DNS da MEO/Altice - Degradação de Serviço Durante a noite

Telefonei agora para o apoio tecnico (16209) e, os senhores, coitadinhos, não tem conhecimento deste problema.
Espetáculo!

Porque será que sendo DNS , apenas acontece à noite?
 
Última edição:
Também detectei o mesmo problema a partir de segunda-feira. Tudo o que usa internet quase que nem abre. A PT, MEO ou Altice está na bandalheira total. Eles nem sabem como deverão se chamar.
 
A única explicação que eu tenho para o DNS não funcionar há noite é porque é quando temos mais tráfego e por consequência mais pedidos de resolução de DNS.

Dá me entender que existe algum bottleneck no serviço de DNS, mas isso cabe à engenharia da MEO descobrir. Também acho difícil acreditar que isto se deve a operações de manutenção, além de que isso internamente deveria estar registado, creio que não irão fazê-lo todos os dias durante o pico de tráfego. Faria mais sentido fazê-lo depois da 1:00AM ou de manhã cedo.
 
Tudo isto é muito estranho. Aquilo encrava todos os dias à mesma hora, deverão ser milhares afetados, e eles não sabem de nada ... Que caos que para ali vai naquela casa.
 
Tudo isto é muito estranho. Aquilo encrava todos os dias à mesma hora, deverão ser milhares afetados, e eles não sabem de nada ... Que caos que para ali vai naquela casa.
Está em linha com a retirada do Meo music e substituições propostas.... ESTÃO A PASSAR
atestados de estupidez aos clientes!
Como já o disse.... A ALICE está a merecer uma boa VODA e NOS , pimba!
 
Última edição:
Pensei que fosse impressão minha, mas afinal...Eu também na Madeira tenho notado à noite alguma lentidão.
Como tenho Google Home e Chromecast, ainda pensei que fosse a lentidão momentânea (que satura a rede) que afeta ou afetou, estes dispositivos. Seguindo as dicas mudei o Dns para o da Google. Vou estar atento hoje.

Edit : Tenho Fibra 200/100.
 
Também tenho 200/100. Todos os últimos dias, quase com uma precisãoao minuto, sempre à mesma hora, a net desaparece. Entro no router, faço teste de linha, bola. Dá sem internet. Mas a TV lá continua.

Depois lá vai voltando, meia hora depois, uma hora depois, depende da sorte ...
 
@Tomekk isto aconteceu no sábado ou domingo, nunca mais funcionou, até fui ver os logs do router e vi que começou a aparecer este log de 30 em 30 minutos, nunca o tinha visto isto lá:

Feb 24 21:42:29 DHCC lease ip-address XX.XXX.XX.XXX bound to intf InternetGPON
Feb 24 21:42:28 DHCC intf InternetGPON renews lease ip-address XX.XXX.XX.XXX
Do que percebo está fazer renovação do IP, não é?
Mas não tem nada a ver com o DNS, pois não?
E é normal estar a fazer essa operação todos os dias de 30 em 30 minutos?

Em relação à VPN é do tipo PPTP e estou a usar o endereço que criei no dynip.sapo.pt.
Vou configurar a VPN outra vez a ver se volta a dar, o estranho é ter deixado de funcionar no dia em que apareceu esse log.
 
Poderás estar com problemas na resolução de endereço dynip.sapo.pt. Mas para perceberem se estão com problemas de DNS poderão tentar fazer ping aos servidores de DNS, aqui eu tenho os seguintes endereços atribuídos:

Código:
IPv4:
DNS primário: 212.55.154.174
DNS secundário: 212.55.154.190

IPv6:
DNS primário: 2001:8a0:2106:5:212:55:154:174
DNS secundário:2001:8a0:2206:5:212:55:154:190

Eu detectei packet lost para estes endereços durante o ping.

Mas o ICMP não quer dizer nada, se tiverem ping OK e tempos de resposta lentos ou mesmo a não resposta o mesmo é fazerem um teste. Em windows podem usar o commando nslookup:
Código:
> nslookup
Default Server:  google-public-dns-a.google.com
Address:  2001:4860:4860::8888

> server 212.55.154.174
Default Server:  [212.55.154.174]
Address:  212.55.154.174

> www.sapo.pt
Server:  [212.55.154.174]
Address:  212.55.154.174

Non-authoritative answer:
Name:  www.sapo.pt
Addresses:  2001:8a0:2102:c:213:13:146:142
  213.13.146.142
>

Neste caso o servidor de DNS conseguiu resolver e reparei que foi bastante rápido. Mas se obtiverem tempos de respota lentos, timeouts ou mesmo a não reposta então vão notar degradação de serviço.

