Distro para server

hellaxe

Power Member
A minha questão é simples, ou talvez não:

- Qual a distro que deveria escolher para um server de uma pequena rede de máquinas (digamos 10 máquinas)?
Os serviços são os habituais: Apache, e-mail, FTP, internet, firewall e filtro de spam, squid, SQL.

É que já li algumas coisas e estou dividido: por um lado a simplicidade do apt-get do Debian é impec e eu estou habituado ao Ubuntu, por outro lado já li que Slackware é melhor e então vem o Gentoo que ainda não me dei ao trabalho de tentar instalar.

Já agora alguém instalou o Ubuntu server?


Deêm-me as vossas opiniões e experiências mas não comecem com a guerra de distros please:x2:
 
Podes encontrar relatos e experiencias com o Ubuntu Server na secção "Ubuntu Server" no ubuntuforums

Aconselho Fedora, mas se quiseres um sistema mais leve, experimenta Debian ou Slack (Quando é que vem a versão 11? :( )
 
Boas,
eu ia pelo Debian se fosse a ti, ainda para mais já estás meio habituado como dizes ao Ubuntu, mas é claro se quiseres perder(investir) tempo aposta em Gentoo. Vai dar-te muita luta... vais puxar cabelos... mas no final dás o tempo por muito bem empregue. Vais ter o sistema mais adequado à máquina que tiveres e pelo meio aprendeste muito.
Se ainda assim estiveres indeciso adiciona mais um às tuas dúvidas:
CentOS.
 
Para servidor não tenho dúvidas em recomendar o Debian Sarge (stable, portanto).
Grande estabilidade, pacotes já exaustivamente testados e com garantia de não causarem crashes no sistema, muito configurável (apesar de isto não ser uma característica exclusiva do debian), recorre ao apt-get para fazer a gestão de pacotes, etc.
 
sem duvida absolutamente nenhuma: OpenBSD.
Com este parece que a segurança está garantida (será? dizem que é o topo e para as ditas necessidades serve muito bem)... mas é preciso re-aprender coisas (fazer um map de conhecimentos, que as coisas não são bem iguais ao linux)

Se estás habituado ao apt-get (Debian, Ubuntu, etc), o meu conselho é manteres-te com este, provavelmente o melhor gestor de pacotes alguma vez feito (esta é simplesmente a minha opinião).

O gentoo, ao contrário do que é dito é muito simples e tem mega repertório de documentação, mas estar a compilar cada pacote leva o seu tempo.
 
Back
Topo