1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distribuição preferida

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sl4ck, 20 de Maio de 2005. (Respostas: 136; Visualizações: 8322)

1. sl4ck

sl4ck Power Member

boas ppl!

gostaria de saber qual a distribuição que preferem para ver se cosigo tirar a alguma conclusão sobre kual a melhor, tipo...para uso diario, jogos, web, imagens, filmes, o normal...etc

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

sl4ck consensos desses são impossiveis... Por exemplo eu abomino RedHat/Fedora/Mandrake e muita gente axa k são excelentes...

Eu aconselho Debian ou Debian based, ou se quiseres algo "diferente" SlackWare... Gentoo também e' bastante bom mas não tenho paciencia para ver tanto code a ser compilado...

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Penso que slackware não é recomendado para iniciantes... Dizem que é brutal, é verdade...

Tentei instalar o Mandrake, mas não gosta do meu PC :mad: o Fedora tb é um pouco picuinhas com os discos SATA, entretanto me recomendaram o Suse 9.3 por ser mais facil de utilizar e ter melhor suporte a SATA e afins, que está sakating... mas são 8 gigas :sad: Ao menos vem junto a versão 64 bits :D :D :D

O único linux que experimentei foi apenas o Knopix e em termos de drivers está jeitoso, conseguiu detectar a placa de som, discos SATA, USB pens!!!

Última edição: 20 de Maio de 2005
  4. sl4ck

sl4ck Power Member

e para correr um server counter strike source dedicado? kual axam?

tipo...networking TCP/IP

5. God_Lx

God_Lx Folding Member

isso ta' no kernel... logo qq uma vai correr da mesma maneira... Como ja' disse, depende muito dos gostos pessoais de cada um... Eu consigo meter as coisas a funcionar bastante mais depressa em Debian/Slackware k em qq outra distro... São hábitos/métodos...

6. Simao

Simao Power Member

Eh claro ke eh subjectivo... mas para mim n ha discussao, debian eh o melhor, nem mt simples e abonecado como o RH, fedora, mdk, mas nao tao complicado como gentoo...

Alem disso, apt-get faz maravilhas... n que seja so por isso que goste de debian... mas é uma grande vantagem...

Nao gosto mts das distros debian based... ou eh debian ou nao eh.... mas dentro destas a UBUNTU eh a melhor....e de qq maneira, se n pudesse usa debian usava uma debian based.... para mim qq debian based eh melhor que um fedora e afins...

Alem disso o fedora por ex ta kd x mais comercial, o red hat ja se paga, e o suse tem uma versao pro... o debian é GNU/GPL, software livre, e sempre sera, logo ai tem uma ENORME, equipa de pessoas que trabalham no debian....

o meu conselho é: Aventura-te no debian...mesmo que seja preciso recompilar o kernel para usares uma placa wireless :P

fka bem

7. sl4ck

sl4ck Power Member

thx :D

esta noite sakei o Mandrake, mas vou por o debian a sacar

bem...tive a dar uma vista de olhos no ftp dos ISOs, há uns que dizem testing, outros sarge....tou mto noob nisto, afinal quais sao os que tenho que sacar para uma versao final!?!

http://ftp.acc.umu.se/pub/cd-images/debian-weekly/i386/

soz a noobice :\

ja agora, este nick k uso vem de slackware, dos tempos em que eu me aventurava em '97 em slackware quando ainda estava a nascer o modo grafico em linux, mas deixei a coisa e eskeci muito, perdi a paciencia, mas gostava de voltar, mais k nao fosse pela curiosidade da mudança das coisas :D

Última edição: 21 de Maio de 2005
  8. Simao

Simao Power Member

Aconselho-te a usares o jigdo para construires imagens:

http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

É mais rapido e ficas com uma imagem bem mais actualizada.

Penso que nesse ftp o testing e o sarge estao diferenciados nao so pk o sarge esta a descer pa stable, mas tb pk o debian-testing-*.iso tem os pacotes mais actualizados, logo mais instaveis...

Se quiseres sakar dai saka o debian-testing-i386-binary-1.iso que nao ha d vir mal ao mundo.

9. sl4ck

sl4ck Power Member

epah ...tive a dar uma vista de olhos no jigdo, nao consegui perceber um c**** dakilo LOL, e queria sacar nacional, so nao consigo perceber aqui:

ftp://ftp.telepac.pt/pub/debian/

onde está essa ultima versão, oficial, estavel, akilo sao so ficheiros pekenos, nao creio que esteja la o conteudo de um CD ou DVD de instalação :\

10. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu agora tenho usado o fedora core, e gosto bastante daquilo.
    ja usei o redhat 9, e também achava bom (afinal são quase iguais) o redhat 7 (que é uma pobreza (IMO)) , o suse 9.2 (que também me pareceu muito ao estilo do redhat 9, mas com KDE mais recente), o mandrake 9.2, que ja me pareceu muito "flower power", o slackware (que me pareceu um linux para homens, mas com o qual ainda não me entendi muito bem, mas ainda vou fazer mais um forcing, porque pelo que dizem aquilo é muito bom...) ...
    e depois alguns linux instantaneos knoppix e simply mepis... achei o simply mepis de longe melhor.

recomendo o fedora core 3. é bom para quem começa nisto, e para quem quer fazer algo mais. para experts se calhar ha melhor.

11. sl4ck

sl4ck Power Member

ja agora qual a versao a sacar? normal ou NONUS ?

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

tanto faz... A diferença são umas tretas de criptologia que não podem ser distribuidas fora dos US em teoria...

13. Simao

Simao Power Member

Nao ha mirror debian nacionais que tenham isos do sarge. Pelo menos n encontrei, sakei um iso com o jigdo, foi bem rapido e tudo nacional.

O que ha sao mirrors do debian que tem os ficheiros do debian mas nao os isos, podemos usar os ficheiros com o apt ou com o jigdo =)

Experimenta o jigdo, vais ver ke eh facil....

14. sl4ck

sl4ck Power Member

sim...tive a olhar pakilo, mas so me apareceram uns comandos de ms-dos, e pedia p introduzir um servidor com o dito file .jigdo, mas o problema é que nao sei nenhum

15. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu faço sempre net-install ele pergunta para que ftp é que queres apontar. Ele dá-te varias hipoteses de ftps nacionais:)

A ver se os gaijos lançam mesmo alguma coisa. Dia 30 de Maio não acredito que saia mas em Junho deve aparecer:)

16. Madril

Madril 1st Folding then Sex

17. Forgotten

Forgotten Banido

Slackware 10.1 e Ubuntu 5.0.4

se és iniciado > Ubuntu 5.0.4

18. Sandman

Sandman Power Member

Fedora/Ubuntu/Gentoo para desktop
    NetBSD/FreeBSD para servers

O resto é paisagem :P

19. Simao

Simao Power Member

comparares fedora c gentoo.... e debian eh sp melhor k ubuntu :P

Le bem a pagina do jigdo ke vem la td explicadinho!

fkem

20. sl4ck

sl4ck Power Member

não tou mm atinar c akilo.....na janela do jigdo de DOS akilo começa a sacar e a aparecer a listagem dos ficheiros que ja fizeram download mas xega a uma parte fica a 27% nao passa dali :\

Partilhar esta Página