DNS da MEO/Altice - Degradação de Serviço Durante a noite

Se procurares por "win10 how to change DNS ou ip settings" deves encontrar no google sem problemas. Para smartphone assim de cabeça não sei mas deve ser algura em "Settings"-->"network & internet" no android.

Qualquer das formas o objectivo final era ter o serviço do provedor a funcionar decentemente.
 
E quem tem sentido este sintoma tem a nova Fiber Gateway ou o sintoma é independente do equipamento?

Teoricamente nada tem a haver, mas acredito em tudo. Aliás com ou sem ONT, da minha experiencia, quantos mais equipamentos na rede muitas vezes pior, se bem que por outro lado 'para quem tem unhas' 10 firewalls por hardware trazem mais segurança garantidamente.
 
Viva,

Lembro-me que a meio da semana também tive os mesmos problemas. Também pensei que pudesse ter a ver com DNS. O sintoma era, parecia que os endereços estavam a demorar imenso a resolver (tipo quase como o primeiro handshake demorasse imenso) mas depois a velocidade de transmissão era de acordo com o expectável.

E a rede estava no geral algo instável, alguns pedidos falhavam, etc.

Entretanto nestes últimos dias da semana passada, alguém voltou a experienciar esse congestionamento das 'resoluções' de endereços/DNS?

On another topic, a solução dos DNS do Google/OpenDNS e afins, na minha opinião, não é aceitável. Ainda que entenda que haja quem queira fazer isso (e sinceramente, com bastantes vantagens, eu compreendo), não é aceitável que um ISP não tenha a obrigação de manter um serviço de DNS minimamente capaz. Porque um DNS do ISP também está mais próximo/menos ping (à partida, vá) e nem todos (1) têm o skill técnico para ajustar essas configurações e (2) nem todos se importam com/se apercebem dos eventuais bloqueios de sites – que são idiotas a vários níveis é certo, mas isso é outra discussão. Aliás, creio que possivelmente até será essa a razão de o MEO/os ISPs não estejam/não possam estar abertos a dar apoio ao uso e configuração desses servidores (Google DNS, OpenDNS, etc.), porque devem ser obrigados a garantir/usar os seus próprios DNS, que bloqueiam aquela determinada lista de sites, imagino eu.

De qualquer forma, não augura muito para os clientes da MEO (eu incluído). Esperemos que resolvam/façam os melhoramentos na rede/servidores necessários para ultrapassar isto, é o que se exige.

---

Eu jeito de nota, e um aparte:

No seguimento desta situação e por precaução fui dar uma vista de olhos no contrato de adesão da MEO, e descobri lá esta parte engraçada para quem usa VPNs etc:

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA MEO - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA , S.A.

4. UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA DO SERVIÇO​

4.6. Ao cliente não é permitido utilizar computadores remotos como “proxies” para fins de encaminhamento de tráfego.
Giro, lol. Isto, se fosse implementado, é gajo para violar alguma situação de neutralidade da rede, imagino eu.
 
Última edição:
Viva,

Lembro-me que a meio da semana também tive os mesmos problemas. Também pensei que pudesse ter a ver com DNS. O sintoma era, parecia que os endereços estavam a demorar imenso a resolver (tipo quase como o primeiro handshake demorasse imenso) mas depois a velocidade de transmissão era de acordo com o expectável.

E a rede estava no geral algo instável, alguns pedidos falhavam, etc.

Entretanto nestes últimos dias da semana passada, alguém voltou a experienciar esse congestionamento das 'resoluções' de endereços/DNS?

On another topic, a solução dos DNS do Google/OpenDNS e afins, na minha opinião, não é aceitável. Ainda que entenda que haja quem queira fazer isso (e sinceramente, com bastantes vantagens, eu compreendo), não é aceitável que um ISP não tenha a obrigação de manter um serviço de DNS minimamente capaz. Porque um DNS do ISP também está mais próximo/menos ping (à partida, vá) e nem todos (1) têm o skill técnico para ajustar essas configurações e (2) nem todos se importam com/se apercebem dos eventuais bloqueios de sites – que são idiotas a vários níveis é certo, mas isso é outra discussão. Aliás, creio que possivelmente até será essa a razão de o MEO/os ISPs não estejam/não possam estar abertos a dar apoio ao uso e configuração desses servidores (Google DNS, OpenDNS, etc.), porque devem ser obrigados a garantir/usar os seus próprios DNS, que bloqueiam aquela determinada lista de sites, imagino eu.

