DjvuLivre - alternativa PDF

APLinhares

OpenSource
Já se falou em tempos neste formato, mas acho que é sempre bem voltar a falar.
Conhecido como alternativa ao já conhecido .PDF, usa uma tecnologia que permite a visualização mais rápida do que por exemplo um arquivo PDF. Um arquivo djvu pode ser até 100 vezes menor do que jpeg ou pdf.
Este foi criado pela empresa AT&T Labs-Research e mais tarde vendido a LizardTech Inc. Surgiu então o DjVuLibre, uma implementação GPL do DjVu mantido pelos criadores originais do projecto DjVu.

Página do projecto
+ Info
 
Última edição:
Bastante interessante, mas de dificil implementação como formato concorrente ao que podemos chamar de um verdadeiro standard da industria... Temos de reconhecer que o pdf está quase ou tão enraizado no nosso dia a dia como o formato zip.

Sim está cada vez mais bloated, arrastando atrás do seu peso os seus leitores, mas daí ao djvu ser uma alternativa viável a curto/medio prazo tenho as minhas duvidas.
 
Tem de começar por algum lado... um aluno a dar info ao professor, alguém que o começa a usar pa mandar aqueles emails estupidos e diz como abrir o ficheiro, um email a algum editor de um site noticias/blog muito conhecido, uns diggs à mistura... e o tempo encarrega-se de tratar do resto.

EDIT: já estive a testar, e parece ser bom em alguns aspectos, mas o facto de ser "raster" trás serios problemas de qualidade. Tudo o que seja texto, graficos, tabelas, têm melhor qualidade no pdf. É pena que o PDF seja bem mais pesado, mas esta alternativa, não parece ser boa suficiente para o destornar...
 
Última edição:
Tem de começar por algum lado... um aluno a dar info ao professor, alguém que o começa a usar pa mandar aqueles emails estupidos e diz como abrir o ficheiro, um email a algum editor de um site noticias/blog muito conhecido, uns diggs à mistura... e o tempo encarrega-se de tratar do resto.

EDIT: já estive a testar, e parece ser bom em alguns aspectos, mas o facto de ser "raster" trás serios problemas de qualidade. Tudo o que seja texto, graficos, tabelas, têm melhor qualidade no pdf. É pena que o PDF seja bem mais pesado, mas esta alternativa, não parece ser boa suficiente para o destornar...
Vejo esse como o grande problema também =/
 
Bastante interessante, mas de dificil implementação como formato concorrente ao que podemos chamar de um verdadeiro standard da industria... Temos de reconhecer que o pdf está quase ou tão enraizado no nosso dia a dia como o formato zip.

Sim está cada vez mais bloated, arrastando atrás do seu peso os seus leitores, mas daí ao djvu ser uma alternativa viável a curto/medio prazo tenho as minhas duvidas.

O PDF é também um standard ISO (ainda que depois do que acontece com o OOXML isso signifique pouco)
 
Hmm, mas o pessoal do Windows não vai arranjar um programa só para ler esse formato. Um bocado chato.
E a maioria dos utilizadores estão aí.

Já apanhei um ficheiro nesse formato. Não achei muita piada..
 
Desculpa lá... se o pessoal do Windows instala uma treta de +30Mb pra abrir um misero .pdf, ou até uma porcaria de 500Mb para ler .doc e .xls, achas que o problema vai ser instalar um programa de 500Kb?
 
Última edição:
O meu objectivo é sempre ter o mínimo de programas instalados.

E já para não falar que se eles apanham um ficheiro com um formato novo que não conhecem - como este - não sabem como o abrir e passam à frente. Não os iliba de falta de trabalho/conhecimento, mas estas coisas vão um bocado pelas massas..
 
Pá façam como eu, que converte videos wmv em ogg e docs/ppt/pps em ODF :) e envia para o pessoal... :D
Não da muito trabalho porque tenho um filtro no Kmail...
Eu tenho uma pagina a explicar isso, mas ja está muito desactualizada...
Quando tiver um blog, meto lá isso, ate lá tenho que procurar um alojamento porreiro e barato para Ruby on Rails.
 
Back
Topo