Distro leve ao extremo

linuxboy3G

Power Member
Boas,

Tenho um core 2 duo de 2.33 ghz,512 mb de ram, hd de 40 gb , geforce 8500 GT e estou afim de instalar uma distro linux no meu pc junto com o windows XP, só que quero esta distro, o mais leve possivel.

Distro escolhida >>> gentoo 2007.0
file manager >>> pcmanFM
terminal >>> Xterm
editor de texto >>> abiword
calculos >>> gnumeric
music player >>> music on console
navegador >>> dillo ou epiphany ?
torrent >>> transmission

Ainda há outros programas para escolher

video player, gravador CD/DVD, gestor de slide(power point), gestor de login, lebrando que todos devem ser leves...

outra questão Windows Manager (openbox ou fluxbox ou se possivel um mais leve) ou Desktop (E17 ou the lightweight X11 DE)?

e por ultima meu processador é um x86 ou i686 ?
 
e por ultima meu processador é um x86 ou i686 ?
Código:
$ uname -m

EDIT:
Reparei que seleccionaste alguns programas que precisam do GNOME (ou de pelo menos uma boa quantidade de bibliotecas do GNOME). Ou seja, vais 'atulhar' o computador com 'tralha' que, se não usares o GNOME, não precisas. Resumindo: vais instalar o GNOME mas usar um WM com poucas calorias. Nesse caso, e com essa máquina, porque é que não usas o GNOME?
 
Última edição:
Distro escolhida >>> gentoo 2007.0
file manager >>> pcmanFM
terminal >>> Xterm
editor de texto >>> abiword
calculos >>> gnumeric
music player >>> music on console
navegador >>> dillo ou epiphany ?
torrent >>> transmission

Primeiro ponto, já referido pelo slack_guy. O Abiword, o GNUMeric e o Epiphany arrastam meio GNOME atrás de si. Para isso mais vale usar o GNOME ou OpenOffice.org e Firefox. Tens PC para isso.
Depois, se me permites, acho o MPD melhor solução para ouvir música.

Ainda há outros programas para escolher

video player, gravador CD/DVD, gestor de slide(power point), gestor de login, lebrando que todos devem ser leves...

VLC ou MPlayer para Video. Burn com Graveman, Bashburn ou cdrkit/dvd+rw-tools. PowerPoint, OpenOffice.org. Login Manager, SLiM ou XDM.

outra questão Windows Manager (openbox ou fluxbox ou se possivel um mais leve) ou Desktop (E17 ou the lightweight X11 DE)?

Openbox/Fluxbox, sem dúvida.

e por ultima meu processador é um x86 ou i686 ?

É ambos. E também é x86_64.
 
Código:
$ uname -m

EDIT:
Reparei que seleccionaste alguns programas que precisam do GNOME (ou de pelo menos uma boa quantidade de bibliotecas do GNOME). Ou seja, vais 'atulhar' o computador com 'tralha' que, se não usares o GNOME, não precisas. Resumindo: vais instalar o GNOME mas usar um WM com poucas calorias. Nesse caso, e com essa máquina, porque é que não usas o GNOME?

sei que possuo maquina o suficiente para o gnome, eu só queria montar um ambiente levissimo, onde posso arrumar programas substitutos para estes que são baseados na GTK, que não dependam da QT e nem da GTK ?

Estou afim de montar uma maquina virtual pelo linux (virtualbox) para poder rodar o windows xp para rodar meus jogos e apps for windows only que o wine não suporta por exemplo flash e photoshop CS3, PES 2008 e outros... e outro motivo é muito bom poupar recursos do sistema para uma tarefa mais ardua, enfim sou fuçador e to afim de quebrar a cabeça um pouquinho lol !
 
Última edição:
Numa tty perto de ti.

O facto de ser GTK ou QT não faz as apps pesadas. Desde que não te metas em monos e não mistures apps GTK com QT (ser "fiel" a uma toolkit só) já dá perfeitamente para ter o sistema leve.
 
Numa tty perto de ti.