De qualquer forma, não augura muito para os clientes da MEO (eu incluído). Esperemos que resolvam/façam os melhoramentos na rede/servidores necessários para ultrapassar isto, é o que se exige.

---

Eu jeito de nota, e um aparte:

No seguimento desta situação e por precaução fui dar uma vista de olhos no contrato de adesão da MEO, e descobri lá esta parte engraçada para quem usa VPNs etc:

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA MEO - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA , S.A.

4. UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA DO SERVIÇO​

4.6. Ao cliente não é permitido utilizar computadores remotos como “proxies” para fins de encaminhamento de tráfego.
Giro, lol. Isto, se fosse implementado, é gajo para violar alguma situação de neutralidade da rede, imagino eu.

Quando eles não garantes segurança através dos DNS deles tudo dito... Quando foi aquele ataque que afectou a MEO, eu tinha DNS da OpenDns e zero problemas.. conheço quem experimentou a usar os da meo só naquela de experimentar e lixou-se lol
 
@pedrosanta

Obrigado pelo post, a própria utilização de proxies ou VPNs são controversos, pois elas são necessárias na Internet para o fornecimento de serviços. As organizações e os particulares necessitam de VPNs, ou de criarem qualquer tipo de rede ou comunicação privada sobre a internet de forma a poderem aceder a serviços ou dados. Basicamente em vez usarmos circuitos dedicados, ou meios de comunicações fisicamente não partilhados do ponto A ou ponto B, não é viável. E não é a nível dos ISPs como não é a nível aplicacional ou outro nível.

Se fosse possível proibir por completo o uso de VPNs ou de redes privadas sobre a internet ou outra rede partilhada, o mesmo já teria sido feito pela própria China. O que acontece é que isto são serviços que são necessários, e vão continuar a ser necessários. O que muda é utilização desses meios para fins que são lícitos ou ilícitos conforme o país onde vives. Até a última regulamentação que saiu na China, basicamente proíbe a comercialização de serviços de VPN sem o estado ter total controlo sobre as organizações que operam esses serviços.


Já o que eu não gosto do MEO e dos outros ISPs portugueses no que respeita aos acessos que fornecem é a completa ausência de informação ou auxilio para integrar o ponto de acesso deles aos teus equipamentos. Isso viola muitas regras.

O FiberGateway tem que ter um modo bridge ou o ISP tem que fornecer um ONT equivalente com modo bridge. O uso do router do ISP não é aconselhável por muitos motivos, sendo o principal motivo a segurança. Qualquer pessoa do lado do ISP consegue aceder ao router e isso é um problema.

Depois em termos de performance e tudo mais estes routers do ISP deixam muito a desejar. Eu acho que devem ser fornecidos aos clientes como forma opcional, mas não obrigar os clientes a usa-los. O modo bridge resolvia muitas questões, para começar, o ISP não tinha que partilhar detalhes de VLANs ou outros parâmetros da rede. Contudo essa informação é completamente irrelevante, e qualquer pessoa com um dump do tráfego consegue descobrir isso. Segundo os outros portos do equipamento podiam ficar alocados ao uso de boxs assim como do telefone.

Alias com uma rede estruturada instalada em casa isso é fácil de fazer, basta muda um patch cord que vai do router até o porto do patch panel que queres fornecer o serviço.

Offtopic à parte a utilização do DNS não é ilegal, é um serviço necessário para o funcionamento da internet, sem ele precisávamos de gravar o IP do site da zwame para o poder aceder e se houvesse mudanças de IP tínhamos que descobrir. Um ISP desprezar este serviço é um acto bastante grave, não querendo dizer que o MEO/Altice o tivesse feito, mas o que é certo é que nesta semana tivemos problemas. Estes problemas não aparentam estar relacionados com o FiberGateway, uma vez que outros utilizadores com outros tipos de equipamento e diferentes tipo de acesso tiveram o mesmo problema. Contudo se os IPs de DNS afectados por este problema estavam apenas atribuídos ao FiberGateway isso era algo que poderia acontecer.

No meu caso em concreto eu prefiro partilhar os meus pedidos com o ISP do que manda-los para o google e depois em termos de latência é completamente diferente. O ISP pode usar entradas de DNS que não estão expostas nos outros servidores de DNS para o uso em determinados serviços.

Usar o DNS do google ou de outro provedor, não é ilegal e existe motivos para se usar.

Alias o objectivo deste tópico é para termos o DNS do ISP a funcionar como deve ser.
 
