Divulgação do P@F, opinião precisa-se

edumad

I fold therefore I AM
Boas, este é o mail que estou a pensar mandar à comunidade da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) para divulgar o folding e o P@F:

Bom dia a todos.

Existem várias doenças (BSE, Fibrose Quística, Alzheimer) causadas por ou para as quais contribui a acção química irregular de certas proteínas. Para perceber como ocorre esta disfunção nas proteínas, recorre-se actualmente à simulação por computador do seu comportamento. O processo pelo qual as proteínas tomam a configuração a configuração tridimensional especifica que lhes permite executar a sua função biológica chama-se Folding (enrrolamento).

A Universidade de Stanford nos EUA, sobre a direcção do Prof. Vijay S. Pande desenvolveu um projecto de computação distribuida para levar a cabo a simulação do enrrolamento e desenrrolamento das proteínas, o Folding@Home. Para quem não conhece os programas de computação distribuida, este consiste basicamente em num pequeno programa, que corre em background e utiliza os recursos de cpu vagos.
Já existem actualmente vários artigos publicados que tem por base os resultados obtidos pelo Folding@Home.
No entanto até agora só se simularam algumas proteínas em algumas condições. Toda ajuda é necessária, a tua ajuda é necessária!

O sistema criado pelo grupo de investigação do Prof. Pande permite que equipas com vários utilizadores e sub-equipas contribuam com as suas simulações, sendo-lhes atribuidos pontos. Cria-se assim um ambiente de competição saudável onde o prémio é o conhecimento e, esperemos, a cura de algumas doenças.

Podes saber mais sobre o Folding no site da Universidade de Stanford:
http://folding.stanford.edu/

Existe uma equipa portuguesa a contribuir para o projecto, a Portugal@Folding. Se quiseres contribuir para esta causa, junta-te à equipa portuguesa, cria a tua própria sub-equipa, ou junta-te à sub-equipa FEUP, já criada.
Podem colher mais informações sobre o folding, sobre o programa e a sua instalação em:
Página: http://www.portugalfolding.org
Fórum: http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=95

LINKS:
Folding@Home: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folding@home
Protein Folding: http://en.wikipedia.org/wiki/Protein_folding#Modern_studies_of_folding_with_high_time_resolution

Cumprimentos,
Eduardo Dourado


Opiniões sobre como melhorar o texto? Eu lembro-me de ver algo num dos threads sobre uma carta, mas não dou com nada...

O
_Rock_ disse que ia tentar por os pc's duma universidade inteira a foldar, por isso é k me lembrei que isto é que era um grande nicho de mercado :D. Sinceramente acho pouco viável por os pcs cá da FEUP ou de qualquer outra faculdade/universiadade a foldar, mas tentar motivar os alunos, parece-me uma boa ideia.
Ia ser muito fixe se pudese fazer isso... 500 cpu's 24/7 (só em aulas) ou uma brutalidade deles no total.

Vou falar com os tipos do nuieee da FEUP (k tão a começar a foldar ->nuieee_FEUP), se calhar tem mais impacto se o mail partir deles, ou alguém que eles conheçam.
 
Temos uma carta que pode ser enviada eventualmente com umas alterações.
Vou mandar uma Pm à albumina agora.
Dá-me um a dois dias para acertar isso sff.
Grande iniciativa:)

Edit:
PM enviada.
 
Última edição:
Hehe,realmente é um abuso.Só que eu não posso prometer nada :( vou tentar se conseguir era muito bom se não ao menos tentei :) .
É uma excelente iniciativa! :)
Abraço :kfold:
 
Está excelente!
Umas correcções quanto a ortografia e o modo de tratar os Exmos. senhores e acho que não está nada mal ;)

Abraços!
 
Pois é já reparei numa série de erros... foi escrito um pouco á pressa... foi numa de rascunho.
Exmos... é escusado, isto é para mandar mail dinâmico aos alunos e profs, não pró director da faculdade :P
 
Última edição:
Pois bem, mas eu achave também correcto que se mandasse para o "director" (penso que nestes casos se chama reitor, não?)
No caso para os alunos e profs, supondo que já é gente maior de 18 anos, eu acho mais correcto um tratamento por 'você', apesar de ser muito mais impessoal e muito mais formal.

Abraços!
 
Ok, tx pelo comentário, vou reescrever o txt. Mas, já agora, é mm director. Reitor, ou melhor, Magnifico Reitor é o Titulo do 'director' da Universidade.:007:
 
Olá edumad!

É de pessoas como tu e de iniciativas como esta que este projecto necessita. Parabéns!

Quanto ao teu texto, talvez fosse de rever o 1º parágrafo porque parece-me que contém informação que talvez não esteja muito clara ou correcta. Como também não sou nenhuma especialista talvez o nosso amigo Pseudo pudesse dar uma ajuda.
 
Metro disse:
Temos uma carta que pode ser enviada eventualmente com umas alterações.
Vou mandar uma Pm à albumina agora.
Dá-me um a dois dias para acertar isso sff.
Grande iniciativa:)

Edit:
PM enviada.

Já respondi Metro! Se calhar a carta podia ajudar.
 
edumad, concordo com a Albumina em relação ao primeiro parágrafo. Um primeiro paragrafo (meso talvez a primeira frase) de qualquer carta de apresentação deve ser apelativo. No fundo... há que captar logo a atenção do leitor.

Fora isso.. força com tudo :) Consigas ou não... é uma excelente iniciativa :)
 
Boas, a carta parece-me muito bem! Vou só dar uns retoques para a adaptar a alunos e prontos ... que raios prós directores também.

Quanto ao mail dinâmico, acho que não há probs fontemourisca (presumo que sejas da feup), isto quase que se qualifica dentro do permissivel para alunos e se não for, eu também vou mandar pela conta de investigador (espero que isso me dê costas largas :P).

Vou dar uns toques no txt e depois mostro ao ppl, os gajo/s do nuieee_FEUP ainda não disseram nada, qd o ppl aqui achar tx bom, manda-se.

tx pelo input, btw.
 
Boas.
Mudei de ideias, podiamos adoptar uma estratégia diferente. Acho que para alunos e professores o mail dinâmico tá muito bem. Mas para os directores ficava melhor receberem uma carta mesmo... Que se podia mandar um tempito depois de mandar o email, a ideia (se bem que possibilidade remota) é que os tipos fiquem com aquilo na ideia (se calhar até descartarão) mas entretanto se/quando comentarem aquilo com os colegas professores/alunos já alguém estará a foldar. Acho que se perceberem que o fenómeno já está ali à porta ficarão mais incentivados. De qualquer maneira não se perde nada desta forma.

Os textos:

AQUI

Adicionei aquilo do sistema de pontos para perceberem porque é que se fala em equipas... Mas digam de vossa justiça.
Quanto ao envio de cartas, acho que posso falar com a D. Rosa aqui do departamento e ela trata disso :D.
 
Última edição:
O sistema criado pelo grupo de investigação do Prof. Pande permite que diferentes equipas (integrando vários utilizadores e/ou sub-equipas) contribuam com as suas simulações, sendo-lhes atribuidos pontos. Cria-se assim um ambiente de competição saudável onde o prémio é o conhecimento e, esperemos, a cura de algumas doenças.
Eu usava antes a palavra "reconhecimento"

De resto está fixe, li assim meio "na diagonal" e olhei mais para a linha que adicionaste acerca dos pontos.

Abraços!
 
Back
Topo