1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro para servidor

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por metRo_, 31 de Julho de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 714)

1. metRo_

metRo_ Power Member

Olá,
    Vou ter um pc num escritório a fazer de servidor para vários utilizadores armazenarem ficheiros e também para ter online uma página muito básica.
    Em relação ao pc estou a discutir isso aqui http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=457723
    Agora a minha duvida vem em relação ao SO a utilizar. Queria optar por linux para reduzir custos.

As minhas duvidas são:

1) Os vários computadores que vão colocar ali ficheiros e partilhar ficheiros entre eles vão utilizar windows, é facil esta configuração?

2) Estava a pensar depois ser possivel aceder a estes ficheiros fora do escritório, a nível de segurança o que seria necessário, uma ligação VPN?

3) Para estas características que distro usar? Eu estou +- habituado a ubuntu.

2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Recomendo usares o Ebox-Plataform. http://ebox-platform.com/

Por baixo é Ubuntu Hardy Server e é o que uso hoje em dia em vários Clientes.

Tem uma interface Web para configurares tudo, desde utilizadores até partilhas de pastas, ficheiros, impressoras etc.

Permite tudo o que pediste.

sim, a recomendação é com o Ebox configurares uma VPN e acederes de fora. Tens é de actualizar a tua ligação para ter um bom upload para não ficares na eternidade a espera dos files.

3. metRo_

metRo_ Power Member

Obrigado, vou dar uma vista de olhos.
    Problemas em relação a drivers e assim não há? Tipo no ubuntu ele detecta logo tudo, como esta é baseada em ubuntu também não deve ter problemas.

4. iGama

exacto. Até podes instalar os pacotes do Ebox numa instalação ubuntu já feita.

A vantagem é que eles já têm um .iso pronto a usar com tudo.

5. metRo_

metRo_ Power Member

No installation guide, http://trac.ebox-platform.com/wiki/Document/Documentation/InstallationGuide, tem eBox Platform Installer e depois tem eBox Platform 1.2 packages. Se eu instalar o eBox Platform Installer ele trás o ubuntu mais o eBox com todos os packages ou depois tenho que instalar os packages à parte? Ou estes packages é para quem já tem ubuntu e só quer instalar os packages?

Outra coisa, só começei a usar ubuntu no pc cá de casa quando saiu o ultima versão pois toda a gente dizia que deixou de ter problemas com drives, etc. Visto que pelo percebi ele traz Ubuntu Server 8.04 não vou ter problemas com drives nem nada certo?

De qualquer das maneiras obrigado, usas a documentação que tem lá no site ou tens outra que aconselhes?

6. iGama

Se instalares pelo ISO deles já vens com os pacotes todos. Se usares o repositório tens de instalar.

Se estamos a falar de Servidor não é preciso mt drivers xptos e recentes, pk provavelmente é gráfica onboard, e só vai ser acedido remotamente, logo a versão 8.04 LTS é a ideial para isso.

A documentação deles é boa :) e se por alguma razão não conseguires configurar o que queres com a Interface deles, podes ser ir pelo modo tradicional, via consola e ver outra documentação.

7. metRo_

metRo_ Power Member

Obrigado por tudo :)

Partilhar esta Página