1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro mais leve do Linux para um antigo portátil!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Tom_Joad, 22 de Outubro de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 3644)

1. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Boas

Tenho um portátil antigo (muuuuuuuuuuuito antigo, de 2000),um IBM Thinkpad 1200 que tem 192Mb de RAM e um processador Intel Celeron a 550Mhz com uma resolução máxima de 800x600 num ecran de 13". Estão a ver o maquinão, não é?

O que é facto é q é do tempo em q se faziam máquinas para durar, e ele aí está para as curvas. Queria agora passá-lo ao meu pequenito que tem 7 anos, e ele usaria o PC para ver uns videos no YouTube, jogar uns jogos Flash, aceder a uns sites educativos, etc. A minha dúvida é qual será a melhor Distro para correr neste PC? Falaram-me no Xubuntu e no Lubuntu, dois derivados do Ubuntu, no Lime, no Mint e no Puppy. Como é para o meu miúdo, também considero o Caixa Mágica, mas não sei se correria bem neste hardware. Que aconselham?

Cumps

2. nunol

nunol Power Member

Aconselho o Puppy Wary ou o antiX. Se perceberes de Linux também podes instalar Debian e configurar como preferires e vais ao site do Raspberry Pi buscar um pouco de inspiração para jogos e actividades.

Esquece o Xubuntu, a versão 12.10 usa 160MB de RAM depois do arranque e isto apenas para o seu proprio funcionamento. A versão 12.04 LTS é melhor mas ainda usa uns 140MB.

O Lubuntu usa menos RAM e podes instalar com a mini.iso mas é bastante mais pesado que o Puppy ou o AntiX e continua a ser lento.

Esquece o Mint, o objectivo deles não é fazer um desktop leve.

Esquece a Caixa Mágica, não é mais leve que o Lubuntu.

O Debian com LXDE é muito interessante, especialmente se fizeres um clone do Raspbian OS e usares o trabalho deles como guia para as activdades do miudo.

O antiX tem com base o Debian e é feito para computadores antigos, deve funcionar bem mas aconselho a não usares o Firefox ou o Chromium, usa o Midori ou outro mais leve, em especial com Flash.

O Puppy é de longe o mais leve com apenas 20-25MB de utilização de RAM depois do arranque e é também o mais rapido. Tens aqui uma lista dos Puppy mais conhecidos: http://puppylinux.org/wikka/PuppyVersion

Se tivesses um pouco mais de RAM podias escolher distros dedicadas a crianças. O Raspberry Pi podia ser um investimento interessante, especialmente a nova versão com 512MB de RAM.

3. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Obrigado pelas recomendações.

Eu não sou grande entendido em Linux. Tenho o Ubuntu como alternativa ao Windows 7 Starter no meu Netbook, mas de resto, não tenho grande experiência.

Em relação ao Raspberry Pi, isso implicava investir num monitor + disco + teclado, etc, certo? Quero mesmo aproveitar aquele portátil q, para aceder à net e jogar uns joguitos flash, é suficiente. Se calhar o Puppy é a melhor opção, mas ainda vou dar uma vista de olhos no antiX. Existem versões em Português?

Cumps

4. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Já agora, q tal o Swift Linux, também baseado em Debian?

5. nunol

nunol Power Member

Para o Raspberry precisavas de um monitor/TV, um cartão de memoria, teclado, rato, placa wireless USB ou cabo ethernet e a alimentação. Normalmente já se tem algumas destas coisas em casa (TV, etc) e o resto é barato.

O Puppy parece o mais indicado porque é o menos exigente ao nivel do hardware. O AntiX é mais pesado mas mais completo e tem como base o Debian testing. A vantagem do Debian 6 LXDE é que é parecido com o OS recomendado para o Raspberry Pi e por isso podias seguir muitos dos guias: http://elinux.org/RPi_Education

Julgo que o Puppy ainda não está completamente localizado, só recentemente começaram a trabalhar nisso. O AntiX/Debian estão mas nem todos os pacotes estão completamente em português. O ideal é experimentares no Virtualbox primeiro e só depois escolheres o que vais instalar.

O Swift Linux não é mais leve que o AntiX e muito menos que o Puppy. O criador do mesmo é também um utilizador do forum do Mint e está a criar uma distro para a qual não existe muito espaço.

6. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Obrigadão pelas dicas. Vou testar o Puppy e o AntiX e depois vejo a q corre melhor naquela máquina.
    Também vou ver como corre o Caixa Mágica com LXDE, pois poderia ser uma boa opção para ele já q está tudo em Português.

7. boston

boston Power Member

debian-6.0.6-i386-netinst.iso + xfce, se tiveres problemas em arrancar com o ambiente gráfico é porque necessitas de configurar Xorg.conf.

aptitude install xfce4

8. covenant

covenant Power Member

Tambem recomendo Debian

9. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Obrigado pelas dicas.

Relembro q o computador é para um miúdo de 7 anos, e q por isso, o facto de estar em português seria um aspecto importante.

Como disse, não tenho grande experiência no linux, pelo q não percebi muito bem as respostas "DSL" ou "aptitude install xfce4". Podem explicar?

Cumps

10. manipulo

manipulo Banido

DSL = DamN Small Linux
    é uma distro de 50mb, pequena, leve e funcional

11. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Boas

Já experimentei umas quantas distros com Live CD, em 2 delas a coisa não correu bem.

Passo a explicar:
    Aconteceu com o Lubuntu 10.12 e com a WattOS R6. A instalação "live" parece que corre tudo bem, mas ao entrar no ambiente gráfico, cada vez que mexo o rato, o ecran parece que não actualiza e fica cheio de linhas até não se conseguir ver nada do desktop. Quando surge uma janela, aparece correctamente, até passarmos com o rato por cima dela, e aí volta a ficar impossível de trabalhar. Tentei mudar a resolução, mas a máxima é 800x600, por isso não tinha grandes opções. Ainda mexi na velocidade do rato e na taxa de refrescamento, mas tb não deu em nada. Presumo que seja um problema do driver, mas não faço ideia como resolver. Algumas sugestões?

Experimentei o Puppy Wary, e aquilo funcionou, mas pareceu-me extremamente rudimentar (browser era o Seamonkey, icons pareciam ser de 1990, etc).

Vou ainda experimentar mais umas distros.

Cumps

12. nunol

nunol Power Member

O Puppy Wary tem um look win98/win2000 mas é leve e bem adaptado a computadores antigos, algo que as distros leves mais recentes não estão porque usam kernel e X que já podem ter abandonado o suporte desse mesmo hardware.

Com apenas 192MB de RAM não te aconselho a correr o Lubuntu ou outro do genero em modo live. Nem deves conseguir instalar nada em modo live a não ser o Puppy e outro distro com um instalador leve. Vais ter de instalar em modo de texto e só depois consegues experimentar a distro. Recomendo a instalação de uma partição SWAP antes de correr estas distros, mesmo que seja só em modo live.

13. touromelga

touromelga Banido

atenção que no pc 800x600 nos dias de hoje é muito curto, o ideal seria no minimo 1024x600, mas o problema é o monitor não suporta essa resolução e não a grafica...

14. nunol

nunol Power Member

15. Tom_Joad

Tom_Joad Power Member

Pois, mas isso para mim já é muito avançado. Eu só queria testar umas distros em Live CD para ver qual gostava mais, mas assim fico muito limitado. Será q não há umas versões mais antigas de umas distros q corram bem em 800x600? Se continuar com muitos problemas, lá volto ao antigo XP...

16. nunol

nunol Power Member

Existem mas as distros mais antigas sao menos amigaveis de usar.

17. touromelga

touromelga Banido

basicamente o teu problema resume-se a isto, maquina antiga poucos recursos, logo a alternativa linux para esses recursos é muito limitada para um uso normal dos dias de hoje snão mesmo quase impossivel usa-las, as que ainda teem alguma margem de manobra tens a falta de resursos a lixar a situação pois é mesmo no limite, windows xp tambem não vais ficar muito melhor, pois a ram é pouca devia ser no minimo 512mb para ficares com alguma folga para o que pretendes e sobretudo flash que ainda puxa bem pela maquina...

18. Lagafe

Lagafe Power Member

Pela experiência que tenho em casa dos meus pais não te aconselhava a utilizares o Windoews XP.
    É mesmo muito lento para uma máquina dessas.

Compreendo o teu problema com a apresentação. Por vezes sinto que o Unity está a ficar pesado mas não encontro alternativa que me convença. Acho o Xubuntu e o Lubuntu muito conservadores e pouco atrativos.
    Ignoro como é o Puppy mas imagino que deve dar para alterar os icons e ficar com um look mais agradável e moderno.

Partilhar esta Página