1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dividir background

Discussão em 'Web Development' iniciada por fil79, 12 de Janeiro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1378)

1. fil79

fil79 Power Member

tenho uma imagem que vai servir para background que para ter uma boa definição acaba por ficar pesada, portanto demora a carregar...a imagem apesar de não ser uniforme tem partes que são iguais(3 neste caso), portanto a minha ideia era criar 3 fundos com uma pequena amostra de cada parte de modo a que as imagens repetissem e completassem por fim o background na sua totalidade...não dá para fazer com frames??espero que me tenha feito entender..

2. OldMan

OldMan Power Member

nao precisas de frames, mas sim... da.
    eu ja fiz isso uma vez e dividi o fundo em 8 partes se nao estou em erro. usei uma tabela sem margin e padding e em cada celula tinha a respectiva imagem de fundo, e no final ficava tudo perfeito.
    tens e' que ter cuidado com as dimensoes maiores para a tabela nao esticar porque as imagens nao esticam

3. Squillace

Squillace Power Member

Não me levem a mal mas estão reunidos neste tópicos os dois elementos que NUNCA dever ser usados num site: tabelas e frames.
    Essa do teu fundo é fácil. Usas o CSS e crias DIVs (um ou mais) para colocar o teu background.

4. S7sRuss

S7sRuss What is folding?

Como assim? Os frames são essenciais e muito úteis no que toca em dividir as páginas web em secções elementares: topo, página principal, barra de navegação, etc.

5. fil79

fil79 Power Member

Como posso fazer isso...não tenho muitos conhecimentos das CSS

6. Squillace

Squillace Power Member

Não sei bem se queres pôr o teu background em toda a página ou apenas numa parte. Se me quiseres mostrar o teu background em privado podemos analisar isso com mais atenção.
    Mas basicamente crias um <div> para cada secção do background:

#back1 {
    background-image: url(o_url_da_imagem_1.jpg);
    * + outras propriedades necessárias *
    }

#back2 {
    background-image: url(o_url_da_imagem_2.jpg);
    * + outras propriedades necessárias *
    }

etc.

7. Squillace

Squillace Power Member

As frames são coisas que nunca deviam ser usadas. E uma das principais razões para isso é que dificulta MUITO o referenciamento (referenciação?) das páginas pelos motores de busca. A sua utilidade encontra-se recorrendo a DIVs e includes de PHP.

Porque é que as frames são más? (em inglês)

8. fil79

fil79 Power Member

o backgound ocupa toda a página...vão ser três pedaços de uma imagem qu se repetem...vou tentar da maneira que sugeres..se não conseguir entro em contacto contigo...brigadão pelas dicas

9. fil79

fil79 Power Member

não estou a conseguir, não sei que caracteristicas devo usar...um dos divs deve apenas repetir para baixo, coloco repeat y mas não está a funcionar...haverá maneira de te poder mostrar isto?

10. Squillace

Squillace Power Member

Por MP (ou por MSN). E a propriedade não é "repeat y" mas "repeat-y".

11. fil79

fil79 Power Member

já mandei msn por mp

12. fil79

fil79 Power Member

mas basicamente precisava de saber como posso dar um background ás divs...tenho o seguinte código

<style type="text/css">
    <!--
    body {
    background-image: url("back1.jpg");
    background-repeat: repeat;
    }
    .novo {

background-image: url("ponto.jpg");
    background-repeat: repeat-y;
    background-position: 200px 0px;
    }

-->
    </style>

e em html:

<div id="body"><div class="novo"></div>

basicamente esta div é uma pequena imagem que se repete na vertical e se vai sobrepor o background, mas não está a dar...

13. Squillace

Squillace Power Member

Não podes usar o body como DIV. Amanhã falamos por MSN.

14. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

esquece o body.

Tens de dar altura e largura ao div com a class .novo ... experimenta dar 100%

Partilhar esta Página