Dividir cabo de rede para 2 Boxes

jlrfsousa

Membro
O cabo de rede ethernet que liga o Router à Box MEO é composto por 4 pares.
Par 1: Branco/Laranja (BL) e Laranja (L)
Par 2: Branco/Azul (BA) e Azul (A)
Par 3: Branco/Verde (BV) e Verde (V)
Par 4: Branco/Castanho (BC) e Castanho (C)

Na ficha rj45 estão os 8 fios ligados, mas apenas 4 são necessários para transmissão em 100 mbits.
A ficha está ligada assim:
1-BL 2-L 3-BV 4-A 5-BA 6-V 7-BC 8-C

Apenas as posições 1,2,3 e 6 são utilizadas.

Então, cortam a ficha rj45 perto do Router e cravam 2 novas fichas rj45.
A primeira com 1-BL 2-L 3-BV 6-V
A segunda com 1-BA 2-A 3-BC 6-C

Depois vão à ponta do cabo perto da box, cortam a ficha rj45 e derivam os pares para fichas diferentes, como fizeram perto do Router.

Nota: Se tiverem 2 cabos de rede já feitos, basta cortarem uma das pontas de cada cabo e ligam o cabo do Router (1) com os 2 cabos (2) e (3) com ligadores.

O cabo do Router (1) liga ao cabo (2):
(1) BL --> BL (2)
(1) L --> L (2)
(1) BV --> BV (2)
(1) V --> V (2)

O cabo do Router (1) liga ao cabo (3):
(1) BA --> BL (3)
(1) A --> L (3)
(1) BC --> BV (3)
(1) C --> V (3)

Depois é só ligar as 2 fichas rj45 no Router, uma ficha rj45 na Box MEO e a outra ficha rj45 no pc ou Box Android e têm ethernet nas 2 Boxes.
 
Última edição:
 
quando os switchs pesavam meio kilo, custavam 10 contos, e não existia wifi, justificava-se estas artimanhas.
Agora nem por isso.
 
Sim, só que tens de comprar o Switch ($$$) e tens mais um aparelho ligado à tomada ($$$).

e então? julgas que alguém vai andar a perder tempo a fazer ligações manhosas com ligadores como as que tens na fotos para dois aparelhos, mal por mal compra uma coisa em condições e fica logo capaz de ligar logo uns poucos de aparelhos por ethernet, não é por ter de gastar mais uns trocos e ter mais um aparelho ligado à tomada a consumir já que o seu consumo é tão irrisório que nem tem qualquer impacto na conta da luz ao final do mês...
 
Esta solução só mesmo para safar se não tivermos acesso a um switch no momento (com menos de 10€ temos um switch 100mbps). Também há umas peças que fazem este split e fica muito mais clean, mas estamos a ocupar duas portas no router.
 
Confesso que não estou a ver nenhum cenário onde tenha 2 box's tão perto em que seja preciso isto..

O tecnico da Vodafone fez isso em minha casa há uns anos. Tenho o router numa ponta da casa e a box principal e smarttv na outra onde o sinal da net não chega particularmente bem. Para não andar a passar cabo e /ou comprar repetidores/switches, ele dividiu um cabo em dois e tenho ligada a box e a smarttv directamente ao router por cabo. Solucionou o problema em 5minutos.
 
AH! Como ele falou duas box's, nem me lembrei que podia ser usado na tv. Tenho a minha por wifi e nunca falhou até agora (bate na madeira)
 
O tecnico da Vodafone fez isso em minha casa há uns anos. Tenho o router numa ponta da casa e a box principal e smarttv na outra onde o sinal da net não chega particularmente bem. Para não andar a passar cabo e /ou comprar repetidores/switches, ele dividiu um cabo em dois e tenho ligada a box e a smarttv directamente ao router por cabo. Solucionou o problema em 5minutos.

Afinal não é assim tão arcaico e ridículo como estão a pintar. :205:

Safa muitas situações sem necessidade de andar a comprar Switchs e liga-los a uma tomada.
Como isto é um fórum achei por bem partilhar algo que para alguns é "imoral", mas que para outros pode ser uma solução económica e eficaz.
 
O que esse tecnico fez foi porque não quis dar ao trabalho de passar o cabo que devia, continua a ser uma péssima solução, e devia ter sido reportado por isso.

Não sei porquê... se resulta e funciona e demorou metade do tempo, para mim está impecável.
Sinceramente já foi há uns anos, não me lembro se tentou primeiro passar o cabo, mas suponhamos que não dava porque que nao cabia + uma cabo, usou a bela técnica do desenrascanço português e saiu de lá com o trabalho feito. Se fosse hoje suponho que teria feito o que fizeram na casa onde estou agora e colocavam um powerline.
 
Não sei porquê... se resulta e funciona e demorou metade do tempo, para mim está impecável.

Porque?
  • Porque o trabalho do técnico é passar dois cabos, com qualidade e segurança. e não desenrascar para ser mais rápido.
  • Porque limitas a velocidade de 1000Mbps para 100mbps
  • Porque introduzes crosstalk que vai denegrir a qualidade desses 100Mbps, aumentando a latencia, jitter, perda de pacotes, e reduzir a largura de banda ainda mais.
Sabes onde eu ja diz isso? em situações de desestero as 3 da manha onde não tinha um novo cabo ou um switch a mão, e no dia seguinte la troco por algo como deve de ser.
 
Porque?
  • Porque o trabalho do técnico é passar dois cabos, com qualidade e segurança. e não desenrascar para ser mais rápido.
O técnico liga a Box com rj45 e procura o cabo RF da casa para injetar o sinal para TV. Não está preocupado se tens SmartTV com necessidade de ligação rj45.
Se a Box e a TV ficam longe do Router e não existe canalização a solução é colar cabo no rodapé.
Entre colar 2 cabos no rodapé ou colar apenas 1 e resolver a situação (funcional) sem ter de entrar em mais despesas (Switch + tomada), esta é uma solução. O técnico não traz um Switch para vender à parte.
Não estou a dizer que seja a melhor solução. Mas é uma opção a considerar.
 
Back
Topo