Distros linux mais usadas em empresas

Jekkaman

Power Member
Supondo que quero começar a estudar distros mais usadas para poder deserascar-me melhor caso alguma empresa necessite que eu faça manutençao em linux,basta estudar por exemplo red hat ou vária muito de distro para distro?Sei pouca coisa acerca de linux e quando procuro emprego na minha área reparo que por vezes pedem experiencia relativamente em linux,por isso queria estar preparado.
Opiniões?

Obrigado.
 
oi jekkaman

bom em relação á tua pergunta , eu penso que red hat , suse enterprise , e também debian
acho que são básicamente estas as mais usadas em empresas mas também se vê muito centOS
que é red hat mas livre, e pouco mais sei sobre o assunto. espero ter ajudado.

até+

ckt1g3r
 
kd se fala em experiencia em linux (falo por mim) não é relativamente a nenhuma distro mas sim a ter conhecimentos do SO em si visto que a maior parte das coisas ser igual em todas as distros. Por isso escolhe a distro k mais te interessar e usa.
 
kd se fala em experiencia em linux (falo por mim) não é relativamente a nenhuma distro mas sim a ter conhecimentos do SO em si visto que a maior parte das coisas ser igual em todas as distros. Por isso escolhe a distro k mais te interessar e usa.

na... tas enganado.
mtas distros não utilizam o standart rpm para as empresas.....


... utiliza versões que suportem RPM tipo suse ou rh ou centos
 
as diferenças também nao serao so a nivel de pacotes... mas tambem na propria estrutura do sistema de ficheiros, localizacao de ficheiros de configuracao etc...
 
Aqui na minha empresa, estamos a utilizar o Puppy Linux, muito rapido, e fiavel, e vem com muitas ferramentas de gestão, contactos, agenda, expense manager, etc.

Funciona bem com as impressoras, e tambem não nos dá quaisquer problemas com o OpenOffice.

Como não exige muito das maquinas permite-nos manter os Pentium III a funcionar á vontade.

Até temos o nosso servidor de intranet a bombar em cima dele.
 
mtas distros não utilizam o standart rpm para as empresas
O standard RPM é uma falácia. Advém do facto de, há uns anos atrás a Red Hat ser a distro da moda. Por exemplo, o formato de pacotes da Debian é superior ao formato RPM, mas como não teve a hype que teve a Red Hat, não se tornou o standard. Não me admiraria que, dada a distribuição da moda actual ser o Ubuntu, que o formato standard venha a ser o deb.

Isto para dizer que esse standard de pacotes vale, na prática, nada.
Das distros que conheço, todas 'comem' pacotes em formato RPM - convertendo-os para os seus próprios formatos. No Slackware tens o rpm2tgz, na Debian tens o 'alien'.

Supondo que quero começar a estudar distros mais usadas para poder deserascar-me melhor caso alguma empresa necessite que eu faça manutençao em linux,basta estudar por exemplo red hat ou vária muito de distro para distro?
Não deves 'estudar distros'. Deves estudar *NIX. Isto se queres entrar no mercado da administração de sistemas *NIX.

Um ditado antigo dizia: "If you know Red Hat, you know Red Hat. If you know Slackware, you know Linux!". Se isto é ou não verdade, pode ser o ponto de partida para o teu estudo ;-)
 
O standard RPM é uma falácia. Advém do facto de, há uns anos atrás a Red Hat ser a distro da moda. Por exemplo, o formato de pacotes da Debian é superior ao formato RPM, mas como não teve a hype que teve a Red Hat, não se tornou o standard. Não me admiraria que, dada a distribuição da moda actual ser o Ubuntu, que o formato standard venha a ser o deb.

Isto para dizer que esse standard de pacotes vale, na prática, nada.
Das distros que conheço, todas 'comem' pacotes em formato RPM - convertendo-os para os seus próprios formatos. No Slackware tens o rpm2tgz, na Debian tens o 'alien'.


Não deves 'estudar distros'. Deves estudar *NIX. Isto se queres entrar no mercado da administração de sistemas *NIX.

Um ditado antigo dizia: "If you know Red Hat, you know Red Hat. If you know Slackware, you know Linux!". Se isto é ou não verdade, pode ser o ponto de partida para o teu estudo ;-)

HM é superior mas não é o standart.
E existe um problema mto interessante .... o suporte... as empresas querem que empresas dêem suporte. Não indivíduos...
 