@pedrosanta

Obrigado pelo post, a própria utilização de proxies ou VPNs são controversos, pois elas são necessárias na Internet para o fornecimento de serviços. As organizações e os particulares necessitam de VPNs, ou de criarem qualquer tipo de rede ou comunicação privada sobre a internet de forma a poderem aceder a serviços ou dados. Basicamente em vez usarmos circuitos dedicados, ou meios de comunicações fisicamente não partilhados do ponto A ou ponto B, não é viável. E não é a nível dos ISPs como não é a nível aplicacional ou outro nível.

Se fosse possível proibir por completo o uso de VPNs ou de redes privadas sobre a internet ou outra rede partilhada, o mesmo já teria sido feito pela própria China. O que acontece é que isto são serviços que são necessários, e vão continuar a ser necessários. O que muda é utilização desses meios para fins que são lícitos ou ilícitos conforme o país onde vives. Até a última regulamentação que saiu na China, basicamente proíbe a comercialização de serviços de VPN sem o estado ter total controlo sobre as organizações que operam esses serviços.


Já o que eu não gosto do MEO e dos outros ISPs portugueses no que respeita aos acessos que fornecem é a completa ausência de informação ou auxilio para integrar o ponto de acesso deles aos teus equipamentos. Isso viola muitas regras.

O FiberGateway tem que ter um modo bridge ou o ISP tem que fornecer um ONT equivalente com modo bridge. O uso do router do ISP não é aconselhável por muitos motivos, sendo o principal motivo a segurança. Qualquer pessoa do lado do ISP consegue aceder ao router e isso é um problema.

Depois em termos de performance e tudo mais estes routers do ISP deixam muito a desejar. Eu acho que devem ser fornecidos aos clientes como forma opcional, mas não obrigar os clientes a usa-los. O modo bridge resolvia muitas questões, para começar, o ISP não tinha que partilhar detalhes de VLANs ou outros parâmetros da rede. Contudo essa informação é completamente irrelevante, e qualquer pessoa com um dump do tráfego consegue descobrir isso. Segundo os outros portos do equipamento podiam ficar alocados ao uso de boxs assim como do telefone.

Alias com uma rede estruturada instalada em casa isso é fácil de fazer, basta muda um patch cord que vai do router até o porto do patch panel que queres fornecer o serviço.

Offtopic à parte a utilização do DNS não é ilegal, é um serviço necessário para o funcionamento da internet, sem ele precisávamos de gravar o IP do site da zwame para o poder aceder e se houvesse mudanças de IP tínhamos que descobrir. Um ISP desprezar este serviço é um acto bastante grave, não querendo dizer que o MEO/Altice o tivesse feito, mas o que é certo é que nesta semana tivemos problemas. Estes problemas não aparentam estar relacionados com o FiberGateway, uma vez que outros utilizadores com outros tipos de equipamento e diferentes tipo de acesso tiveram o mesmo problema. Contudo se os IPs de DNS afectados por este problema estavam apenas atribuídos ao FiberGateway isso era algo que poderia acontecer.

No meu caso em concreto eu prefiro partilhar os meus pedidos com o ISP do que manda-los para o google e depois em termos de latência é completamente diferente. O ISP pode usar entradas de DNS que não estão expostas nos outros servidores de DNS para o uso em determinados serviços.

Usar o DNS do google ou de outro provedor, não é ilegal e existe motivos para se usar.

Alias o objectivo deste tópico é para termos o DNS do ISP a funcionar como deve ser.

Pois, muito das minhas preocupações (e riso ao ler esse ponto no contrato) são essas também. Como estava a dizer no final, eu não sei se bloquear o uso de VPNs/proxies/etc, se não é uma violação da neutralidade da rede, na óptica de, impedir certo tipo de tráfego e, consequentemente, deixar de tratar o tráfego como igual. Que VPNs e afins é algo completamente banal no mundo profissional.

E sim, essa questão que referes do equipamento é sempre algo que me fez muita confusão também. Neste momento acabo por 'tolerar' esse tal estado de situação apenas, e puramente, por boa fé. Tenho boa fé que (1) eles sejam capazes de garantir a segurança (lol?) e (2) que serão sérios a lidar com o acesso a minha casa, no fundo. Mas nós sabemos que isso é no limite do ingénuo, admito. :D (Já me lembrei de meter um router entre o deles e a minha rede, mas... ando prequiçoso. :o)

Mas, sim, não nos vamos afastar do tópico.

Se alguém voltar a detectar falta de performance nos servidores DNS ou rede partilhem. Vou fazer o mesmo.
 