O facto de ser GTK ou QT não faz as apps pesadas. Desde que não te metas em monos e não mistures apps GTK com QT (ser "fiel" a uma toolkit só) já dá perfeitamente para ter o sistema leve.


um exemplo de mono por favor... então se usar programas GTK com openbox não irie contra meu objetivo final... estou a usar gentoo por ser uma distro que precisa compilar todo o sistema desde o kernel até o sistema base ou seja vou otimizar o sistema para meu processador, já que você falou posso usar stages de x86, i686 ou até x86_64, sem me preocupar...
 
Estou afim de montar uma maquina virtual pelo linux (virtualbox) para poder rodar o windows xp para rodar meus jogos e apps for windows only que o wine não suporta por exemplo flash e photoshop CS3, PES 2008 e outros... e outro motivo é muito bom poupar recursos do sistema para uma tarefa mais ardua, enfim sou fuçador e to afim de quebrar a cabeça um pouquinho lol !

O Virtualbox não tem permite aceleração 3D. Pelo menos tanto quanto eu saiba.
 
O Virtualbox não é grande coisa, o Vmware continua a ser muito melhor

Mas algum deles já suporta acelaração 3D?

Em relação ao tópico, com 1 PC, como o teu, não me parece necessário andar atrás do mais leve possível, quando muito provavelmente não irás notar qualquer tipo de diferença em termos de performance.

Nos PC's do my system (excepto o desktop, que faleceu R.I.P.) uso a combinação abaixo e em ambos o PC voa, mesmo usando num deles Ubuntu, mas não uso por ser leve, apenas porque gosto e acaba por ser bastante parecida à tua :D


file manager >>> pcmanFM (Para mim a melhor opção, sem dúvida)
terminal >>> urvxt
Office >>> abiword, gnumeric, mas tenho também o Openoffice instalado
music player >>> MPD + Sonata, por vezes uso o MOC também
navegador >>> Opera 9.5
torrent >>> transmission
WM >>> Openbox
Video >>> VLC, SMPlayer

Para o resto e como tenho o Gnome instalado em ambos os casos, uso as aplicações nativas.

Depois do arranque, em Debian Lenny, o consumo de memória anda pelos 50 - 60 Mb, no Ubuntu vai para perto dos 80-90 Mb
 
linuxboy3G, concordo com a opinião do astrisko. Tem um excelente computador e por isso não precisas de abdicar de nada. ;)

Ainda assim, deixo-te algumas sugestões para um sistema leve:

  • terminal: xterm ou urxvt
  • office: OpenOffice (expeção à regra)
  • música: mpd + sonata
  • web browser: firefox (expeção à regra)
  • torrent: rtorrent
  • video: mplayer
  • file manager: mc
  • window manager: openbox, fluxbox, xmonad (personal favorite)
Caso escolha Gnome ou KDE já tens estas escolhas feitas pelo excelente conjunto de aplicações que ambos os ambientes têm.
 
sim eu sei que meu computador suporta tranquilamente os softwares e etc... só queria por a roda um sistema leve por gosto mesmo (visto que nunca consegui por o windows do jeitinho que eu quero(leia-se voando baixo)) já com o linux este desejo se torna possivel...

estava vendo alguns distros como deli linux, vector linux e feather linux para micros antigos vou pegar as isos delas e testar no virtual box do meu windows xp... Também posso testa algumas distro net install , debian , slackware e archlinux para formar um sistema base e implementar o que eu quero...
 
Nesse caso sugiro Gentoo. Modelar, ágil e rápida. :D

Com as use flags compilar as aplicações apenas com as funcionalidades que queres, e isto duma forma simples e clara.
 
Nesse caso sugiro Gentoo. Modelar, ágil e rápida. :D

Com as use flags compilar as aplicações apenas com as funcionalidades que queres, e isto duma forma simples e clara.


ai fico com um sistema com meu jeito e super leve ! Só que esta dando muito trabalho instalar o gentoo junto com um stage 3 e o portage
 
Back
Topo