Sempre podes começar por instalar e utilizar para estudo uma distro qualquer user friendly e aos poucos com a habituação passares para outras mais hardcore, assim ganhas um grande conhecimento *NIX e semprfe podes depois adaptar-te às circunstâncias, em vez de te especializares numa...
Com a diversidade só se tem a ganhar
 
E existe um problema mto interessante .... o suporte... as empresas querem que empresas dêem suporte. Não indivíduos...
Esse é que é problema de fundo: em Portugal ainda há poucas empresas a dar assistência a sistemas *NIX - existe uma lista (muito incompleta) de empresas no site da ANSOL (http://ansol.org/servicos).
Conheço alguns sysadmins que são freelancers. Quando se é bom naquilo que se faz, não ser uma empresa não é problemático. Aliás, há empresas que contratam esses freelancers (out-sourcing) para dar assistência aos seus clientes. Depende da qualidade do 'bicho' :-)
 
na... tas enganado.
mtas distros não utilizam o standart rpm para as empresas.....


... utiliza versões que suportem RPM tipo suse ou rh ou centos

as diferenças também nao serao so a nivel de pacotes... mas tambem na propria estrutura do sistema de ficheiros, localizacao de ficheiros de configuracao etc...

era mesmo aqui que eu queria xegar! para o gajo aprender a isntalar rpm's, quaisquer 5 minutos no google e ele descobre como é. Isso não é administração linux desculpa k vos diga.

Administração Linux é pegar numa máquina que tá com um serviço em baixo e analiza-la de modo a que se veja onde está o buzilis da questão, qual é o problema em si. A solução desse problema pode passar por actualizar determinado software (e ai temos entao o rpm o dep o tgz o ebuild <name it>) mas isso são coisas basicas. Descubrir o problema e depois saber como soluciona-lo é que faz de ti um admin...

E existe um problema mto interessante .... o suporte... as empresas querem que empresas dêem suporte. Não indivíduos...

mas se calhar se tiverem la um gajo que saiba mexer na xixa sai-lhes mais barato não?!
 
HM é superior mas não é o standart.
E existe um problema mto interessante .... o suporte... as empresas querem que empresas dêem suporte. Não indivíduos...
O problema nem é tanto o suporte, é mesmo a garantia e os SLA's que as empresas têm de cumprir, isso sim é que faz a diferença.

Em relação ás distros, do meu conhecimento a mais utilizada é mesmo RHEL e SuSe, não só pelo que mencionei atrás mas também pelo facto de que certas aplicações só funcionam nessas distros.
 
era mesmo aqui que eu queria xegar! para o gajo aprender a isntalar rpm's, quaisquer 5 minutos no google e ele descobre como é. Isso não é administração linux desculpa k vos diga.

Administração Linux é pegar numa máquina que tá com um serviço em baixo e analiza-la de modo a que se veja onde está o buzilis da questão, qual é o problema em si. A solução desse problema pode passar por actualizar determinado software (e ai temos entao o rpm o dep o tgz o ebuild <name it>) mas isso são coisas basicas. Descubrir o problema e depois saber como soluciona-lo é que faz de ti um admin...



mas se calhar se tiverem la um gajo que saiba mexer na xixa sai-lhes mais barato não?!

Não em termos de negócio... não...

E estou na industria a 16 anos... sei bem como funciona...
 
Esse é que é problema de fundo: em Portugal ainda há poucas empresas a dar assistência a sistemas *NIX - existe uma lista (muito incompleta) de empresas no site da ANSOL (http://ansol.org/servicos).
Conheço alguns sysadmins que são freelancers. Quando se é bom naquilo que se faz, não ser uma empresa não é problemático. Aliás, há empresas que contratam esses freelancers (out-sourcing) para dar assistência aos seus clientes. Depende da qualidade do 'bicho' :-)

O que interessam são SLA's e pouco mais... e mtas empresas nem sabem o que é isso... e as que sabem não conseguem cumprir com exigências de por exemplo de 4 horas de resolução...

E se pensarem que 4 horas é pouco e existem poucas coisa que não se resolve em 4 horas digo pra por exemplo imaginares uma estrutura com 300 ou 400 frontends em postfix com ldap que subitamente deixam de processar mail... fizeste um restart aos frontends mas continuas sem receber..... e depois é onde o azar te levar...
 
Back
Topo