1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distribuições Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por SimpleFriend, 14 de Junho de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 2151)

1. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Boas

Necessito de saber quais são as distribuições de Linux q existem, e ambientes gráficos.

Como n sei distinguir mto bem, dado q me iniciei no Linux recentemente, vou colocar o q sei, mas peço para me corrigirem e acrescentarem o q faltar.

Distribuições Linux
    - Debian
    - Mandrake
    - Conectiva
    - Mandrake + Conectiva = Mandriva
    - Suse
    - RedHat
    - Caldera
    - Fedora
    - Knoppix
    - Caixa Mágica
    - Slackware
    - ArchLinux
    - Gentoo
    - BigLinux
    - ClarkConnect
    - GeeXBox
    - Mepis
    - Tugux
    - VidaLinux
    - Yoper
    - Ubuntu versão com Gnome
    - Kubuntu versão com KDE

Outras Distribuições
    - Free BSD (N utiliza a licença GPL, está estruturado de forma diferente)

Windows Managers
    - KDE
    - Gnome
    - Fluxbox (simplista, para maquinas com poucos recursos)
    - XFce4 (bastante leve).
    - BlackBox
    - Icevm
    - Fvwm
    - WMaker

N sei ao q se refere
    - Zope- ?
    - Plone- ?
    - Apache- server http
    - Samba- serviço de sharing
    - Perl- é uma linguagem de programação
    - Woody- nome da distro antiga da Debian
    - Sarge- actual nome da distro da Debian
    - Ximian- empresa adquirida pela Novell, criadora do Evolution, um Email Client utilizado em Linux.

Obrigado pela vossa colaboração

Cumps

Última edição: 17 de Junho de 2005
  2. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

vou começar com uma pequena correcção. Agora não é Mandrake mas sim Mandriva

3. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Ubuntu vem com o gnome por default se sacares a versão "normal", mas podes sacar o Kubuntu que é a versão com KDE. Podes também à posteriori sacar qualquer ambiente gráfico que queiras.

Existem mais alguns, mas entre os mais conhecidos constão também o fluxbox(simplista, para maquinas com poucos recursos) e o xfce4, (também bastante leve).

Faltam te aí nas distros das mais conhecidas Gentoo e ArchLinux.

http://distrowatch.com/ dá aqui uma olhadela..
    []s

4. Xik0

Xik0 Power Member

- Free BSD - FreeBSD não é uma distribuição Linux, é outro SO baseado em Unix mas com outras filosofias e modos. É semelhante ao Linux pois ambos sao baseados em Unix, grande parte dos pacotes dão para Linux como BSD, excpto drivers.

Motores Gráficos
    - KDE
    - Gnome

São Desktops Environments, assim como o Xfce. Blackbox, Fluxbox, Xfce, Icevm e outros são Windows Managers.

Ximian - É uma empresa adquirida pela Novell, criadora do Evolution, um excelente e famoso Email Client utilizado no mundo Linux.

Woddy - Nome da distro estável antiga da Debian. A actual chama-se Sarge.

5. bitlogic

bitlogic Power Member

Aqui vão mais 2 window managers para adicionares à tua lista:
    - fvwm
    - wmaker

bitlogic

6. SimpleFriend

Continuem a partilhar o vosso conhecimento q me está a dar bastante jeito ;)

Obrigado

Última edição: 14 de Junho de 2005
  7. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

A diferença principal entre freebsd e linux é a licença em que estão inseridos. Em linux, tens a licença GPL, em que podes usar e modificar o que bem entenderes no código, porém tens que publicar sempre essas modificações na net.
    Com freebsd não se passa o mesmo, podes modificar o código fonte mas não tens de publicar as alterações. Algumas empresas preferem isso...segundo me disseram até o windows foi "roubar" código ao freebsd...

[]s

8. NoMercy

NoMercy Power Member

Não tens que publicar forçasamente as alterações na net, tens é que, se quizeres destribuir as alterações (ou até o mesmo código sem alterações) destribui-lo sempre sobre a licença GPL.

Com freebsd é mais do género "faz o que quiseres com isso e não me chateies muito :P". Algumas licenças\autores pedem que se dê crédito ao autor\autores do código.

9. Engenheiro

Engenheiro Power Member

Se queres saber quais as distros disponiveis o melhor e mais completo site é o www.distrowatch.com

Apache é um server http, para pores a correr no teu pc um server com a tua pagina pessoal por exemplo
    Samba é um serviço para poderes partilhar cenas como se faz no windows, aquilo estilo share documents
    ubuntu e kubuntu nao podes por em window manager porque sao distribuiçoes que por sua vez tem o seu ambiente grafico que é gnome e kde respectivamente, tas a confundir as coisas

Espero ter ajudado, um abraço.

10. xtr3me

xtr3me Power Member

Não é só isso.
    A própria organização dos bsd é diferente.
    Desde a estrutura de directórios, até ao sistema de ficheiros, passando pelo modo de update do sistema ....
    Claro que o que referiste é uma das grandes diferenças ...

11. SimpleFriend

Pessoal, a lista ta toda correcta, certo?

O objectivo é fazer uma apresentação das distribuições principais de Linux (listadas), suas características, vantagens, desvantagens, windows interfaces, etc., um resumo do q consiste o Linux e como funciona.

Se conhecerem alguns sites bons para o efeito agradecia mto.

Obrigado

12. SimpleFriend

O Fedora pertende à RedHat, mas vem substituir o RedHat ou este passou a versão Comercial/Enterprise e a versão free é o Fedora, ainda n percebi mto bem.

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Sim é isso: red hat -> comercial; fedora-> free

14. SimpleFriend

OK

Obrigado pelo esclarecimento

Cumps

Partilhar esta Página