DNS da MEO/Altice - Degradação de Serviço Durante a noite

Tomekk

Power Member
Decidi criar uma thread à parte para colocar informação relativamente às falhas de serviços de DNS que ocorrem pelo menos desde o passado dia 25 de Fevereiro.

Aparentemente o serviços de DNS do meo fica sem capacidade de resposta, pings elevados ou mesmo falha de pacotes durante o a noite.

Vários users do forum já reportaram o mesmo problema, não havendo distinção entre o tipo de acesso ou equipamentos utilizados.

Uma vez que os serviços de TV, Telefone e aplicações informáticas necessitam de DNS para funcionar, creio que o impacto deste problema a nível nacional é elevado. Ainda mais pelo facto de existirem equipamentos da Altice que não permitem a troca de endereços de DNS.

Eu abri uma avaria ontem pela área de cliente. Também tentei o número 16209 e desisti pois ao fim de 25 minutos ninguém atendeu.

Hoje durante o dia contactei a linha 16209 e informaram-me que já tomaram nota da ocorrência e estão averiguar a situação.

Quem tiver mais informação ou quiser partilhar o feedback, coloquem aqui nesta thread.
 
Última edição:
Felizmente só tive problema ontem á noite pela primeira vez. No entanto apenas notei porque não coneguia ligar-me a determinados jogos Online porque de resto (youtube, twitch, navegação, downloads, velocidade) tudo Ok. Hoje abordei vários colegas que sei que têm o mesmo serviço e para eles também foi a primeira vez, mas de manhã já estava tudo Ok.
Espero que tenha sido um caso isolado, pois até agora só posso recomendar o serviço fibra deles :)
 
Já é a segunda vez que me acontece (ontem pelas 23:30).

Acabei simplesmente por usar os servidores DNS da Google já que os da MEO estavam completamente down... :P
 
Existindo uma actualição da plataforma DNS, a mesma Janela de manutenção tem que ser devidamente registada, como é prática comum em muitas operadoras. Estando registado era uma questão de passar essa informação aos operadores da linha 16209.

Assim os clientes ficavam devidamente informado das ocorrências, o que facilitava muito mais a comunicação e compreensão por parte dos clientes.

O DNS funciona muito graças ao sistema de cache e é bem provável que o problema tenha ocorrido há mais tempo. À medida que os objectos vão expirando na cache os mesmos tem que ser renovados através de pedidos ao servidor de DNS.

É possível por exemplo, que um cliente àquela hora, não tenha usado o serviço de DNS, ou porque só usou IPs ou os endereços estavam todos em cache e não tinham expirado. Nesses casos o cliente nem toma conta da ocorrência de problemas no servidor de DNS.

Por exemplo o meu serviço de TV não falhou possivelmente por estar tudo em cache ou por milagra conseguiu fazer um pedido ao servidor e obteve resposta.

Vamos ver como as coisas decorrem durante esta noite.
 
Isso volta e meia acontece em todos os ISP's.. o melhor mesmo é usar outros DNS servers. Por isso é que quando acontecem essas situações uns sites/servers ficam inacessíveis até à propagação dos updates chegar até eles, precisamente porque em certos servers não podem ser atualizados logo por motivos de segurança, etc.

/flush everything off.
 
Eu tive muitos problemas com a MEO a ligação caia de 30 em 30 minutos....Estive 2 meses a chagar-lhes o juizo.... não deu em nada... lol
Entao decidi tentar resolver eu o problema... fiz download do programa DNS Bench....corri o programa e ele indicou me os melhores DNS!
Nas propriedades da ligação WIFI e ETHERNET coloquei os DNS manualmente e voilá! Problema resolvido!
 
@x_Byte_X ,

Estava a ler o seguinte texto:
Obtenha informações e esclarecimentos

A Provedoria pode dirigir Recomendações ao Conselho de Administração PT para corrigir decisões ou procedimentos inconvenientes no serviço de telecomunicações. Na apreciação destes casos, a Provedoria pode obter com urgência as informações e esclarecimentos necessários à formulação de um juízo independente. Reclamações ou sugestões podem ser comunicadas através do formulário abaixo ou enviadas por correio para Av. Fontes Pereira de Melo nr 40, 1069-300 Lisboa.

Isto aplica-se a falhas técnicas?
 
Compreendo que exista outros servidores de DNS por aí, mas sendo o serviço de DNS um serviço essencial na internet, creio que fecharmos os olhos a esta situação não é a melhor forma.

Repara que a box necessita do DNS e possivelmente só o da meo poderá resolver ( depende da implementação ). O telefone fixo também. A altice já instala equipamentos onde não permite a edição do DNS.
 
E definindo manualmente o DNS server na placa controladora do computador ? Por exemplo os DNS servers do google.

-> Sim podes mudar o endereço de DNS no teu host, ou em certos casos no teu servidor de DHCP, assim todas as máquinas num determinado segmento irão receber o IP de DNS que definires no servidor de DHCP.
 
@x_Byte_X ,

Estava a ler o seguinte texto:


Isto aplica-se a falhas técnicas?

Vou usar a mesma citação que tu, até porque a citação responde a tua pergunta e a resposta é tão óbvia.

Obtenha informações e esclarecimentos

A Provedoria pode dirigir Recomendações ao Conselho de Administração PT para corrigir decisões ou procedimentos inconvenientes no serviço de telecomunicações. Na apreciação destes casos, a Provedoria pode obter com urgência as informações e esclarecimentos necessários à formulação de um juízo independente. Reclamações ou sugestões podem ser comunicadas através do formulário abaixo ou enviadas por correio para Av. Fontes Pereira de Melo nr 40, 1069-300 Lisboa.

O que é uma reclamação para ti? Para mim é quando algo não funciona, não esta a funcionar da maneira correta, ou não está de acordo com o serviço contratado e prestado. Seja na qualidade, como em problemas técnicos. ;)

OBS: Não pretendo ser arrogante, mas a verdade é que a resposta esta mesmo na citação que tu citaste.
 
Vou usar a mesma citação que tu, até porque a citação responde a tua pergunta e a resposta é tão óbvia.
O que é uma reclamação para ti? Para mim é quando algo não funciona, não esta a funcionar da maneira correta, ou não está de acordo com o serviço contratado e prestado. Seja na qualidade, como em problemas técnicos. ;)
OBS: Não pretendo ser arrogante, mas a verdade é que a resposta esta mesmo na citação que tu citaste.

No contrato essas situações em particular e na sua grande maioria estão previstas. Mas sim se ngm. reclamar então ainda se torna pior.
 
Back
Topo