Distros minimalistas [gestores de janelas *box e demais.]

Minguno

Power Member
Trago umas Distros que talvez não conheçam e se gostarem de fugir daquelas coisas que consomem muita RAM e que não permitem configuração fácil manual de interface podem ser interessantes.

Openbox-72.png


Loop Linux é uma distribuição do ramo Arch com lançamento recente de novas ISO onde destaca a versão BspwM.
Além do Bspwm tem diponivel a versão Xfce e uma Openbox.

"LoopLinux is an Arch Linux based Distribution,a rolling release fully themed and tweaked.It features the Bspwm, Xfce4 and Openbox Desktop .Easy Installation with Calamares Installer,choose Kernel,Driver,Games,Office, Sofware,etc... in Calamares and it will be installed in your future System. Thanks for installing LoopLinux !"

xfce4.jpg


Resultou-me uma distro atractiva gostei bastante do Tint2 que porta e do Openbox, pena não ser Debian porque Arch não domino.

Provavelmete alguns aqui a desconheçam e talvez queiram experimentar eu baixarei a versão Openbox para ver como está.

Deixo vídeo do canal onde pela primeira vez vi esta distro:

Xfce

Openbox-72.png


Outra é o Miyo Linux uma distro que se foca no minimalismo e nos gestores aliados Openbox ou outros.

"Miyo - is simply an acronym for "make it your own". Primarily intended for users with older hardware, MiyoLinux is a very minimal and base system that allows users the freedom to add the software and applications that they want or need without having to remove the ones that they don't want."

https://sourceforge.net/projects/miyolinux/


2018-01-20-212559_1366x768_scrot.png


Nada como um Openbox para alegrar o dia !

Openbox-72.png


Outra é o Layla OS Magnifico!

https://layla.lu/

Feb12161044.png


Ainda em fase Beta.

Openbox-72.png


Para quem gosta de Ubuntu o Gatter Linux pode dar jeito usa o Openbox e não fica mal.

Desktop.png


"Gatter Linux fast, lightweight, full customizable distrobution built around the Openbox window manager with minial applications collaction

Gatter Linux give you lot of scripts to make your time with it easier and much more fun"

https://sourceforge.net/projects/gatter-linux/

Openbox-72.png


Para quem não conhecer as mais famosas seriam o Crunchbang ++ e o Bunsenlabs, ambos projetos continuam o trabalho iniciado no antigo Crunchbang

https://crunchbangplusplus.org/oldindex.html

cbppanother.png


https://www.bunsenlabs.org/

lithium2.jpg


Se tiveres mais coloca neste tópico e vamos todos conhcendo mais e mais.
 
Vamos com outra Runtu projeto Russo com Ubuntu com base Lubuntu mas com muito Openbox e com lxpanel para quem gosta.

26c62f6f15e5a6a9dace1a54e79160e3.png


Base 20.04. do projeto Ubuntu.

Distro muito simplificada em pouco mais que 700 MB.
Consegue competir com distribuições leves como as ditas minimalistas, em arranque 320 MB de carga foi quanto obtive, suave como ela só.

Por enquanto das Ubuntu Base é a que melhor desempenho tem já que o Lubuntu aqui testado da mesma versão base anda pelos 400 MB ram carga inicial.

Podendo parecer uma distro apenas merecivel de algum olhar de soslaio temos aqui uma alternativa de peso com base Ubuntu para pcs mais modestos.

Não tem versão X86 e apenas contamos com opção 64 mas é uma opção diferente.

https://forum.runtu.org/index.php/t...HPSESSID=34f05571596cb16dfe42be32b4a447bb#new

https://runtu.org/
 
Bom tópico, pode ser que entretanto deixe cá umas contribuições.

Eu estou agora a atualizar a minha máquina com o Runtu.

Catrafada de software a baixar mas é trabalho que poupo até 2030 ficará com este, se eu não o quebrar com as minhas personalizações jeje!

Captura-de-ecr-de-2021-03-14-14-17-31.png


Alguém sabe como instalo o antigo gnome-mplayer dei conta que desapareceu dos repos, era o meu reprodutor preferido pois poda abrir 30 videos ao mesmo tempo diferentes e andava melhor que o vlc nisso.
 
Vamos com outra Runtu projeto Russo com Ubuntu com base Lubuntu mas com muito Openbox e com lxpanel para quem gosta.

26c62f6f15e5a6a9dace1a54e79160e3.png


Base 20.04. do projeto Ubuntu.

Distro muito simplificada em pouco mais que 700 MB.
Consegue competir com distribuições leves como as ditas minimalistas, em arranque 320 MB de carga foi quanto obtive, suave como ela só.

Por enquanto das Ubuntu Base é a que melhor desempenho tem já que o Lubuntu aqui testado da mesma versão base anda pelos 400 MB ram carga inicial.

Podendo parecer uma distro apenas merecivel de algum olhar de soslaio temos aqui uma alternativa de peso com base Ubuntu para pcs mais modestos.

