Distro linux leve

traceelliot

Power Member
Boas....

Opiniões para distro linux leve....

Objectivo:
Partilha de ficheiros por Samba documentos (openoffice) e net. Controlar o pc remotamente por VNC por exemplo (localmente).

PC:
CPU: AMD Processor 64 3800+
GPU: Geforce Fx5200 Silent
RAM: 1gb DDR Avro

Actualmente de HD só tenho de 20GB mas vou colocar um de 320 que tenho aqui.
 
se queres uma distro leve vai para uma com lxde. ex. caixa magica, lubuntu. o caixa magica 18 esta muito bom e é português :)
 
Com esse pc qualquer distro é "leve" quanto baste. No entanto se é para servir apenas de servidor então aconselhava uma distro clean para tal sem DE's e afins e ficares apenas com CLI. (para quê fazer VNC quando podes fazer ssh?)

As minhas predilectas são debian e ubuntu server.

[]

ps-Esta é uma secção de novidades por isso esta thread deverá ser movida por um moderador para a secção correcta.
 
Com esse pc qualquer distro é "leve" quanto baste. No entanto se é para servir apenas de servidor então aconselhava uma distro clean para tal sem DE's e afins e ficares apenas com CLI. (para quê fazer VNC quando podes fazer ssh?)

As minhas predilectas são debian e ubuntu server.
Ia dizer isto mesmo :)
 
Debian netinstal creio que tens lá a opção para instalares apenas com recursos para servidor, assim não levas com lixo e ficas com isso à tua maneira!
 
obrigado pessoal...
Em principio vou para debian. Vou experimentar caixa magica.
Mas se a coisa não correr bem vou optar por uma distro clean e só instalo o que necessito. É que este PC é me muito útil também pra torrents.

Desculpem o post na secção errada.
 
Última edição:
Boas....

Opiniões para distro linux leve....

Objectivo:
Partilha de ficheiros por Samba documentos (openoffice) e net. Controlar o pc remotamente por VNC por exemplo (localmente).
Para estes fins, qq distro sem KDE ou GNOME servirá.
instalas apenas a base, o servidor X e um qq ambiente gráfico mais poupadinho de recursos (openbox, lxde, etc.)
 
Coloquei caixa magica 18.
Tenho ligado uso controlo remoto vnc server que ja vem instalado, samba, o programa do torrent, openoffice e xampp.
A distro neste pc trabalha-se bem portanto estou satifeito.

Obrigado pessoal.

PS: Versão com Gnome.
 
Apesar de eu ser um adepto incondicional do Slackware, se queres uma distribuição leve, dá uma vista de olhos na Slitaz. Só instalas o que realmente precisas a partir de um núcleo muito pequeno.
 
O meu voto vai para Slackware (costumizas e instalas apenas o necessário), ou então escolhes uma derivada de Slackware como ja indicado aqui.
 
Então vou esquecer esta caixa magica e vou experimentar Slackware... Para a semana ou assim posto aqui os resultados.

Mais uma vez obrigado.
:009:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No site da Slackware http://darkstar.ist.utl.pt/slackware/ qual é que aconselham?
64 bits 32 bits.....!!!!!!!
E que achei a versão dvd que é que deve conter já programas instalados e utilitários muito grande, se não a maior em termos de linux.
 
Última edição:
Zorin Os Lite pelo que vi na galeria do site é muito windows o visual daquilo.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Vou sacar a de 64 bits então. Vou sacar o dvd e pronto. Depois logo vos digo alguma coisa.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vou instalar debian só pro desenrasque e depois coloco
Slackware quando a sacar versão dvd.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ainda não experimentei o slackware porque ate agora a caixamagica18 lts tem tudo o que preciso. Mas vou experimentar o slackware numa maquina virtual porque penso ser melhor que caixamagica18.
 
Última edição:
Essa já conheço mas não me agrada obrigado pela a ajuda Lagafe.
Ate agora a caixa magica 18 tem tudo o que preciso aqui pra casa. Tenho de ver como ponho o server apache na rede de casa dava-me um jeitão para não tem um server apache em todos os pc's de casa e estar sempre a copiar os ficheiros da pasta htdocs de uns pra outros. Já agora é facil? (tenho de dar uma pesquisade-la)
 
Essa já conheço mas não me agrada obrigado pela a ajuda Lagafe.
Ate agora a caixa magica 18 tem tudo o que preciso aqui pra casa. Tenho de ver como ponho o server apache na rede de casa dava-me um jeitão para não tem um server apache em todos os pc's de casa e estar sempre a copiar os ficheiros da pasta htdocs de uns pra outros. Já agora é facil? (tenho de dar uma pesquisade-la)

Por acaso experimentei ontem um versão Live do Fuduntu e gostei bastante. Mas isto é a magia do Linux, há para todos os gostos! ;)

Relativamente à partilha de ficheiros, li um artigo do colega Nemesis11 sobre o owncloud que gostei imenso!
http://portal.zwame.pt/30218/guia/owncloud-4-uma-cloud-pessoal

Talvez não sirva para o que pretendas mas arrisco-me a publicitá-lo na mesma!
 
Back
Topo