Distro para portatil

lammer.pt

Power Member
Bem, uma vez que no meu laptop ha varios users no win, tou a pensar meter-lhe linux para correr menos riscos de me darem cabo dos trabalhos.

Qual é a distro mais laptop-friendly? (ie, compatibilidades c hardware, power-saving etc..)

é um toshiba m30-861 salvo erro (centrino 1.6, wireless 802.11b intel, geforce fx5200go etc)

dou preferencia a um debian/gentoo based :P (apt-get makes my day)
 
apt-get install build-essencial, no ubuntu e tens logo compiladores, queres algo mais do que compiladores que estejam em falta apt-get make your day.
 
Em termos de suporte de hardware talvez o SuSE mas não é debian based.
Gentoo é o que se sabe:D Nunca instalei essa coisa. Estou á espera do RR4 final.

Estou de acordo com o tuaregue. apt-get e o mundo é nosso:)
 
lammer.pt disse:
debian puro e duro no lap cheira-me a muito hacking para ficar a funcionar sem falhas :\

?
Cheira-te mal.
Instalei debian num powerbook e ficou tudo a funcionar em condições. E acredita que isso é mais difícil do que instalar num x86 ;)

Instala que vais ver que é na boa.
Se não experimentares nunca saberás. O installer é o mm do ubuntu (ou melhor, o do ubuntu é que é o mesmo do do debian - d-i) e depois é só fazeres apt-get dos pacotes que precisas (caso optes por instalar apenas o sistema base).
Se quiseres procura no tuxmobil.org se tá lá alguma coisa com debian para o teu portátil.

Se precisares de alguma coisa, pergunta aqui que o pessoal dá uma mãozinha ;)
 
Olha para a minha sig :P

No entanto, sinceramente cada vez gosto menos da mentalidade do patrick.
Na proxima vez que formatar o portátil (o que não deve acontecer nos tempos mais próximos) não me parece que volte a pôr slack.
 
pronto, experimentei o ubuntu 5.04 no laptop (livecd, tinha aqui um molhe) e tá mt melhor do q esperava em termos de suporte ao hard (e como no laptop a minha prioridade é ter um SO separado do resto do povo cá de casa - unlike the desktop, vai servir).

Há alguma cena como o controle de energia da toshiba? I mean, uma app para controlar a vel do cpu e essas mariquices todas pra poupar bateria :|

thanks
 
Pah, um exemplo assim rápido é a decisão dele de retirar o Gnome da Tree.
O facto de ele querer manter o slack practicamente sozinho faz com que a distro já não tenha uma evolução (a não ser o update de pacotes) decente há uns quantos anos. Enquanto que em todas as outras distros do mundo linux, se está a evoluir a olhos vistos, com novos instaladores, mais simples, com integração de diversos pacotes com apps mais "eye-candy" e simples, os pacotes do slack são quase sempre os mesmos, só que actualizados.
O retirar o gnome da tree para mim foi escandaloso.

PS: desculpa só respoder agora, mas tenho estado um pouco ausente ... De qualquer forma podemos continuar o debate :P
 
LOL, no prob. Na boa =D

Eu sou completamente lerdo no que toca a linux, mas o meu irmao mais velho ja andou a mexer no slack, e desde ai q fiquei com aquele de q slack era uma boa distro. tipo, se queres aprender *nix puro e duro, e pegar o touro (neste caso pinguim ;p) de frente e ir logo por maos ao trabalho, pq sei q esta distro, e quase tudo configuravel, mas por edicao de conf ou la o q é. tipo, axo melhor do q ter a papinha quase toda feita, e so ter de mexer uma palha ou duas, e tipo windows, faz tudo por ti. n aprendes grande coisa. É por estas e por outras q tenho o slack em boa consideracao. boa distro, mt estavel, e em q aprendes mm (ou es obrigado a aprender ;P)
mas isto td falando "decor" (?) pq nunca experimentei. o unico q experimentei foi red hat 8, ve la o tempo :p
agora contrariando o q penso, tava a pensar por no meu portatil uma desdas distro: Ubunto (q vai contra o q eu disse da aprendisagem ;P), slack, debian ou gentoo
=)

(o post ficou mt confuso? e q tou paqui a despejar ideias, so isso. n sei se ficou compreensivel :P o sono n ajuda)
 
Não estou a dizer que o slack é mau. Só estou a dizer que já podia estar muito melhor.

Sinceramenta, aconselhava-te uma distro baseada em debian (se não tiveres "medo" de ter de andar a resolver possíveis problemas, instala mm debian e caga no ubuntu).
O gentoo, só se fores um maníaco do desempenho, mas isso sou que eu acho (não posso com gentoo). Como sabes, isto é tudo muito relativo.
 
sim, isso da relatividade sei mm mt bem. tou a uns anos para me decidir por uma distro e ainda n consegui ;p LOLOL

sim prodg, conta lá pq ;p é mais cenas para eu saber
xtr3me, o q consideras medo de resolver problemas?
 
Back
Topo