Dlink router, 8mbps e ADSL2+, umas questões...

Nazgulled

Power Member
Boas...

Recentemente a Telepac passou a minha ligação de 4mbps/256kbps para 8mbps/512kbps mas isto ainda não está a 8megas. Na área de cliente, mostra lá que já tenho 8megas mas eu tou com algumas dúvidas em relação a isso.

Eu tenho um router d-link 504t e sei que quando o comprei, anunciava suportar até 8mbps. Agora a minha questão é: existe 8mbps em infraestruturas adsl e 8mbps em adsl2+? O router, com firmwares de origem não funciona em adsl2+, mas já tenho firmware para isso arranjado por um utilizador aqui do forum; mas quero alguns esclarecimentos antes de fazer o upgrade. Eu quero saber isto para ter a certeza porquê que o meu router não apresenta os 8mbps.

Por exemplo, supondo que eu morava bastante longe da central e os 8mbps não era possivel. O router não deveria apresentar esses 8megas(nas informações na administração) mas a velocidade de download seria muito inferior?

Ha uns dias mandei o seguinte mail à Telepac:
1) No inicio do mês recebi e-mail a notificar que a partir do dia 16 poderei ir à area de cliente e proceder ao aumento da ligação de 4mbps para 8mbps sem qualquer custo. Assim o fiz, e após isso, recebi um mail a notificar que dentro de 10 dias a migração estaria completa. No entanto, 2 dias depois, recebi um mail a notificar que a migração já estava completa. Dirigi-me à area de cliente para verificar e reparei que os 8192kbps já estavam activos no download mas apenas 384kbps estavam activos para upload e no vosso site diz lá que a velocidade de upload deveria ser 512kbps. Porquê que eu não tenho 512kbps?

2) OS 8mbps são considerados adsl2+? Ou tanto existe 8mbps para adsl e para adsl2+? Se sim, a telepac está a correr os 8mbps em infraestruturas de adsl2+? Gostava de saber isto porque eu tenho um router (comprado à parte) que suporta até 8mbps de download mas que não é compatível com adsl2+ (nem adsl2 penso eu). E para já, não estou a conseguir aceder à internet com os 8mbps, mas estou a pensar comprar um outro router caso seja necessário. Portanto, os 8mbps da telepac são adsl2+ ou adsl?

E a resposta deles foi:
Estimado(a) Cliente,

Relativamente à questão apresentada, informamos que o e-mail intitulado "A Telepac vai aumentar a velocidade do seu acesso ADSL!", descreve o aumento de velocidade e não a tecnologia ADSL 2+.

Assim sendo, permite ao Clientes do serviço Telepac ADSL, equiparar os antigos tarifários com a nova oferta comercial (migrar 4 megas -> 8 megas e 8 megas -> 24 megas).

Só depois, proporcionar aos mesmos a disponibilidade do ADSL 2+ (somente àqueles que estão ligados à uma central com ADSL 2+).

Informamos que os Clientes com viabilidade terá sempre um upgrade para o tarifário imediatamente superior, Se estiver ligado à uma central com ADSL 2+, tem a opção de 8MB ADSL 2+ na área de clientes.

Quando não existir ADSL 2+ nessa central, migrar à mesma para o tarifário destino no plano de migração (8 megas ou 24 megas conforme o tarifário origem).

A qual eu não percebi rigorosamente nada... alguem me pode dar umas luzes neste assunto, responder às minhas questões e explicar este mail confuso da Telepac?

Agradecia imenso...
 
boas
Pelo o que sei acho que o serviço de 8Mb funciona a ADSL 2+, mas eu também penssava que a 4Mb tb já era....


pah.. espera por alguem que perceba melhor disso que se chege á frente
 
@Noeljunior
Como se faz isso?

@Romani48
La esta, mas sera que existe 8mbps ADSL? Não que eu queira, só estou mesmo interessado em saber se é possível existir nos 2 modos e caso a telepac esteja em adsl2+, ja percebo a razão de eu não ter os 8mbps.
 
Até 8Mbps é ADSL, daí para a frente será ADSL2+ ou lá como se chama.

Em principio será, dentro da pagina interna do teu router, em Status [m**** de teclado em layout ingles e nao tem aquela seta] » ADSL
 
Mas não possibilidade de os 8Mbps da Telepac ser adsl2+?

A informação que tenho no router é esta:
DSL Status
Connection Status Connected
Upstream Rate (Kbps) 384
Downstream Rate (Kbps) 4096
US Margin 24
DS Margin 12
Modulation GDMT
LOS Errors 0
DS Line Attenuation 27
US Line Attenuation 30
Path Mode Fast Path

DSL Statistics
Near End F4 Loop Back Count 0
Near End F5 Loop Back Count 0
 
Não, não há, se houver tu consegues na mesma os 8Mbps (digo eu lol mas nao fazia sentido nao ser como digo..).
O que tu tens é que tens uma coisa contractada mas a central ainda nao actualizou o teu sincronismo. Vai dando uma vista de olhos por aí, quando tiveres por volta dos 8000KBps é sinal que já tens os 8MBps

Cumps
 
então não estás propriamente a 8MB..

