Distro para portatil

Assim de repente, ha pelo menos estas vantagens em escolher Gentoo:

1 - Customização
2 - Performance
3 - USE flags
4 - Portage
5 - Nada de probs com as dependencias :P
 
desculpa la o noob e diz la o k sao use flags sff lol, sorry

o portage e do tipo de apt-get (ou la como se chama) ??? ou nada a ver?
 
Quando digo medo de resolver problemas é no sentido de se calhar com debian, não fica logo tudo configuradinho. Tens de pôr aceleração 3d à pata, podes ter de recompilar kernel para pores módulos que precisas, etc. Se não tens probs com a possibilidade de teres trabalho com algumas coisas, debian é bom!
 
El_UnO disse:
Assim de repente, ha pelo menos estas vantagens em escolher Gentoo:

1 - Customização
2 - Performance
3 - USE flags
4 - Portage
5 - Nada de probs com as dependencias :P

1 - A maior parte das boas distros permite personalização. Se para ti personalização é escolheres o que queres e não queres instalar.

2 e 3 - Performance e Use flags é a mm coisa, pois são as USE flags que te permitem optimizar a compilação por forma a aumentar a performance. Quanto a isso sim, é indiscutível a vantagem do gentoo.

4 e 5 - Tens o apt-get do debian e o CVSUP do freebsd que fazem mais ou menos a mesma coisa, e também resolvem automáticamente as dependências (aliás a portage é inspirada nestes dois outros sistemas de gestão de pacotes).
 
xtr3me disse:
2 e 3 - Performance e Use flags é a mm coisa, pois são as USE flags que te permitem optimizar a compilação por forma a aumentar a performance. Quanto a isso sim, é indiscutível a vantagem do gentoo.
Não é bem a mesma coisa. As USE Flags permitem-te escolher quais as opções com as quais compilas os programas - activar ou desactivar suporte para mp3 num leitor de áudio, por exemplo. As CFLAGS, que são argumentos para o compilador, é que alteram substancialmente a performance dos programas, já que estes passam a ser compilados exactamente para a tua máquina, com os tweaks que quiseres.

Hige disse:
o portage e do tipo de apt-get (ou la como se chama) ??? ou nada a ver?
São funções semelhantes, mas com paradigmas diferentes. Apt-get utiliza pacotes binários, o que confere maior rapidez na instalação (pois os programas são pré-compilados) mas menor flexibilidade na configuração dos mesmos. Portage implica que, na maioria dos casos, os programas sejam compilados durante a instalação (demora mais, portanto), mas sendo possível a configuração exactamente como tu queres. Há também um aumento na performance, já que os programas são compilados para a máquina em questão e não com um conjunto de flags gerais (este argumento já dá azo a alguma discussão :P).

No geral, o que interessa é que usem a distro com a qual se sentem mais confortáveis :)
 
PrOdG disse:
São funções semelhantes, mas com paradigmas diferentes. Apt-get utiliza pacotes binários, o que confere maior rapidez na instalação (pois os programas são pré-compilados) mas menor flexibilidade na configuração dos mesmos. Portage implica que, na maioria dos casos, os programas sejam compilados durante a instalação (demora mais, portanto), mas sendo possível a configuração exactamente como tu queres. Há também um aumento na performance, já que os programas são compilados para a máquina em questão e não com um conjunto de flags gerais (este argumento já dá azo a alguma discussão :P).

No geral, o que interessa é que usem a distro com a qual se sentem mais confortáveis :)

Mas no apt-get também podes utilizar sources e instalar os pacotes como no gentoo.
 
PrOdG disse:
Não é bem a mesma coisa. As USE Flags permitem-te escolher quais as opções com as quais compilas os programas - activar ou desactivar suporte para mp3 num leitor de áudio, por exemplo. As CFLAGS, que são argumentos para o compilador, é que alteram substancialmente a performance dos programas, já que estes passam a ser compilados exactamente para a tua máquina, com os tweaks que quiseres.

Tens razão. Fiz confusão :(
Sorry ...
 
agora quem ficou confuso fui eu.

Porra, tenho mm de ler um livro sobre linux. aproveitar agora no inicio do semestre
algum oreferido por vossas excelencias? alguma dica?

cumps
mega_neo
 
xtr3me disse:
Tens razão. Fiz confusão :(
Sorry ...
No problemo, estamos cá é para tirar dúvidas uns aos outros ;)

Hige disse:
Porra, tenho mm de ler um livro sobre linux. aproveitar agora no inicio do semestre
algum oreferido por vossas excelencias? alguma dica?
Se queres a minha opinião, esquece o livro. Instala uma distro e vai experimentando, instala programas, compila, etc. Vais-te deparar de certeza com problemas, tenta resolvê-los lendo sobre isso na net (e perguntando aqui). Na minha opinião é bem mais fácil e proveitoso do que estar a ler um livro de propósito.
 
PrOdG disse:
Se queres a minha opinião, esquece o livro. Instala uma distro e vai experimentando, instala programas, compila, etc. Vais-te deparar de certeza com problemas, tenta resolvê-los lendo sobre isso na net (e perguntando aqui). Na minha opinião é bem mais fácil e proveitoso do que estar a ler um livro de propósito.

Concordo completamente. A não ser que sejam livros mais específicos/técnicos, por exemplo na área de segurança ou assim, esquece os livros (mesmo nesta área há grandes papers na net, sem ser necessário para isso comprar um livro e pagar exageradamente).
 
eu qd disse arranjar n me referia a comprar, se e q me faco entender ;p LOL

mas e q n percebo nada de expressoes tecnicas, n sei como se compila nem o porque, n sei o q e preciso fazer nem quais flags se usam.
tou mm mt verde nessas cenas, qd n digo semente mm ;p LOL

era so por isso
 
Hige disse:
eu qd disse arranjar n me referia a comprar, se e q me faco entender ;p LOL

mas e q n percebo nada de expressoes tecnicas, n sei como se compila nem o porque, n sei o q e preciso fazer nem quais flags se usam.
tou mm mt verde nessas cenas, qd n digo semente mm ;p LOL

era so por isso

Tens de ir vendo as coisas conforme vais precisando. Se agora precisas de compilar, vês na net o que é preciso para tal (não faltam guias na net sobre isso). Depois precisas de aceleração 3d, vês o que é preciso, etc.

Os livros não te diziam nada que os tutoriais da net não digam ;)
 
Hige podias experimentar instalar o Gentoo. Se seguires o Handbook é fácil e aprendes muita coisa. Depois podes pesquisar no forum deles, no Google e finalmente nos livros para aprenderes mais.
Mas se achares que é demasiado, então instala outra distro que dê menos trabalho como por exemplo Ubuntu e quando começarem a surgir problemas ou dificuldades e tiveres que pesquisar para resolver esses problemas começas a aprender.
Acho que é mais fácil começares a experimentar qq coisa, do que tentares aprender com livros. Se o problema é teres de instalar, experimenta com o vmware.
Existe um tutorial no forum.
 
Back
Topo