Última edição:
Boas,

Eu também abri um tópico no forum offical do MEO, onde creio que existam utilizadores que também trabalham para o MEO, ou de certa forma tem acesso a informação interna. Um desses utilizadores acabou por informar que o problema foi reconhecido e que de momento encontra-se resolvido. Aparentemente o problema começou por ser no IPv6 e acabou por afetar a resolução em IPv4.

Pena que ninguém me telefonou ou respondeu ao meu pedido de avaria na área de cliente do MEO. Eu sinceramente não sei porque é que tem uma linha técnica e que especialmente fora do horário laboral, a qualidade do pessoal que lá anda é muito baixa ou simplesmente não se tão para chatear muito. As vezes penso que eles devem passar esses turnos a ver filmes na sala de operações ( yep eu sei como é ).
 
Por aqui tenho:

Router Asus com VPN a correr no próprio Router. Assim, todos os equipamentos que se ligam ao mesmo, estão sempre cloaked e o MEO nem cheira o tráfego que faço. Para não falar no DNS primário da VPN + o alternativo da DNS.Watch, que não fazem log das nossas queries. Ao contrário do Google DNS...

Portanto aqui em casa , o MEO vê tráfego a entrar e a sair , mas totalmente encriptado. Ele que vão mam*r crls de Kilo
 
Última edição:
Sim eu acho que a situação considera-se ultrapassada. Pena que não existe nenhuma comunicação entre o departamento de engenharia/operações e a linha de apoio técnico do MEO. Ou pelo menos parece que não existe comunicação.

Se existe comunicação, ou uma melhor comunicação, certamente seria tudo mais fácil para toda gente. Acho que a partir do momento que o problema fosse detectado tanto pelos clientes como pelo departamento de operações era uma questão de ter essa ocorrência registada na linha de apoio aos clientes. Assim informam as pessoas/clientes que tinham conhecimento do problema e que a situação estava a ser analisada/resolvida.

Não existindo comunicação fica-se com a sensação que operador tem os serviços a funcionar sem qualquer preocupação sobre a qualidade do mesmo e que não estão preocupados em resolver os problemas que afetam os clientes. No final de contas são os clientes que sustentam o operador.

Sei que isto é fácil de falar quando um operador tem dezenas ou centenas de ocorrências todas as semanas, mas a filtragem é muito importante. Assim que a engenharia toma conta da ocorrência é só ficar com essa informação no departamento de apoio ao cliente e os operadores dessa linha tem que ter capacidade de conseguir associar a ocorrência reportada pelo cliente com a situação já reportada pela engenharia.

Sem isto o cliente fica com a sensação que está a falar para o boneco e que ninguém sabe de nada, nem estão preocupados.

Eu agora tenho telefonado para as linhas de apoio do MEO durante o horário útil de trabalho e noto uma diferença muito significativa na qualidade de atendimento. Como já disse anteriormente anunciarem que tem apoio técnico 24h e depois telefonamos as 3:00AM para reportar alguma coisa, quem está do outro lado quer é dormir, ver filmes ou simplesmente não tem qualificações para analisar a situação.

Apontar o dedo a quem nos atende as chamadas nem sempre é a melhor forma, até porque quem define os processos e a qualidade de serviço são os gestores que organizam e decidem quem metem a trabalhar do outro lado. Por mim podem ver filmes durante a noite desde que quando atendem uma chamada realmente estejam interessados, tenham as ferramentas e competências para analisar a situação. Não me interessa o que o operador faz quando não recebe chamadas, o que me interessa é ser bem atendido.

Simplesmente deve haver pouca vontade por parte do MEO em melhorar essas métricas, até porque chamadas as 3:00AM deve representar 1% das ocorrências, e melhorar 1% dessas ocorrências, que exige talvez mais formação e outro tipo de pessoas no atendimento ( €€€ ) está muito longe das prioridades de quem gere esse serviço.

Mas para mim, eu acho que não vale a pena ter um serviço até as 22h ou 24h se os padrões de qualidade não podem ser mantidos durante todo o horário de funcionamento. Mais vale ser transparente e dizer que o horário e das 09:00 as 17:00. Depois disso podem meter um atendimento automático que regista a ocorrência e se for algo físico, metam um operador a despachar equipas para o terreno. Se bem que eu duvido que a MEO mande alguém do terreno resolver um problema de acesso de um particular as 2:00AM. Portanto o melhor é ter a linha de apoio técnico fechada depois as 17:00 ou 18:00 e ter um atendimento automático a registar ocorrências.

