DIY... Disparador por infravermelhos para Nikon (e outras??).. Gratis..

mundano

Power Member
Bem.. Ultimamente têm aparecido alguns tópicos sobre controlos remotos por infravermelho e afins..

Fica aqui a dica, provavelmente têm um controlo para a vossa Nikon em casa e não sabem. Isto acontece porque a Nikon usa as mesmas frequências que usam algumas marcas de televisão..

Ou seja: Qualquer telecomando universal permite disparar uma Nikon.

Basta colocarem a máquina no modo de disparo por infravermelhos, usarem o modo de descoberta do telecomando e porem o comando a procurar códigos até a máquina disparar. Convém configurar a maquina para que espera 15 minutos pelo sinal do comando, caso contrario a meio da busca a máquina vai entrar em modo "adormecido". E pronto..

As tantas até têm algum comando desses esquecido ai por casa sem uso, como era o meu caso.. Ou então, em qualquer Worten, ou loja dos chineses, podem comprar um comando universal básico (quanto mais básico melhor, visto que só precisam de 1 botão) que dá para a vossa Nikon por 3 ou 4 euros. Não é tão pequeno como o comando da Nikon. Mas escusam de fazer despesa extra numa coisa que se usa tão poucas vezes e se precisarem com urgencia já sabem como fazer.


Os códigos correctos variam de comando universal para comando universal. Pelo que sei em alguns será no modo TV, em outros será no modo VCR. No meu caso, é no modo TV (não sei o código porque foi no modo de descoberta) e há vários botões que fazem a máquina disparar, como o botão ON/OFF, Vol +, Ch +, 5, 7, 9, Etc.. Para configurarem o comando têm que seguir as instruções que vêm com o comando, mas é muito simples..


Funciona perfeitamente. Até 30 segundos carrega-se no comando, a camara foca (se estiver em AF, claro), dispara e depois dá uma piscadela com a luz auxiliar do foco para indicar que a foto foi bem tirada. Em modo bulb é a mesma coisa, mas com a diferença que carrega-se no botão para abrir o shutter e carrega-se novamente para fechar quando passar o tempo pretendido.


PS: não sei se também funciona com as Canon e outras marcas, é possivel, experimentem. Eu como só tenho Nikon, só posso falar da Nikon.



Fica aqui o exemplo:

dsc4551st8.jpg



Podem ver aqui, se procurarem pelo campo "Shooting Mode", que foi tirada com IR Control.
 
Última edição:
Essa está boa, desconhecida de facto.
Serviço público de grande nível mundano

Imagino no momento da descoberta, alguém a tentar usar o verdadeiro comando e alguém na sala a estragar o esquema :p
 
Lembram-se daqueles relógios que se usavam para desligar as televisões durante as aulas e chatear os profs? Agora cada vez que virem um jornalista com Nikon já sabem.... :p
 
Já agora, se alguém conseguir com outras marcas, que relate como o fez..

Na Nikon é muito simples, basta mesmo por a máquina no modo remote shutter e usar o modo de descoberta até a máquina disparar. Quando isso acontecer param a busca no comando e gravam porque já sabem que estão no código correcto.
 
Tenho de ir ver de uma cena dessas! já vi que o comando do meu irmão dá agora é comprar um igual nos chineses...
 
bem interessante, tenho de testar.
de qualquer forma, entre andar com um comando grande na mochila e um minusculo.. se calhar dou os 10€ de diferença, hehe. :)
 
bem interessante, tenho de testar.
de qualquer forma, entre andar com um comando grande na mochila e um minusculo.. se calhar dou os 10€ de diferença, hehe. :)


É verdade.. A questão é que é uma coisa que se usa muito poucas vezes e por isso o pessoal acaba por nem comprar. Depois pode haver um dia em que te faça mesmo falta e não tens..

Assim já sabes como te desenrascar..



