Distro Para Servidor - HELP

Pois mas eu em *nix considermo-me um utilizador mediano... e isso de só ter consola pode assustar um pouco.

Estou mesmo muito inclinado para o Slackware... mas tambem me agradava o desafio de ter tudo apenas por consola mas sempre com a possibilidade de ir até um ambiente gráfico caso a coisa se complicasse.

ps: obrigado a todos pela ajuda que têm dado... agora percebo o porque do *nix avançarem a passos largos ;-)
Nem precisas de te preocupar com o facto de so ter consola! Após fazeres a instalação nem precisas de voltar a mexer na máquina. Para além de teres acesso por SSH out-of-the-box, tens ainda uma pagina tipo webmin, que te permite controlar todos os serviços da máquina, facilitando-te imenso a vida. Por isso disse que se não quiseres ter grandes problemas com configurações, e comandos atras de comandos, aconselho-te mesmo esta distro. Para mais informações vai até http://www.clarkconnect.com e tens lá uns screens ;)
 
se for uma cena para teres em casa e que precise mais de velocidade do que de estabilidade, archlinux; se for ao contrario, debian :)
 
Sim é para ter em casa... só mesmo para aventuras no LINUX nao campo de servidores.. no campo de servidores em windows domino bastante bem a coisa, mas como se sabe em windows "a papinha está toda feita"...
 
Slackware-> boa mas confusão nos pacotes. Dependencias: é contigo.

La vem esta outra vez... Mas quais pacotes cum caneco? Será que o ./configure make make install custa assim tanto? Ou será que é ler os docs de instalação das aplicações que dá trabalho? Ou será apenas o facto de dar trabalho?

Eu dos poucos probs que tive a montar servers em Slack resumiu-se sempre a "omitir" a leitura de um ou outro doc. Resultado, acabei por ler os docs depois quando algo relativamente simples pura e simplesmente não funcionou...

Em compensação, dás um salto ao forum de suporte da app x pq tens um problema com a dita e tens sempre resposta. E nunca é "vai ao forum da distro que eles devem saber o que raio andaram a fazer".
 
Esta gente anda toda doida:x2:.
Para teres em casa e fácil de configurar tens o Clarkconnect que vai na versão 4.
Há aqui um tópico meio desactualizado no fórum mas o principio é o mesmo.
Usas o webconfig e tens lá tudo excepto o aMule, mas há rpm para isso.
Depois diz qq coisa
 
tmb estou com o mesmo problema.. nao sei bem k distro escolher, mas o meu problema é na instalação da mesma.. ja tentei com ubuntu e da-me um erro k referi aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=158963

depois saquei suse e aquilo da-me erro de pacotes em varios cd's e a instalação não continua...

instalei então freebsd e assustei-me pq aquilo é so por linha de comandos.. tentei chamar o kde mas nada aconteceu.. e os comandos são diferentes dos de linux....

agora não tenho nada instalado :(
 
instalei então freebsd e assustei-me pq aquilo é so por linha de comandos.. tentei chamar o kde mas nada aconteceu.. e os comandos são diferentes dos de linux....


Tinham de ser diferentes... o linux usa os utilitários da FSF daí a badalada história do GNU/Linux (por causa da GPL). O freeBSD usa uma implementação dos mesmos distinta que foVer Antesi publicada com licença BSD. Inclusive estes devem ser até mais velhos...

Anyway, o instalador do Debian tem lá uma opção pouco intuitiva para o RAID: fazes as particoes e escolhes o ponto de montagem para fazer RAID. No menu principal (onde as particoes estao listadas) aparecem as opcoes do RAID...
Tens a certeza que a controlador SCSI é suportada?
 
Hoje um colega meu do departamento de engenharia do DEI (Docente) disse que me aconselhava o qualquer coisa que se fosse BSD (freebbsd) pois disse que era instalar e esquecer...
 
Tinham de ser diferentes... o linux usa os utilitários da FSF daí a badalada história do GNU/Linux (por causa da GPL). O freeBSD usa uma implementação dos mesmos distinta que foVer Antesi publicada com licença BSD. Inclusive estes devem ser até mais velhos...

Anyway, o instalador do Debian tem lá uma opção pouco intuitiva para o RAID: fazes as particoes e escolhes o ponto de montagem para fazer RAID. No menu principal (onde as particoes estao listadas) aparecem as opcoes do RAID...
Tens a certeza que a controlador SCSI é suportada?


vou experimentar instalar debian, nao sei se o controlador scsi é suportado, so sei k em BSD instalou tudo na boa, so k a cena de comandos é mesmo marada...

Se ao menos tivesse maneira de chamar o ambiente grafico em bsd, podia pelo menos tentar ficar com bsd...


Quanto ao debian, vou tentar mais uma vez, as agora mesmo em debian e nao em ubuntu.. ja experimentei em suse, mas empanca o cd a meio da instalação>(
 
vou experimentar instalar debian, nao sei se o controlador scsi é suportado, so sei k em BSD instalou tudo na boa, so k a cena de comandos é mesmo marada...

Se ao menos tivesse maneira de chamar o ambiente grafico em bsd, podia pelo menos tentar ficar com bsd...


Quanto ao debian, vou tentar mais uma vez, as agora mesmo em debian e nao em ubuntu.. ja experimentei em suse, mas empanca o cd a meio da instalação>(


De qualquer forma os *BSD têm óptima documentação. Deve ser chato instalar o X, tal como é no slackware (se não o instalarmos no processo de instalação inicial)... Pelo menos quando o testei, não tinha resolução de dependências e o X+KDE, têm MUITAS!
 
