1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro Linux para estudantes - de ciências preferencialmente

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por VaGaZ, 4 de Novembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1115)

1. VaGaZ

VaGaZ Power Member

Olá a todos!
    Já ando a "rondar" este fórum há uns tempinhos, especialmente aqui a secção GNU/Linux & *nix World, sem nunca ter postado - tal não aconteceu porque tenho usado o search convenientemente :-P - e gostava desde já agradecer ao pessoal que se disponibiliza aqui a responder às questões dos mais leigos :) A partir de agora vou começar a dar o meu contributo também no que for possível!

Quanto à minha questão... Gostava de saber se existe alguma distro de linux (preferencialmente Ubuntu based) que, como diz no titulo, esteja ligado à vertente das ciências (matemática, química, física, biologia, etc). Apenas encontrei o Scibuntu mas pelas versões que estão no site já deve ter sido descontinuado.

Caso não exista nenhuma versão assim, existe algum sitio onde se pode fazer o download de programas gratuitos dentro dessas àreas? De preferência com alguma descrição.

Última edição: 4 de Novembro de 2007
  2. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Podes sempre instalar o Ubuntu e, através do Add/Remove Programs instalas o que for preciso. Esta aplicação trata de tudo sem dares por nada. ;)

3. VaGaZ

VaGaZ Power Member

o problema é não conhecer os programas lol

isto nem sequer é para mim, mas já que levei a minha namorada para o mundo linux ando a tentar auxiliá-la no que posso :P

o que eu procuro são programas que pudessem ser úteis nas cadeiras dela, nomeadamente não pagos.

alguns dos que sei que ela precisa ou já precisou são: Matlab, Mathematica, Aspen, Gproms, Modellus e Octave (alguns deles facultados pela faculdade)

4. OubeLa

OubeLa Power Member

Experimenta o Ubuntu Edição FEUP

5. cktiger

cktiger Power Member

especificas mesmo para ciências ......

distros para estudo de ciências tens o Scientific linux , é um RedHat livre para cientistas , e nacional
    tens o Paipix , que é baseada em knoppix , kanotix e Debian e também é muito boa.
    espero ter ajudado.

até+ ckt1g3r

6. VaGaZ

VaGaZ Power Member

Desconhecia esse projecto, assim que tiver tempo experimento.
    Já agora para quem quiser conhecer melhor --> http://linux.fe.up.pt/portal/acerca
    Parece-me um projecto muito bom, principalmente na forma como está estruturado na Universidade, a meu ver, um passo bem largo na utilização software livre em Portugal. Parabéns a quem teve a ideia e a quem concretizou!

cktiger vou experimentar o Paipix assim que puder, pelo pouco que vi pareceu-me interessante. O Scientific Linux parece-me demasiado complexo lol pelo menos para já

Obrigado pela resposta :)

Última edição pelo moderador: 5 de Novembro de 2007
  7. nasic

nasic Power Member

Tb ia falar do Paipix!
    Não sei se ja tens o link, mas aqui fica!
    Parece-me uma boa solução, é desenvolvido por um professor da minha faculdade! Só pode ser bom:x2:
    Agora mais a serio,explora bem a distro para descobrires se os programas que existem são aquilo que procuras. Parece que existe Live Cd e tudo!

Partilhar esta Página