1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro com NTFS Mount

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por MadBikeR, 27 de Outubro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1183)

1. MadBikeR

MadBikeR Power Member

Boas,

já tentei googlar mas ou sou mesmo muito noob ou n estou a usar os termos certos.

Basicamente ando a procura de distros que me façam o k o ubuntu faz a nivel das partições NTFS, ou seja, as monte com a mesma facilidade pelo ambiente grafico e de forma permanente.

O objectivo é depois partilhar essa partição com o samba através de uma rede com pc windows onde a maquina linux é o fileserver. Sei k seria mais facil meter os files numa partição linux, mas o prob é que a partição já existe assim como o seu conteudo e não me convem mudar isso.

Já instalei ubuntu nessa maquina mas não sei pk n me deixa loggar como root apesar de ja ter instalado 2 vezes a distro do cd live i386 já que a maquina é um P4. Em casa consigo loggar como root na boa mas tenho AMD e usei o cd live amd64.

Gostava de experimentar outra distro que lide bem com ntfs já de origem pk os meus conhecimentos de Linux são muito limitados para grandes configurações personalizadas, ou então resolver o prob do login como root.

Thx

2. neonl

neonl Banido

Viva.

O Ubuntu, não está configurado "de série" para usar o root, ou seja, em Ubuntu o root existe mas não é suposto fazer login com ele (em principio nem é possível usar o comando SU). É suposto o root ser só para ter a propriedade de algumas pastas ou ficheiros para o sistema funcionar.

Isto deve-se a que o root é considerado "a" falha de segurança dos sistemas UNIX já que sendo o user com mais privilégios é absurdo que uma pessoa que tente invadir o computador só tenha que adivinhas a pass porque já sabe o user-name.

Podes fazer tudo com o Ubuntu sem o root (ele está preparado para o fazer sem complicações), mas na verdade até podes (não sei muito bem explicar como) activar o root como user "ultra priveligiado" (o que eu não recomendo).

O que o Ubuntu faz relativamente às partições NTFS é correr de origem um serviço/programa chamado NTFS-3g que monta para R/W (L/E) quaisquer partições de windows (NTFS) sem dar problemas. Este programa pode ser instalado em qualquer distro, não sei quais o trazem já instalado além do Ubuntu 7.10.

Se quiseres manter o uso do root, ter com facilidade o NTFS-3g e usar o samba recomendo Debian.

Cumps.

3. petersaints

petersaints Power Member

O Debian como é em termos de configuração depois de instalar para ter interface gráfica e tal? É que já corri numa VM uma vez mas mesmo num PC não faço ideia dos desafios que posso encontrar. Até porque Debian Testing + alguns pacotes de Debian Unstable dão um sistema bastante up-to-date como eu gosto.

4. neonl

neonl Banido

Pah, sinceramente eu digo que debian não tem dificuldade nenhuma, eu já uso há muito tempo e acho que não dá problemas. Eu prefiro usar tudo stable mas isso é à escolha de cada um.

5. MadBikeR

MadBikeR Power Member

O Debian já vem com interface gráfico?

6. neonl

neonl Banido

Não percebo bem essa questão... O que tu queres dizer é se traz Gnome/KDE ou afins?

7. MadBikeR

MadBikeR Power Member

Exacto. :wscared:

8. Condez

Condez [email protected] Member

Durante a instalação do Debian (netinstall) , podes escolher "Desktop Enviroment" que te instala o GNOME.

Se quiseres o KDE, tens que passar como argumento a seguinte linha na altura de boot do cd:

tasks="kde-desktop"

Desta forma ele instala-te o KDE ao invés do GNOME.

No entanto, em Debian Etch, fica um pouco estranho, pois o file explorer fica o do GNOME ao invés do Konqueror. Ainda não percebi a razão disto nem como a contornar.

No entanto, podes sempre instalar ambiente gráfico (seja KDe,GNOME ou outro) após a instalação base do sistema.

9. Eu uso Kubuntu, mas escrevo uma linha de comandos para montar a partiçao de windows num dir.

Qualquer comando que queiras dar em Ubuntu ou Kubuntu ou até mesmo Chupa-me-o-Bunto tens que escrever su antes do comando que queiras dar. Por exemplo: su vi /etc/fstab. Depois o SO pergunta-te sempre a tua pass de administrador, que é a mesma que a que escolhes-te para o teu nick.

Vou só fazer boot para Linux e já te dou os passos para pores a partição do Windozer a bombar.

10. Já conheço o forum a algum tempo, mas só agora é que vou começar a frequentar isto.

Então é assim: 1º enganeime há pouco... o comando não é o su, mas sudo

fazes sudo mkdir /mnt/windows
    sudo chmod a+rx /mnt/windows
    sudo mount /dev/sda1 /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222

Se não der, diz qual foi o erro
    Hasta

11. neonl

neonl Banido

Eu tou a usar o Ubuntu 7.10 ele monta(va) a treta toda no arranque. Eu é que fiz com que ele parasse com isso porque não queria.

12. Só se for por ser o 7.10 ou então é por ser Ubuntu
    Até agora os Kubuntu que instalei a partição ntfs não vinha montada por defeito.

13. 2xtreme

2xtreme Power Member

como fizeste pra desactivar a montagem automatica do ntfs!?

EDIT: respondendo ao post inicial: o Fedora Core 8 acho que ja vem com o ntfs-3g so tem de ser activado pra tal tem que se instalar o control manager do ntfs-3g...

14. neonl

neonl Banido

Procurei no fórum oficial, e um camarada fez a mesma pergunta (resposta aqui). Como podes ver é muito simples, no entanto, há muita gente a quem isto não funciona...

Cumps ;)

Partilhar esta Página