Upstream Rate (Kbps) 384
Downstream Rate (Kbps) 4096
só te subiram o upload, o que é estranho..

#edit#

btw, eu com o G604T também tenho um firmware oficial que suporta ADSL2+ (firmware australiano).. espero que me metam isto a ADSL2+, sempre tenho mais probabilidades de conseguir sincronização do que com com ADSL (para não falar do upload a 512kbps).
 
Última edição:
Essa situação é muito estranha... Eu se fosse a ti mandava um email à TELEPAC com esses valores. Ou se faz upgrade ou não, não se fica a meio.
Manda para lá a dizer que achas estranho que só tenham feito upgrade ao upload, e pedes que te esclareçam se essa situação é norma ou não.
Eu tenho Clix e o meu upgrade foi todo de uma vez.

Cumpz jpsfs
 
Nazgulled, e actualizaste o FW? Eu tenho um router igual ao teu, e tb tenho Telepac, e estava a pesar em actualizar já para ADSL2+ mas ñ encontrei FW para tal em lado algum.

E sim, o router suporta 8Mb quer em ADSL ou ADSL2+, por isso se já tivesses o upgrade, já estavas a 8Mb.

Fikem bem!
 
Não actualizei porque queria verificar se é mesmo necessário fazê-lo pois o firmware não é da dlink é modificado por teceiros. O firmware que tenho foi-me arranjado por um user aqui do forum que o tinha instalado no 504t dele e disse que funcionava muito bem, mas se eu pudesse evitar a actualização...

E tudo bem que o router suporte 8Mb quer em ADSL ou ADSL2+, mas a questão é, porquê que eu não tenho os 8Mb em ADSL?
 
A solução vai ser mesmo actualizar o firmware? Vou passar a ter os 8Mb representados no router? Mesmo que eu esteja longe de mais da central (o que eu acho que não), vai aparecer 8Mb no router ou aparece a velocidade máxima que consigo estando à distância que estou?
 
A solução vai ser mesmo actualizar o firmware? Vou passar a ter os 8Mb representados no router? Mesmo que eu esteja longe de mais da central (o que eu acho que não), vai aparecer 8Mb no router ou aparece a velocidade máxima que consigo estando à distância que estou?

Tens a velocidade a que o router sincroniza com a central a que estás ligado. Estas centrais diminuem automaticamente a velocidade se não tiveres condições para suportar os 8Mb.
 
Classes ADSL

Em relação aos 8 Megas existe em ADSL e em ADSL2+ conforme as classes abaixo mencionadas.


[FONT=Tahoma, sans-serif]Classe 14[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]8128 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]384 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]ADSL[/FONT]


[FONT=Tahoma, sans-serif]Classe 17[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]8128 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]512 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]ADSL[/FONT]


[FONT=Tahoma, sans-serif]Classe 22[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]8128 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]512 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]ADSL 2+[/FONT]


[FONT=Tahoma, sans-serif]Classe 26[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]8128 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]1024 kbps[/FONT]
[FONT=Tahoma, sans-serif]ADSL 2+[/FONT]


Os 6 Megas é que são uma invenção dos técnicos da PT os 6 megas devem-se ao facto de algumas cartas ADSL estarem limitadas a 6 Megas e como tal para poupar trabalho eles deixam a carta velha e dão o serviço no sistema como se for 8 megas... o computador como só mostra o que lá colocam dá 8 Megas.

Comigo já me aconteceu por duas vezes... por isso quando tenho isto nos 6 megas já sei que foi algum urso da PT que não percebe um boi de ADSL que colocou uma carta errada...
Em caso de duvida podem ligar 16200 escolhem a opção 9 e pedem ao operador que informe qual a classe de ADSL que está activa nesse numero de telefone.
 
Mas eu continuo é com 4Mb, mesmo com o router a suportar adsl2+ e na pagina de clientes da telepac, diz la que tenho 8Mb. Eu dúvido que esteja longe de mais da central para não suportar os 8Mb...
 
Olá, eu tenhho este problema também, sou cliente sapo adsl, no dia 1 de fevereiro recebi um mail que tinha sido migrado para 8 mb/ 512kb; e no final das contas o meu router estava a sincronizar a 4 mb/256 kb; liguei para a sapo e eles disseram deve haver problema na central, que vão verificar, leva 3 dias uteis, e deram-me o nº da nota de avaria para depois perguntar, mas isto é mesmo uma chatice, nunca fazem nada de uma vez.
 
Para não começar um novo topico.
Agr que a Tele2 activou o serviço tratei de actualizar o firmware no router para o oficial que se encontra no site (este=V2.00B08.AU) mas está mt instavél, a ligação aguenta-se sem problemas no maximo uma, duas horas, apartir desse momento os programas "da net" começam a ir abaixo e mts vezes a solução passa por reiniciar...

A solução era voltar a um firmware mais estável, o problema é que retiraram todos os firmware's todos do site da Dlink, alguém usa um outro firmware? Mais antigo ou mesmo modded que não tenha problemas...

Fikem bem!
 
Back
Topo