Agora, quanto a comandos.. Chegado a gastar dinheiro, na minha opinião, que seja com um destes:

http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=380024345370

Permite fazer time lapse, disparos em modo BULB com a duração que pretendermos, disparar a determinada hora... etc.. etc... etc... E estes da concorrência no ebay nem ficam muito caros.
 
Controlo remoto para Nikon D40 ... seguindo os concelhos dados aqui no forum

os controlo remoto da Nikon para este modelo é o "Nikon Wireless Remote Control ML-L3", mas lendo uns post aquí no forum decidi comprar um "controlo remoto"... e aqui está
dsc0525bb8.jpg

comprado na ***** por 6,99€ contra os 20,39€ (+portes na digiwowo)

e o melhor é que dá para outros 7 aparelhos...

no tv1 tenho Sony da cozinha sintonizada e na TV2 tenho a d40... isto porque infelizmente o tripé que tenho é o mais barato possivel (vivitar 2200) e quando carrego no botão de disparo a "cabeça" do tripe cede um bocado à pressão (que grande merd@).. e tambem porque é engraçado ter a maquina no tripé e po-la a fotografar sozinha.... e é verdade tinha que comprar um comando universal porque o comando da tv foi ao chão e lá ficou....

já agora o código é o 044.. boas fotos :D
 
Última edição:
Grande ideia eheh

Já tinha pensado nisso mas claro que trazer isso na mochila às vezes não dá jeito, só se comprar comando remoto pequeno. Como funciona ao certo? Qualquer botão serve para disparar a máquina?
 
nop jamiro...
eu ja ando com o meu comando da tv a seculos, tu tens de meter o codigo respectivo para a maquina e depois tens de testar os botoes. no meu caso axo k é o botao de volume+ que dispara a maquina.
 
o comando tem a opção de varrimento de códigos.. para isso temos que ter a maquina ligada (e neste caso com a opção de disparar por remoto) e depois o que o comando faz é correr os códigos dando ordem para "desligar" o aparelho..
sendo assim o unico botão que está a ser usado é o do "turn off".. quando a maquina reage a esse comando paro a busca e depois atravez das opções do comando é possivel saber o código... por isso o botão que faz o disparo vai ser o do turn of/on (vermelho no topo direito)...

ainda não testei se outros botões funcionam...

foi chegar a casa por as pilhas ler o manual e fazer a procura e tirar fotos até encontrar o codigo certo.. depois foi correr para o trabalho e chegar atrasado...
quando cheguei a casa e todo lixado da "moina" coloquei o post ..
nem tive tempo de edita-lo para por a imagem de forma a se ver porque a certa altura a techzonept deve ter ido a baixo e fiqei sem conseguir aceder....
 
Última edição:
Uau!!!! 8|
Sim senhor, nunca me passaria isto pela cabeça!!! Muito fixe!!
Isso, sem dúvida, com um mais pequeno era melhor...

Como diz o outro:"Porreiro pá!" :D
 
o comando tem 140x45mm e relativamente pequeno para um universal..

tive a experimentar e existe uma serie de botões que funcionam.. pelo menos uns 8.
ex.: som +/-,canal+/-, Menu, seta para cima e para baixo, um botão que está por cima do mudar de canal+


tambem confirmo a estória do bulb.. carrega-se uma vez para iniciar a foto e quando quisermos voltamos a carregar para parar...
 
No ebay encontram réplicas do ML-L3 por menos de 3€ com portes.

Para quem não quer andar com um tijolo, é uma boa aposta. ;)



[[]]
 
Não vale a pena dispersar conversas sobre o mesmo tema por vários topicos porque assim dispersa-se e perde-se a informação...

O topico original sobre o tema: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=278291

x2
Já tinha sido discutido

Acho que não compensa os 6€ a menos que se use efectivamente o comando também para outras situações.
Se for para comprar de propósito, com esse preço, compra-se dois dos pequeninos (réplicas Nikon)
 
Back
Topo