Distro para ASUS TUF Gaming A15

rmcf1986

Power Member
Boa tarde,

Tenho um portátil Asus Tuf Gaming A15 FA06II, e estou a ter dificuldades em encontrar uma distro de Linux para ele. Já consegui instalar várias: Lubuntu 20.04, Ubuntu 20.04, Linux Mint 20, LMDE 4. Consigo correr as distribuições em modo live, e depois instalo a partir daí. Mas quando faço reboot, aparece a mensagem de erro, e não passa daqui:
"ucsi_acpi USBC000:00 PPM init failed (-110)"

Será que isto pode ser alguma configuração errada na BIOS/UEFI?

Alguém já teve uma distribuíção de Linux a funcionar com este portátil?


Cumprimentos
 
rmcf1986

segundo consta esse erro é relativo a drivers da gráfica, agora solucionar isso vais ter de ir em busca de respostas, quanto a encontrar alguém com um portátil desses e linux instalado é uma possibilidade muito remota, visto ser algo para gaming a malta é windows, linux nem entra na equação.
 
Vê se isto ajuda:

"Boas.

Obrigado pela resposta, mas entretanto já resolvi. O problema prendia-se com a gráfica, durante o arranque o sistema bloqueava por causa dos drivers disponíveis no arranque, incapazes de lidar com ela.

Já não tenho a certeza de onde li isto, foi muita procura mas básicamente basta invocar o grub durante o boot (segurar o shift), selecionar a opção que se pretende (ubuntu, neste caso) e pressionar a tecla e. Assim editamos as opções de arranque. Encontrar a string "quiet splash", apagar e colocar no seu lugar "nomodeset". Pressionar f10 ou ctrl + x para arrancar.

Depois efectuar a instalação. Após a instalação repetir os passos acima (a edição do grub é apenas válida para aquele arranque, na próxima sessão o grub vai ler as configurações que tinha no suporte físico). Após entrar no sistema já instalado é preciso ter alguma paciência pois o cpu vai fazer a maior parte do trabalho gráfico, e por isso vai ser lento, má qualidade ou resolução, etc. Ligar à net, efectuar o update e instalar as drivers mais adequadas (no meu caso foi a nvidia-387).

No meu caso, antes de actualizar o sistema, adicionei este ppa:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa

Assim fica-se com as drivers nvidia mais recentes (que encontrei).

Após tudo feito, é fazer reboot e o sistema deve arrancar normalmente.

Abraços."


link.

Apesar de ser algo antigo, acho que se mantem.
 
Obrigado a todos pela ajuda. Ainda não tive tempo de testar, optei pela via mais fácil - instalei uma distro que funciona "out of the box" - Peppermint 10.
 
Back
Topo