Para testar ainda melhor no vosso computador podem fazer um flush das entradas de DNS com o seguinte comando ( windows ):
Código:
> ipconfig /flushdns

Ao fazerem o flush das entradas de DNS, o vosso computador terá que obrigatoriamente fazer todos os pedidos de novo ao servidor de DNS. Se virem que a resolução não está a funcionar mudem de DNS para o google e testem novamente.
 
O que conta é a intenção, no entanto não está de todo correcto. Permite-me uma correcção rapida.

Sempre que alguém tenta aceder a um site está a tentar ligar-se a um servidor, e como tal, precisa saber o IP do servidor ao qual se quer ligar. Ora a maquina que está a tentar ligar-se (vosso PC), por exemplo, a zwame.pt, precisa de saber o endereço IP associado a esse domínio (zwame.pt) para realizar a ligação e é ai que entram os servidores DNS que servem para resolve nomes, ou seja, traduzir nomes para IP's. Por defeito, ao ligares um equipamento à rede de casa, o teu equipamento obtém de forma automática uma serie de configurações que o permitem utilizar a rede em condições. Um dos parâmetros que recebe por defeito é o servidor DNS que vai utilizar para resolver os domínios (meo.pt, zwame.pt, ou qualquer outro), esse servidor neste caso é o gateway (router que temos em casa) que por sua vez está configurado para perguntar aos servidores DNS da MEO. Se os servidores DNS da MEO (ou qualquer outro que estejam a usar) estiverem em baixo, quando tentarem aceder a uma pagina a vossa maquina vai pedir o IP para, por exemplo, zwame.pt ao servidor DNS, no entanto nunca vai obter resposta, acabando por nunca conseguir saber a que IP se deve conectar e não concluindo a ligação.

Ao trocarem o DNS pelo da Google, digamos que passam a perguntar à Google qual o IP para X ou Y domínio.

É uma explicação extremamente basica mas que acho que resume facilmente ;)
Claro que permito, até já tinha sugerido isso mesmo :).
 
Apenas um update para todos. A provedoria já me ligou.

Indicam que já tinham esta dificuldade identificada e que tinham a indicação de que segunda à noite tinha ficado resolvida, só que não, tendo voltado a acontecer ontem. Disse-me que estavam a trabalhar na situação mas não me poderia garantir que já estava ultrapassada. Não quis saber da possibilidade de alterar os DNS diretamente no router. Sugeriu fazer reclamação para faturação de forma a analisar uma compensação.

No meio disto tudo, estou a ver que hoje às 22h fecham a net outra vez :P
 
Apenas um update para todos. A provedoria já me ligou.

Indicam que já tinham esta dificuldade identificada e que tinham a indicação de que segunda à noite tinha ficado resolvida, só que não, tendo voltado a acontecer ontem. Disse-me que estavam a trabalhar na situação mas não me poderia garantir que já estava ultrapassada. Não quis saber da possibilidade de alterar os DNS diretamente no router. Sugeriu fazer reclamação para faturação de forma a analisar uma compensação.

No meio disto tudo, estou a ver que hoje às 22h fecham a net outra vez :P
Mas é só em algumas zonas? Eu ontem não tive nenhum problema, apenas na noite anterior e foi a primeira vez.
 
Telefonei agora para o apoio tecnico (16209) e, os senhores, coitadinhos, não tem conhecimento deste problema.
Espetáculo!

Porque será que sendo DNS , apenas acontece à noite?

Mas é claro que não têm. É uma linha de call center estas a espera do que? Quem resolve geralmente esses problemas é a provedoria.

Entendam uma coisa, a maioria dos call centers estão lá para resolver e reportar problemas para os superiores.

Se pensam que os call centers têm conhecido de tudo estão mal enganados (excepto pacotes e promoções)
 
Mas é claro que não têm. É uma linha de call center estas a espera do que? Quem resolve geralmente esses problemas é a provedoria.

Entendam uma coisa, a maioria dos call centers estão lá para resolver e reportar problemas para os superiores.

Se pensam que os call centers têm conhecido de tudo estão mal enganados (excepto pacotes e promoções)

As vezes nem isto. Os call centers são tipo a infantaria, estão ali para serem cannon fodder para os clientes.
Só servem para aparar balas e vender mais umas maravilhas.
São os dispensáveis, que trabalham num ambiente com péssimas condições de trabalho e não trabalham directamente para a empresa que representam. Muitas vezes ligar para lá é quase tão produtivo quanto falar para uma parede
 
Mas é só em algumas zonas? Eu ontem não tive nenhum problema, apenas na noite anterior e foi a primeira vez.

A mim disseram-me que era a nível nacional. No entanto conheço pessoas na mesma zona (cidade) em que umas tinham problemas e outras não, portanto não e sei dizer :(
 
Já sabem qual a hora exata que acontece essa falha? Se notei a falha também no Funchal, provavelmente deve ser um problema a nível nacional, não?
Ontem de facto, ainda tive umas tantas páginas com a mensagem Time out...
 
Back
Topo