Distro de Linux

Haxord

Power Member
Boas, presumo que já devem existir mil e uma threads sobre isto, andei a ler as mais recentes e mesmo assim senti necessidade de criar uma com as minhas dúvidas.

A minha dúvida não passa só por que distro escolher, pois existem bastantes e pelo que li anda tudo à volta do ubuntu, linux mint, manjaro.
Sou completamente novo em linux, nunca tive nenhum instalado no meu portatil, foi sempre windows mas ja tive algum contacto com linux nuns pcs na universidade (nao me lembro agora qual era, mas poderei pesquisar se for pertinente). Sabendo isto, qual recomendam?

A minha ideia é usar com windows tb instalado mas maybe depois de algum tempo desinstalar o windows, porque acredito que nao devo precisar de ambos. Vai ser programar em python, matlab, escrever em latex (que pode ser feito em browser). Queria ter algumas opiniões, obrigado!! :) e desculpem o big post
 
Boas,

A meu ver, a vantagem do Ubuntu e derivados reparte-se na facilidade na instalação / uso e no muito software disponível (ajuda muito o Ubuntu ser baseado no Debian. É também facil de instalar em dual boot com o Windows.

Também é normalmente fácil encontrar respostas a muitas questões na net, visto que tanta gente usa, há foruns com muita informação (o ask ubuntu aparece muito ao googlar).

Por estas razões e outras mais, presumindo que tens um portátil não muito antigo ou fraco (cpu i3 ou melhor, 4 Gb de Ram), qualquer Ubuntu deve correr facilmente, e para começar aconselho a usar o linux mint com o interface cinnamon. É baseado no Ubuntu, tem uma selecção de software pré instalado completo (imho) e o cinnamon é muito intuitivo para quem vem do Windows. Também é um ambiente que não exige muitos recursos (há outros ainda mais frugais - xfce, lxqt, etc.)

Mas esta é apenas uma maneira de começar a usar o Linux. Começar com Fedora, OpenSuse, Manjaro, Arch ou outros é também viavel, mesmo que as curvas de aprendizagem variem.

Eu tenho duas máquinas com Linux, um Core2Duo com 3 Gb de ram a correr Linux Mint XFCE 18.3 e um I7-7700HQ com 8 Gb de ram com o Xubuntu 18.04, e bastante contente.
 
Para o que tu queres ao nivel programação serve-te um GNU/Linux qualquer desde que com kernel non free.
sobxXyvBfKCO.png


Eu tenho programas como o Ninja IDE para python, o texmaker, o matlab tem versão nativa Linux etc...
No meu caso uso o Flavitu que é base Lubuntu 14, tu podes usar um qualquer o que tu gostares mais - se quiseres uma coisa muito atual um Manjaro um Mint ou um Ubuntu se preferires muita estabilidade um Slackware, se quiseres muita gestão de sistema um Gentoo se quiseres mais nivel de aprendizagem uma coisa mais independente ou bem com kernel libre e assim por diante.
 
Muito obrigado pelas respostas!
Sim, tenho um portatil com i7-4700HQ e 8 gb de ram por isso acredito que corra qualquer um com facilidade!
Pois, a minha duvida está mesmo entre o linux mint cinnamon ou o ubuntu.
Há assim grande diferenças entre pensar entre um ubuntu ou um xubuntu etc?
 
Eu sugeria-te começar com um Mint Cinnamon, é base Ubuntu, tem uma melhor interface e trás uma grande seleção de software.
Atualmente e já desde há uns meses que uso Manjaro com KDE e é simplesmente fantástico! O KDE Plasma é uma interface cheia de recursos e super customizável.
Se pretendes base debian/ubuntu, podes usar o KDE no Kubuntu ou no KDE Neon.
 
@Haxord Como disse o @cd23 e bem, inicia a aventura no linux através do LinuxMint. O Ubuntu nos últimos tempos tem tido, muitos problemas com o hardware e detecção de wifi, ou placas gráficas.

LinuxMint por norma é Ubuntu, mas com os bugs corrigidos. Com esse hardware, qualquer "sabor" linux corre bem. Depois diz como correu.
 
Uso Slackware há alguns anos! Experimentei outras distros e acabei por regressar a Slackware.
A que usei mais tempo além de Slackware, foi Debian.
Embora tenha tentado Gentoo, Fedora, Arch Linux, Ubuntu, Mint e outras.
Mas nenhuma me deixou satisfeito e regressei sempre a Slackware.

Slackware é estavel mas os gestores de pacotes não resolvem dependências.
Por isso vais ter que fazer build dos teus packages e podes ver isso em slackbuilds e usar o software sbopkg que facilita bastante o processo de fazer build dos packages.

Quanto ao que pretendes fazer:
python - já vem na distro, mas podes ter que instalar ou compilar alguns pacotes a parte.
matlab - o matlab de unix corre sem problemas.
latex - latex já vem na distro. Mas salvo erro não é o texlive. Que é facil de compilar e instalar com o sbopkg.

Falaste em escrever em latex! O compilador de latex já vem na distro e podes trocar para o texlive.
Quanto a um editor podes usar emacs.
Senão estiveres familiarizado com emacs tens por exemplo o texmaker.

É uma distro bastante estavel e tem a vantagem de já trazer bastante software.
Pode não ser muito facil para primeiro contacto em linux mas é bastante bom para aprender.
A instalação do slackware para maquinas com UEFI Bios, instala o elilo. Prefiro usar o refind + grub. E podes consultar o site do refind de como instalar ou mesmo como usar um cd para experimentar ou rescue.
Existe alguma documentação na net sobre slackware e o linuxquestions é uma excelente comunidade.
De resto tens a wiki de arch-linux que considero ser a melhor fonte de informação sobre linux.
Recomendo que faças a instalação encriptada, sobretudo se instalares em algum tipo de disco externo.
 
Back
Topo