Distro de Linux

Haxord

Power Member
Boas, presumo que já devem existir mil e uma threads sobre isto, andei a ler as mais recentes e mesmo assim senti necessidade de criar uma com as minhas dúvidas.

A minha dúvida não passa só por que distro escolher, pois existem bastantes e pelo que li anda tudo à volta do ubuntu, linux mint, manjaro.
Sou completamente novo em linux, nunca tive nenhum instalado no meu portatil, foi sempre windows mas ja tive algum contacto com linux nuns pcs na universidade (nao me lembro agora qual era, mas poderei pesquisar se for pertinente). Sabendo isto, qual recomendam?

A minha ideia é usar com windows tb instalado mas maybe depois de algum tempo desinstalar o windows, porque acredito que nao devo precisar de ambos. Vai ser programar em python, matlab, escrever em latex (que pode ser feito em browser). Queria ter algumas opiniões, obrigado!! :) e desculpem o big post
 
Boas,

A meu ver, a vantagem do Ubuntu e derivados reparte-se na facilidade na instalação / uso e no muito software disponível (ajuda muito o Ubuntu ser baseado no Debian. É também facil de instalar em dual boot com o Windows.

Também é normalmente fácil encontrar respostas a muitas questões na net, visto que tanta gente usa, há foruns com muita informação (o ask ubuntu aparece muito ao googlar).

Por estas razões e outras mais, presumindo que tens um portátil não muito antigo ou fraco (cpu i3 ou melhor, 4 Gb de Ram), qualquer Ubuntu deve correr facilmente, e para começar aconselho a usar o linux mint com o interface cinnamon. É baseado no Ubuntu, tem uma selecção de software pré instalado completo (imho) e o cinnamon é muito intuitivo para quem vem do Windows. Também é um ambiente que não exige muitos recursos (há outros ainda mais frugais - xfce, lxqt, etc.)

Mas esta é apenas uma maneira de começar a usar o Linux. Começar com Fedora, OpenSuse, Manjaro, Arch ou outros é também viavel, mesmo que as curvas de aprendizagem variem.