Eu poupo dinheiro. A chamada fica mais barata e o MEO poupa dinheiro porque não tem que ter tantos recursos a essa hora do dia e o cliente não apanha uma irritação a falar para o boneco. Ao menos não somos iludidos e já sabemos que nada irão fazer.

E reparem que estes problemas não acontecem só nas telecomunicações. Já vi situações com a EDP distribuição em que houve falhas de neutro em vários edifícios de uma rua, tensão a 400V, equipamentos a estoirar em várias casas. Como eu fui o único a telefonar nessa noite ( eram 04:00AM ), disseram-me que não enviavam ninguém do terreno para a minha localização pois não havia mais chamadas e porque eu tinha luz nos postes de iluminação exterior. E quando disse que a tensão estava 400v também não acreditaram. Se tivessem enviado uma equipa tinham resolvido o problema numa 1h, o danos e estragos tinham sido menores. Assim o problema persistiu durante 6h, os estragos foram enormes, a inconveniência para os consumidores também. E os custos para a EDP distribuição também. E a empresa que prestava serviço à EDP Distribuição ainda tem o descaramento de dizer que tudo isto é "normal". Se não querem trabalhar à noite, não trabalhem. Também não vale a pena gastar dinheiro em recursos humanos e subsídios de turno.

É óbvio que não receberam mais chamadas as 4:00AM porque maior parte das pessoas estavam a dormir a essa hora, mas é típico. Esta ocorrência foi num centro urbano, com residências e escritórios.

Pessoas tem que morrer para as coisas se mexerem em Portugal, ( fogos, pontes ) etc..

Isto do DNS foi mais uma, só temos que reportar as situações com outros clientes e tentar passar a informação as linhas de apoio ou outros canais de comunicação.

DNS é importante. O serviço de telefone irá passar todo para full IP, com voip e com FQDNs nas configurações dos terminais. Uma falha de serviço DNS, fica-se sem telefone, tv, internet e muitas outras coisas. Numa emergência nada irá funcionar.

Logo desprezar o serviço de DNS quando ele é cada vez mais importante é acto bastante grave e imprudente.
 
F***-**, a ligação está extremamente lenta a abrir páginas outra vez... precisamente com os mesmos sintomas... deve ser outra vez o serviço de DNS da MEO a dar m*rd*.

Alguém sabe uma forma de testar/fazer benchmarking ao serviço de DNS/DNS da MEO? Cheguei aqui ao namebench, mas ainda está a testar... (depois posso colocar conclusões). Se alguém tiver mais alguma sugestão de como fazer benchmark, partilhe.

O mais provável é acabar por me chatear e mudar para um outro DNS - mudar configuração e políticas em mil dispositivos, etc. Só não consigo perceber é como é que um ISP não garante uma porcaria de um serviço de DNS minimamente decente. Quando é que nos desleixámos tanto na exigência de serviços de qualidade pelos quais pagamos a empresas/fornecedores com fins lucrativos?

Enfim. Desculpai o 'venting'.
 
@pedrosanta, não sei quais os equipamentos a nível de rede que tens (ONT+Router ou FiberGateway?), se tiveres os routers da technicolor penso que consegues alterar os DNS, e os teus problemas desaparecem. Caso tenhas o Fiber Gateway, ou mudas os dns em todos os dispositivos, ou então adquires um equipamento para gerir a tua internet e podes fazer as alterações que bem desejares, incluindo a alteração dos DNS.
 
Última edição:
@pedrosanta

Podes user o comando nslookup
>nslookup

depois escolhe um dos servidores de DNS do MEO. Podes ver isso na página do router.
> server <ip do servidor de dns>

Finalmente é só colocares endereços que o teu computador envia para o servidor de dns para resolver.
> forum.zwame.pt

E depois vez o resultado.

Pessoalmente não reparei em nenhum problema durante a passada quinta-feira.
 
@pedrosanta

Podes user o comando nslookup
>nslookup

depois escolhe um dos servidores de DNS do MEO. Podes ver isso na página do router.
> server <ip do servidor de dns>

Finalmente é só colocares endereços que o teu computador envia para o servidor de dns para resolver.
> forum.zwame.pt

E depois vez o resultado.

Viva, sim, mas isso é para resolver o endereço. (E se fizer assim, possivelmente até usa a cache, ou faz skip?) Estava mais a falar como é que se poderia fazer benchmark à resposta. A melhor métrica será qual? Ping?

Cheers!
 
Back
Topo