficam.
    Claro está que apoio a existência de ambos os formatos, mas prefiro a distribuição online pelo facto de no fim de tudo ficar mais barato.

11. hYpe

hYpe [email protected] Member

Vou dar a minha opiniao q vai gerar alguma polemica, principalmente junto dos moderadores q nao gostam deste tipo de temas...

Acho bem que seja distribuido online... Se e' distribuido online pela via legal, e' porque tambem se pode obter por outras vias. Mais nao digo para nao criar confusoes.

Última edição: 8 de Agosto de 2006
  12. Prodigy

Prodigy Suspenso

Se forem mais baratos, porque não? apesar de haver sempre os contras do trafêgo, mas mesmo assim compensa.

13. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Acho que um jogo de maneira online saia bem mais barato. Além de que não iria haver os intermediarios, e logo ai poupava-se mto dinheiro ;)

Mas acho que o futuro é jogos online e na prateleira. Para ambos os gostos.

14. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Votei sim e concordo com as vantagens já referidas. Outra coisa que era de valor que as empresas aproveitassem era a venda daqueles jogos mais antigos que é bastante complicado de encontrar (a não ser pelos ebays e afins). Não havendo necessidade de produzir mais cópias para chegar ás lojas e tendo como único investimento espaço em disco e largura de banda, os jogos cairiam no "abandonware" com muito mais dificuldade..

E nisto outra questão se coloca também: muitos gostam de comprar/vender jogos em 2ª mão. Como se faz isto num sistema de distribuição online? Tomando o exemplo do steam, tal coisa é impossivel, a não ser que se venda a própria conta (o que é ilegal :P )

15. Phantasia

Para mim essa seria a melhor de todas... Certas empresas impõem-se contra sites que disponibilizam jogos antigos que as mesmas empresas já nem distribuem! O que querem que uma pessoa faça? Compre o jogo já usado? Correndo o risco de apanhar com material danificado e em mau estado? Essa seria uma medida excelente a adoptar por empresas como a Sierra e a Lucasarts.

16. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Não tens a mínima noção do que é propriedade intelectual pois não? :headsh:

Ora aqui está um ponto interessante... de facto com este sistema acaba-se com o mercado de usados.
    A transferência de conta mesmo ilegal em princípio é possível visto que não a podem associar a IP nem MAC addresses nem nada que possa mudar com uma troca de hardware e afins.

Última edição: 8 de Agosto de 2006
  17. Phantasia

Ou então os vendedores dos usados teriam que baixar o preço dos mesmos. Pois lá está, eu não estou a imaginar a Sierra ou a Lucasarts a venderem os jogos antigos a menos de 25€, talvez a um preço aproximado de jogos mais recentes.

18. MaLok0

MaLok0 Power Member

É um tédio sacar um jogo acabado de sair, quando o panorama é mundial. Veja-se as expansões do BF2.
    Prefiro que demore uma semana e tenha-o sempre na prateleira, não vá um dia não ter net, apetecer-me jogar e ter que sacar, para o caso de não ter backups.

Partilhar esta Página