Distro para monitor 4k

RiZoto

Power Member
Boas!

Alguém me poderia dar uma ajudinha?

Queria uma distro que tivesse um ambiente gráfico e opções de visualização para usar num monitor 4K...opções ao nível do W10 em termos de ampliação/escala da imagem.

Se alguém conseguir dar uma ajudinha agradeço para me poupar tempo em testes... :P

Obrigado
 
Queria mm algo "out-of-the-box"...como está o Mint/Manjaro nesse aspecto, sabes?
Eu uso Arch, por isso "out of the box" não existe para mim.

Experimenta Manjaro com Gnome com uma pen (live CD) e vê se já fica como queres!

Digo Manjaro porque é das que tem os pacotes mais atualizados, logo deve ter melhor suporte para HighDPI e mais estável
 
@RiZoto

Das duas Mint/Manjaro, aconselho Manjaro. Tenho Manjaro instalado num Asus de 2011, e corre fluido, mas atenção que tenho instalado com o lxde.

Nunca tive problemas, actualizações e utilizar sempre kernel lts. E vejo em 4k, sem stress.

No portátil dia a dia, tenho uma instalação Arch linux lxqt. Também sem problemas, claro que não é out-of-the-box. Mas, nada que com uma instalação pela wiki, não se resolva. Conselho sempre kernel LTS, para evitar por vezes alguns problemas, no uso do chamado kernel current.
 
@RiZoto

Das duas Mint/Manjaro, aconselho Manjaro. Tenho Manjaro instalado num Asus de 2011, e corre fluido, mas atenção que tenho instalado com o lxde.

Nunca tive problemas, actualizações e utilizar sempre kernel lts. E vejo em 4k, sem stress.

No portátil dia a dia, tenho uma instalação Arch linux lxqt. Também sem problemas, claro que não é out-of-the-box. Mas, nada que com uma instalação pela wiki, não se resolva. Conselho sempre kernel LTS, para evitar por vezes alguns problemas, no uso do chamado kernel current.

Eu uso Arch no portátil e no fixo. O fixo tem sido pouco utilizado e nem os updates estragam nada e não tenho que andar com Kernel LTS.
Gostava de saber que problemas já tiveste para dizer que usar LTS os "evita", porque, na minha experiência, o que mais cria problemas são updates de libs e coisas do género. Só tive um problema de kernel no Ubuntu 11.04 ( durante aquela transição para o unity)
 
Eu uso Arch no portátil e no fixo. O fixo tem sido pouco utilizado e nem os updates estragam nada e não tenho que andar com Kernel LTS.
Gostava de saber que problemas já tiveste para dizer que usar LTS os "evita", porque, na minha experiência, o que mais cria problemas são updates de libs e coisas do género. Só tive um problema de kernel no Ubuntu 11.04 ( durante aquela transição para o unity)

No caso do Arch tive sempre problemas, por causa da Nvidia que tenho neste Dell. Por isso tenho sempre instalado o kernel LTS, e já utilizo Arch há uns bons anos.

Mas, como disse no meu caso sucedeu isso varias vezes, com o chamado kernel current.
 
No caso do Arch tive sempre problemas, por causa da Nvidia que tenho neste Dell. Por isso tenho sempre instalado o kernel LTS, e já utilizo Arch há uns bons anos.

Mas, como disse no meu caso sucedeu isso varias vezes, com o chamado kernel current.
Tens o nvidia-utils ou o nvidia-utils-dkms instalado?

Isso já me aconteceu porque fiz um update ao kernel e isso não foi recompilado para ser utilizado com o meu kernel na altura. Uso sempre o dkms para reajustar as drivers ao novo kernel
 
Este, nvidia-utils.
E também cheguei a ter problemas, com wifi. A minha é a famosa broadcom 4313, bastantes vezes tinha que compilar o kernel, para voltar a ter wifi.

No caso do wifi, tenho instalado broadcom-wl-dkms. E nunca mais tive esse problema. Tenho que tentar se o kernel current, não "crasha".
 
Este, nvidia-utils.
E também cheguei a ter problemas, com wifi. A minha é a famosa broadcom 4313, bastantes vezes tinha que compilar o kernel, para voltar a ter wifi.

No caso do wifi, tenho instalado broadcom-wl-dkms. E nunca mais tive esse problema. Tenho que tentar se o kernel current, não "crasha".

No fundo o dkms "recompila" módulos extra para o kernel (neste caso drivers). Se a driver da Nvidia nao era ajustado para o kernel que tinhas (por sair o update antes de a driver da Nvidia ser recompilado), tens aí o teu problema.

Quanto a WiFi, gasta 20 euros numa da Intel e resolves isso
 
No fundo o dkms "recompila" módulos extra para o kernel (neste caso drivers). Se a driver da Nvidia nao era ajustado para o kernel que tinhas (por sair o update antes de a driver da Nvidia ser recompilado), tens aí o teu problema.

Quanto a WiFi, gasta 20 euros numa da Intel e resolves isso

Já agora qual aconselhas, wifi?
 
Já agora qual aconselhas, wifi?
Eu não gosto de aconselhar nada em específico, mas por norma, Intel tem excelente compatibilidade com Linux. Tens que ver que entrada tens disponível no teu computador (pode ser PCI ou M.2)

Eu tenho uma Intel 8260. Ao início tinha problemas porque a comprei na altura em que saiu. Agora zero problemas tanto em WiFi como em Bluetooth (com headset e rato ao mesmo tempo). Acho que os novos kernels tambem estão muito melhores, o que ajuda
 
Última edição:
Back
Topo