Não tem versão X86 e apenas contamos com opção 64 mas é uma opção diferente.

https://forum.runtu.org/index.php/t...HPSESSID=34f05571596cb16dfe42be32b4a447bb#new

https://runtu.org/
boas
este runtu nao tem versao ingles pelo menos?
dado linux mint andar a chatear com freezes do rato e meu pc actual ser mais modesto (intel j3060) face ao anterior (i5 4a geracao) estou a ver alternativas mais "levezinhas"
 
O Runtu tem o site em Russo mas no boot podes selecionar o Ingles e instalar o idioma PT posteriomente na instalação.

Só que a base é a mesma - Ubuntu, o Mint também, existe probabilidade de que esse bug afete toda a linha de kernel que está em uso via Ubuntu Base e ainda ninguém a tenha corrigido.

Versão do kernel: 5.6.0-1028-oem e 5.4.0-48- Runtu.

https://sourceforge.net/projects/runtu/

Se gostares só de UBuntu é a distro com mais suporte alargado o Runtu é uma Hipótese tal como alg ainda mais leve como o Bodhi Linux, ambos Ubuntu base.

Se quando os instalares tiveres esse problema o mais certo é que aconteça o que eu referi acima e aí o truque é manter-se num Kernel anterior definindo-o como o kernel de boot primário e inicial, imagina que tens um Kernel 4.19 ou assim define-lo como boot preferencial deixando o que dá problemas em boot só por definição do usário para isso podes usar um programa chamado Grub-customizer ele é capaz de gráficamente te deixar definir isso e escrever no grub essa definição.

Outra hipótese seria ouras distros próximas Debian tens muitas uma tipo Runtu com LXDE e bem leve seria o Loc-OS Linux mas é Debian com base em Antix com LXDE com consumos reduzidos.
https://loc-os.sourceforge.io/

Podes evitar todo esse trabalho via Mint instalares um Kernel anterior e definindo-o como preferencial para boot sistema via Grub-Customizer se tiveres o tal kernel instalado e anterior ao que te dá problemas é só mesmo instalar o Grub-Customizer e definir lá o Kernel a iniciar por preferência.

Eu já visitei o tópico no fórum oficial e os usuários que te responderam parecem não encontrar solução também, mas é questão da pessoa certa ver o tópico e indagar, para mim ou é um problema indireto tipo alguma definição ligada a gestão de energia ou é necessária configuração manual num arquivo que define o uso do módulo em sistema que esse kernel usa. Mas tão pouco sei por onde lhe pegar de modo a que o método de correção seja fácil na verdade é correção e teste e isso em módulos de dispositivos é um pouquinho mais complicado e nesse teu caso seria um patch a kernel que tem esse bug com esse tipo de equipamento em concreto.
 
Última edição:
Por agora instalei lubuntu, a uns tempos experimentei bhodi por ver aqui no forum mas n gostei mt. Nao tenho particular gosto ppr ubuntu mas foi 1a experiencia q tive cm distros linux, na faculdade. Uns anos mais tarde precisava mudar SO no portatil e gostei desse Mint fiquei cm ele em todos meus pc's ate agora (cerca 3 anos). Maioritariamente por preguica experimentar novos, habituei e fiquei. Mas agora ate o principal nao foi tanto o rato tar chato é um j3060 engasgar msm cm o Mint...
Eu pensei na possibilidade continuar com problema ja andei a ver algo meio diferente, cloudready. Se lubuntu mantiver com falha no rato troco para esse. So uso pc para web e media.
Obrigado minguno
 
Em Linux a possibilidade existe sempre o problema maior que podes encontrar dada a proliferação de adaptação desse kernel a distintos tipos de arquitecturas, está até mais na parte do usuário e quanto conhecimento ele tem de uso técnico do mesmo.

Nem todos gostam de passar horas a procurar como resolver um problema com um pc, para outros é uma coisa interessante.
O problema que tu tens não sendo mecânico e portanto fisico do hardware é com toda a certeza um problema do módulo kernel tipo .ko que gere esse equipamento e bugueia nesse tipo de rato, a causa disso pode ainda assim ser outra que não o módulo e pode ser até um gestor de perfil e energia que te barra o rato e depois não o consegue reativar, é preciso neste caso alguém que tenha uma ideia de como fácilmente te transmitir um módus operandi para tu poderes fazer essa correção no kernel.

O Lubuntu é muito mais leve que o Mint base que usa o cinamon, mas isto pode variar mais uma vez por questões Kernel, uso e software do ambiente.

O importante é que tu testes e vejas se por acaso resolve, não resolvendo ir tentando procurar ajuda optimizada, para essas procuras é nos fóruns internacionais e oficiais por razões como:

1- é lá que aumentas hipótese de os usuários com masi conhecimento especifico de cada área kernel verem o teu pedido de ajuda.
2- irão olhar muitos masi olhos que usam sistema nesses fóruns que noutros e pode ser que alguém até tenha já corrigido algo similar para um problema similar.

