Distro para server

tmafcerqueira

Power Member
Boas,
Quero fazer um fileserver ca em casa, so que nao me consigo decidir na distro a meter. Se o arch nao fosse tao actualizado, sempre com o software e kernel mais recente, nem sequer pensava 2 vezes, mas assim nao da... Nunca tive problemas, mas tenho mais probabilidades de os ter do que usando debian stable.
O ideal mesmo era um slackware com suporte para 64bits e package manager decente:002:
Ja pensei em :
-Slackware, mas nao posso porque nao ha suporte para x86_64, so em ports do slackware.
-Debian Stable, mas tenho medo que venha com serviços que nao me interessam e depois tenha que os desactivar todos um a um
-openSuse, mas nao conheço o ritmo de actualizaçoes e tb tenho medo que seja preciso desactivar muita coisa à mao
-Gentoo, mas tem o mesmo problema que o arch
-CentOS, mas nao conheço. So sei que é uma copia do RHED

Desde ja agradecido
 
Pera lááááá. Estas a falar de servers e poes de parte Debian? lol.
Sacas a netinstall do Etch (ou esperas até sair o Lenny) e instalas o que quiseres. Problem solved.
 
Pera lááááá. Estas a falar de servers e poes de parte Debian? lol.
Sacas a netinstall do Etch (ou esperas até sair o Lenny) e instalas o que quiseres. Problem solved.
LOL, eu sei ;). O problema é que mesmo assim acho que vem com coisas que nao preciso. Ja usei o etch quando era testing e vinha com coisas que eu nao precisava (nao me recordo agora quais, mas vinha) e nem sequer DE instalei...
 
LOL, eu sei ;). O problema é que mesmo assim acho que vem com coisas que nao preciso. Ja usei o etch quando era testing e vinha com coisas que eu nao precisava (nao me recordo agora quais, mas vinha) e nem sequer DE instalei...


Com debian podes muito bem instalar apenas o essencial de depois meteres apenas os serviços que queres......

Cumps
 
Há cerca de um mês instalei o Debian Stable num PC que está a servir de servidor, um bocado media center e a fazer umas coisas menos legais. Reiniciei uma vez quando acabei instalar, actualizar e instalar os drivers da nVidia e nunca mais o reiniciei.
Código:
$ uptime
23:21:13 up 34 days,  7:15,  2 users,  load average: 0.05, 0.03, 0.02
Com tudo parado e GNOME/Xorg/GDM desligados, usa cerca de 40MB de RAM se não estou em erro. Segundo o log do vmstat, nunca usou o swap. O PC tem 1GB de RAM. Está como no momento em que acabei a instalação.
 
Confesso que me inclino mais para debian stable. So por curiosidade, ja que o meu pc vai servir para o mesmo, para alem de file server, que software é que estas a usar para as coisas menos legais? amuled? E para torrents?
 
Confesso que me inclino mais para debian stable. So por curiosidade, ja que o meu pc vai servir para o mesmo, para alem de file server, que software é que estas a usar para as coisas menos legais? amuled? E para torrents?

Para BitTorrent minha opção não é a mais leve de todas em si, mas como permite ter o Desktop Environment desligado acaba por ficar mais leve. É o TorrentFlux, um gestor web-based que funciona sobre o Bit Tornado. Usar isso implica teres Apache, PHP e MySQL instalados. Além de BitTorrent não uso mais nada, P2P-wise.
 
Vou exprimentar debian, tentar remover o desnecessario ao maximo. É que para o que vejo é de facto a melhor opçao... Slack nao da a nao ser que eu queira usar 32bits. arch e gentoo sao demasiado actualizados para um servidor, penso que opensuse e fedora é a mesma historia. CentOS nunca tive na mao, nunca ouvi falar muito dele.

PS:So agora é que reparei que tas a teclar do outro lado da fronteira:004:. Tou na brincadeira ;)
 
É pá... vou levar na tola. Ubuntu 8.04.1 LTS (por ser a LTS deve estar relativamente estável e há-de ser estabilizada com o tempo). Se não activares os backports e os proposeds não vais ter muitos updates para fazer. Além disso tens o CD Server e ainda um, que deve ser mais para o estilo que queres, que é tipo Net Install. Penso que dê só para activar o que queiras ;).

https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD
 
Última edição:
Ninguem me garante que ao fazer updates de mes a mes nao tenha saido uma versao do xorg ou do kernel com algum erro fenomenal e que me va dar problemas do arco da velha ;). À stable do debian so passam pacotes depois de terem estado muito tempo na testing e que por sua vez so passam a testing depois de algumas semanas na unstable.
 
Ninguem me garante que ao fazer updates de mes a mes nao tenha saido uma versao do xorg ou do kernel com algum erro fenomenal e que me va dar problemas do arco da velha ;). À stable do debian so passam pacotes depois de terem estado muito tempo na testing e que por sua vez so passam a testing depois de algumas semanas na unstable.


Podias era ir já para a testing actual. Já está quase a sair a release por isso já deve ser bastante rock solid. Ao menos depois ficavas logo com a Stable mais recente ;)
 
Yap penso que ate esta frozen (não tem saido pacotes com mudanças de versão) e tudo.

Em vez de meteres repositorios Testing metes Lenny
Assim quando o lenny for a stable continuas na stable
 
Confesso que me inclino mais para debian stable. So por curiosidade, ja que o meu pc vai servir para o mesmo, para alem de file server, que software é que estas a usar para as coisas menos legais? amuled? E para torrents?

Para torrents e mula sugiro o mldonkey. Tens suporte para vários protocolos e podes aceder via gui, telnet e web. 5 estrelas. :D

Para torrents apenas sugiro o rtorrent. É excelente em conjunto com o screen.
 
Back
Topo