Distribuições Linux

SimpleFriend

Power Member
Boas

Necessito de saber quais são as distribuições de Linux q existem, e ambientes gráficos.

Como n sei distinguir mto bem, dado q me iniciei no Linux recentemente, vou colocar o q sei, mas peço para me corrigirem e acrescentarem o q faltar.

Distribuições Linux
- Debian
- Mandrake
- Conectiva
- Mandrake + Conectiva = Mandriva
- Suse
- RedHat
- Caldera
- Fedora
- Knoppix
- Caixa Mágica
- Slackware
- ArchLinux
- Gentoo
- BigLinux
- ClarkConnect
- GeeXBox
- Mepis
- Tugux
- VidaLinux
- Yoper
- Ubuntu versão com Gnome
- Kubuntu versão com KDE


Outras Distribuições
- Free BSD (N utiliza a licença GPL, está estruturado de forma diferente)


Windows Managers
- KDE
- Gnome
- Fluxbox (simplista, para maquinas com poucos recursos)
- XFce4 (bastante leve).
- BlackBox
- Icevm
- Fvwm
- WMaker


N sei ao q se refere
- Zope- ?
- Plone- ?
- Apache- server http
- Samba- serviço de sharing
- Perl- é uma linguagem de programação
- Woody- nome da distro antiga da Debian
- Sarge- actual nome da distro da Debian
- Ximian- empresa adquirida pela Novell, criadora do Evolution, um Email Client utilizado em Linux.


Obrigado pela vossa colaboração

Cumps
 
Última edição:
Ubuntu vem com o gnome por default se sacares a versão "normal", mas podes sacar o Kubuntu que é a versão com KDE. Podes também à posteriori sacar qualquer ambiente gráfico que queiras.

Existem mais alguns, mas entre os mais conhecidos constão também o fluxbox(simplista, para maquinas com poucos recursos) e o xfce4, (também bastante leve).

Faltam te aí nas distros das mais conhecidas Gentoo e ArchLinux.

http://distrowatch.com/ dá aqui uma olhadela..
[]s
 
- Free BSD - FreeBSD não é uma distribuição Linux, é outro SO baseado em Unix mas com outras filosofias e modos. É semelhante ao Linux pois ambos sao baseados em Unix, grande parte dos pacotes dão para Linux como BSD, excpto drivers.

Motores Gráficos
- KDE
- Gnome

São Desktops Environments, assim como o Xfce. Blackbox, Fluxbox, Xfce, Icevm e outros são Windows Managers.

Ximian - É uma empresa adquirida pela Novell, criadora do Evolution, um excelente e famoso Email Client utilizado no mundo Linux.

Woddy - Nome da distro estável antiga da Debian. A actual chama-se Sarge.
 
A diferença principal entre freebsd e linux é a licença em que estão inseridos. Em linux, tens a licença GPL, em que podes usar e modificar o que bem entenderes no código, porém tens que publicar sempre essas modificações na net.
Com freebsd não se passa o mesmo, podes modificar o código fonte mas não tens de publicar as alterações. Algumas empresas preferem isso...segundo me disseram até o windows foi "roubar" código ao freebsd...

[]s
 
SuBzEr0 disse:
A diferença principal entre freebsd e linux é a licença em que estão inseridos. Em linux, tens a licença GPL, em que podes usar e modificar o que bem entenderes no código, porém tens que publicar sempre essas modificações na net.
Não tens que publicar forçasamente as alterações na net, tens é que, se quizeres destribuir as alterações (ou até o mesmo código sem alterações) destribui-lo sempre sobre a licença GPL.

SuBzEr0 disse:
Com freebsd não se passa o mesmo, podes modificar o código fonte mas não tens de publicar as alterações. Algumas empresas preferem isso...segundo me disseram até o windows foi "roubar" código ao freebsd...

[]s
Com freebsd é mais do género "faz o que quiseres com isso e não me chateies muito :P". Algumas licenças\autores pedem que se dê crédito ao autor\autores do código.
 
Se queres saber quais as distros disponiveis o melhor e mais completo site é o www.distrowatch.com

Apache é um server http, para pores a correr no teu pc um server com a tua pagina pessoal por exemplo
Samba é um serviço para poderes partilhar cenas como se faz no windows, aquilo estilo share documents
ubuntu e kubuntu nao podes por em window manager porque sao distribuiçoes que por sua vez tem o seu ambiente grafico que é gnome e kde respectivamente, tas a confundir as coisas

Espero ter ajudado, um abraço.
 
SuBzEr0 disse:
A diferença principal entre freebsd e linux é a licença em que estão inseridos. Em linux, tens a licença GPL, em que podes usar e modificar o que bem entenderes no código, porém tens que publicar sempre essas modificações na net.
Com freebsd não se passa o mesmo, podes modificar o código fonte mas não tens de publicar as alterações. Algumas empresas preferem isso...segundo me disseram até o windows foi "roubar" código ao freebsd...

[]s

Não é só isso.
A própria organização dos bsd é diferente.
Desde a estrutura de directórios, até ao sistema de ficheiros, passando pelo modo de update do sistema ....
Claro que o que referiste é uma das grandes diferenças ...
 
Pessoal, a lista ta toda correcta, certo?

O objectivo é fazer uma apresentação das distribuições principais de Linux (listadas), suas características, vantagens, desvantagens, windows interfaces, etc., um resumo do q consiste o Linux e como funciona.

Se conhecerem alguns sites bons para o efeito agradecia mto.

Obrigado
 
O Fedora pertende à RedHat, mas vem substituir o RedHat ou este passou a versão Comercial/Enterprise e a versão free é o Fedora, ainda n percebi mto bem.
 
Back
Topo