1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro para server

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por hellaxe, 24 de Maio de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1014)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

A minha questão é simples, ou talvez não:

- Qual a distro que deveria escolher para um server de uma pequena rede de máquinas (digamos 10 máquinas)?
    Os serviços são os habituais: Apache, e-mail, FTP, internet, firewall e filtro de spam, squid, SQL.

É que já li algumas coisas e estou dividido: por um lado a simplicidade do apt-get do Debian é impec e eu estou habituado ao Ubuntu, por outro lado já li que Slackware é melhor e então vem o Gentoo que ainda não me dei ao trabalho de tentar instalar.

Já agora alguém instalou o Ubuntu server?

Deêm-me as vossas opiniões e experiências mas não comecem com a guerra de distros please:x2:

2. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

Podes encontrar relatos e experiencias com o Ubuntu Server na secção "Ubuntu Server" no ubuntuforums

Aconselho Fedora, mas se quiseres um sistema mais leve, experimenta Debian ou Slack (Quando é que vem a versão 11? :( )

3. Boas,
    eu ia pelo Debian se fosse a ti, ainda para mais já estás meio habituado como dizes ao Ubuntu, mas é claro se quiseres perder(investir) tempo aposta em Gentoo. Vai dar-te muita luta... vais puxar cabelos... mas no final dás o tempo por muito bem empregue. Vais ter o sistema mais adequado à máquina que tiveres e pelo meio aprendeste muito.
    Se ainda assim estiveres indeciso adiciona mais um às tuas dúvidas:
    CentOS.

4. Sandman

Sandman Power Member

Fedora Core 5 ou CentOS 4.2 (um clone do Red Hat Enterprise Linux 4).

5. xtr3me

xtr3me Power Member

Para servidor não tenho dúvidas em recomendar o Debian Sarge (stable, portanto).
    Grande estabilidade, pacotes já exaustivamente testados e com garantia de não causarem crashes no sistema, muito configurável (apesar de isto não ser uma característica exclusiva do debian), recorre ao apt-get para fazer a gestão de pacotes, etc.

6. Prodigy

Prodigy Suspenso

Para os serviços que tu queres, aconselho Fedora Core 5.

7. TuxBoss

TuxBoss Power Member

RHEL (se for uma maquina comercial de alta importancia) ou Debian se for uma coisa que não seja mission-critical

8. hellaxe

hellaxe Power Member

O CentOS como é RHEL based ou clone pode ser equiparado?

9. xupetas

xupetas Banido

CentOS ou entao Suse

10. TuxBoss

TuxBoss Power Member

A principal vantagem do RHEL é o suporte técnico aka "responsabilidade alheia", portanto não é comparável.

11. madskaddie

madskaddie Power Member

Com este parece que a segurança está garantida (será? dizem que é o topo e para as ditas necessidades serve muito bem)... mas é preciso re-aprender coisas (fazer um map de conhecimentos, que as coisas não são bem iguais ao linux)

Se estás habituado ao apt-get (Debian, Ubuntu, etc), o meu conselho é manteres-te com este, provavelmente o melhor gestor de pacotes alguma vez feito (esta é simplesmente a minha opinião).

O gentoo, ao contrário do que é dito é muito simples e tem mega repertório de documentação, mas estar a compilar cada pacote leva o seu tempo.

12. xupetas

xupetas Banido

Empresarial de produção? oh welll :roll:

Partilhar esta Página