No caso de haver respostas inconclusivas ou que não escapam ao geral e não conseguem entrar no especifico certamente é porque aquelas pessoas com mais conhecimento do kernel e no especifico dessa área não viram o tópico, porque solução existe quase sempre se o problema é kernel pode ser que a solução até seja - impossivel corrigir mas na grande maioria é possivel.
 
bem vai meio q novela por aqui
lubuntu apresentou mesmo problema q confirma nao ser algo especifico do mint mas mais geral.
troquei para aquele cloudready, que ate corre bem neste hp mais modesto (celeron j3060) mas apos 2dias de teste nao gostei muito. estou super habituado ao mint e esse cloudready pareceu mt limitado, tudo depende do browser, o q ja sabia de antemao mas nao adaptei logo de caras por isso voltei mesmo ao mint. ontem instalei o mint 19.3 q estava cm kernel 5.0 e 5.4 da experiencia anterior deram msm problema. instalei outra versao v4.15 durante umas 4h de uso correu bem. vamos ver de futuro se mantem assim.
 
bem vai meio q novela por aqui
lubuntu apresentou mesmo problema q confirma nao ser algo especifico do mint mas mais geral.
troquei para aquele cloudready, que ate corre bem neste hp mais modesto (celeron j3060) mas apos 2dias de teste nao gostei muito. estou super habituado ao mint e esse cloudready pareceu mt limitado, tudo depende do browser, o q ja sabia de antemao mas nao adaptei logo de caras por isso voltei mesmo ao mint. ontem instalei o mint 19.3 q estava cm kernel 5.0 e 5.4 da experiencia anterior deram msm problema. instalei outra versao v4.15 durante umas 4h de uso correu bem. vamos ver de futuro se mantem assim.
Sim tal como eu te tinha referido estamos no caminho certo acabas de comprovar que o problema está de facto no Kernel onde uma versão superior à tal 4.15 parece dar problemas pelo menos na tipologia de driver e hardware rato que tu usas especificamente. O Bug está referido no fórum do Mint pelo teu post e podes enviar o mesmo para o suporte por e-mail oficial (listas e e-mail).

Da tua parte como usuário enquanto o bug não se corrigir o que deves fazer é usar o método do uso de kernel downgrade ou seja mesmo que tenhas a versão 5 do kernel instalada, dar boot preferencial no grub para o 4.

Penso que podes testar até um 4.19 e penso que não te dará problemas, mas isso depende dos kernels em repositório disponiveis no Mint.
 
yep ja tenho dar boot so com 4.15 (usei grub customizer q referiste)
nos repositorios encontrei o 4.15 e 4.18 (mais recentes antes do 5.0) mas como me pareceu que 4.18 ficou parado no tempo (sem suporte) preferi ir para 4.15
hoje correu bem tbm sem falhas, mantendo assim ate fim semana vou passar info tbm para forum do mint
 
yep ja tenho dar boot so com 4.15 (usei grub customizer q referiste)
nos repositorios encontrei o 4.15 e 4.18 (mais recentes antes do 5.0) mas como me pareceu que 4.18 ficou parado no tempo (sem suporte) preferi ir para 4.15
hoje correu bem tbm sem falhas, mantendo assim ate fim semana vou passar info tbm para forum do mint
Boa ideia a de também colocar isso lá, já que definitivamente assim percebem que o problema não é com o dispositivo, não é pelo sistema operacional mas sim pelo núcleo dele dada a versão kernel, será certamente informação valiosa tanto para agora te ajudarem como para possiveis visualizações futuras - envio para listas oficiais e correção.

Boa ideia.
 
Mais uma distro que eu gostei bastante com base Debian o Lilidog Linux.

Openbox, com base 64 e 32 óptimo para equipamentos antigos ou novos uma beleza compartilhada no fórum amigo Bunsenlabs Linux, tem então alguma afinidade nas metas e estilo devem experimentar.

Página oficial → https://sourceforge.net/projects/lilidog/

Com base Bullseye.

Tópico da distro no fórum Bunsenlabs → https://forums.bunsenlabs.org/viewtopic.php?id=7086

1


Uma outra Distro que tabém gostei bastante foi o Mabox o qual já sigo faz bastante tempo dado que gostei muito da forma como o desenvolvedor aborda os usuários do seu sistema e as suas dúvidas.

O Mabox é de base Arch - Manjaro e tem uma beleza inspiradora.

Página oficial → https://maboxlinux.org/

Mabox_Geralt_quakeworld_deskmngr.jpg


Versões 64 Bits.
Se gostarem da base excelente de um Arch Linux talvez vos possa interessar.

E seguimos para outra o eu querido Slackel , base Slackware uma das distros que vi rodar com menos consumo de RAM nos últimos tempos, não é de admirar sendo a sua base aquela "roca" de um bom Slackware, chega da Grécia e tem o seu ponto diferencial de configuração de um Openbox.

Página Oficial → http://www.slackel.gr/forum/about.htm

slackel64-7-5-en.png


Versões 64 bits e 32 Bits, óptimo para Pcs "roca".

http://www.slackel.gr/forum/viewtopic.php?f=3&t=688

Espero que gostem, Openbox, LXDE são sempre boas escolhas...
 
Back
Topo