Hoje um colega meu do departamento de engenharia do DEI (Docente) disse que me aconselhava o qualquer coisa que se fosse BSD (freebbsd) pois disse que era instalar e esquecer...
Mas isso é o que te têm estado a dizer sobre o ClarkConnect :P Olha o post do Black_Gamer, ele até já referiu isso :P

Nem precisas de te preocupar com o facto de so ter consola! Após fazeres a instalação nem precisas de voltar a mexer na máquina. Para além de teres acesso por SSH out-of-the-box, tens ainda uma pagina tipo webmin, que te permite controlar todos os serviços da máquina, facilitando-te imenso a vida. Por isso disse que se não quiseres ter grandes problemas com configurações, e comandos atras de comandos, aconselho-te mesmo esta distro. Para mais informações vai até http://www.clarkconnect.com e tens lá uns screens ;)

abraços, HecKel
 
para os interessados, fica uma leviana comparação (não é um freebsd vs linux, mas sim uma coisa mais educativa :) )

http://www.freesoftwaremagazine.com/articles/comparing_linux_and_freebsd?page=0,0


Conclusão:
Conclusion

FreeBSD and GNU/Linux are two great options: choosing one or the other depends on many factors. Usually FreeBSD is used as a web server: companies like Yahoo! or Sony Japan trust FreeBSD to run their internet portals; on the desktop GNU/Linux wins this battle, but GNU/Linux is used on many web servers as well. Users will find if they are familiar with traditional UNIX systems they can use either without many problems. FreeBSD and Linux: a gift of quality, robustness, security and stability from the free software community to the world of operating systems.
 
Bem este fim de semana se tiver um tempinho vou começar a tratar do servidor, numa primeira fase vou ver como se porta então com o SLACKWARE, uma das coisas que me agrada é poder integrar firewall na máquina e tambem ter acesso á maior parte da config via Pagina WEB, agora espero mesmo que seja SET IT and FORGET IT, mas isso logo se vê.

Algum do material do Home server tambem foi alterado...

Neste momentotudo está:

p3 @ 1ghz
2*512mb sdr 133
80Gb Sistema
200Gb Dados
placa grafica geforce mx400 64mb agp
som onboard
2 placas de rede 10/100
Teclado e rato
monitor 15" crt
ligação DSL modem speedtouch 516v6 - (Vai ficar com DMZ configurada para a 1ª NIC)
Ligação a router Linksys wrt54GL (com firmware ddwrt) vai ficar em modo AP para wireless e as portas LAN ligam ao switch que faz distribuição para as tomadas de rede da Casa.

vamos ver se isto se aguenta...

agora falta comprar um armario pequeno para meter la dentro a tralha... e vamos ver se isto aguenta...
 
uma das coisas que me agrada é poder integrar firewall na máquina e tambem ter acesso á maior parte da config via Pagina WEB, agora espero mesmo que seja SET IT and FORGET IT, mas isso logo se vê.

??? Isso não me parece Slack.... FW obviamente que já trás, netfilter é builtin, podes é precisar de um frontend. Agora admin via página web??? Tens realmente o webmin, mas não me lembro que seja venha instalado e muito menos por defeito.

p.s. Se realmente vais usar Slack, dá muito jeito teres só uma placa de rede durante o install e meteres e configurares a 2º pós install à mão.
 
Só para dizer ao pessoal que o server está ROCKSTABLE com clarkconnect, está muito bom... já com várias paginas pessoais e Vhosts, faz ainda de Mail server na rede FTP server (samba) e backup server. Estou maravilhado com esta distro em Linux...:-D:-D
 
Só para dizer ao pessoal que o server está ROCKSTABLE com clarkconnect, está muito bom... já com várias paginas pessoais e Vhosts, faz ainda de Mail server na rede FTP server (samba) e backup server. Estou maravilhado com esta distro em Linux...:-D:-D
I told u! :) Para servidores caseiros não há melhor ;)
 
desculpem estar a reavivar o topico , mas estou com o mesmo problema ,
motei uma maquina para web video server \ media center para fazer companhia ao mac mas nao sei que distro usar , so que no meu caso tenho um pouco mais de recurso , é um amd be2300 com 2 gb@800mhz , tb tem uma placa de tv :P eu procurava um distro que me premitisse contruir o server mas muito user friendly que nunca trabalhei isto , e claro tem de ter gui que eu so com comandos bem que morro , ja fiz o download de uns 5 diferentes ja estou comfuso como tudo
 
desculpem estar a reavivar o topico , mas estou com o mesmo problema ,
motei uma maquina para web video server \ media center para fazer companhia ao mac mas nao sei que distro usar , so que no meu caso tenho um pouco mais de recurso , é um amd be2300 com 2 gb@800mhz , tb tem uma placa de tv :P eu procurava um distro que me premitisse contruir o server mas muito user friendly que nunca trabalhei isto , e claro tem de ter gui que eu so com comandos bem que morro , ja fiz o download de uns 5 diferentes ja estou comfuso como tudo

Mete-lhe o ubuntu.
Vai correr na boa, detecta-te o hardware quase todo out-of-the-box e aínda tens o apt (gestor de pacotes) para depois instalares e desinstalares aplicações que necessites de forma fácil.
 
Back
Topo