*** do Disco

Taz

To fold or to FOLD?



É um Maxtor PATA de 250GB com menos de 3 meses e ontem começou a tossir até o XP dar erro de faltar um ficheiro não sei das quantas. Tive outro disco Maxtor PATA de 200GB que me fez exactamente o mesmo e foi substituido por este. A mensagem de erro no boot é:

Pri Master Hard Disc S.M.A.R.T Status BAD, Backup and Replace
Press F1 to continue

Vou ter de trocar de disco outra vez, certo? >(
 
Não me parece que seja de algum componente do pc, já que desta vez isto aconteceu quando tentava desfragmentar disco e não tinha mais nada a a aceder ao mesmo. Vou contactar a Maxtor para os mandar para um certo sitio e pedir outro ao gajo que me vendeu esta porcaria. Lá vou ter de ficar mais uns semanas de molho à espera, como da outra vez.
Estes disco devem ser mesmo uma bela maravilha para só darem chatices. Vou tentar fazer um backup do mais importante, se o nojento me deixar. >(
Maxtor nunca mais, são uma porcaria e além disso barulhentos. Maxtor mete muito nojo! :puke:
 
de facto, ja tive um maxtor, e valha-me deus. parecia uma pedreira. deixou de funcionar ao fim de um ano, e graças a deus na loja deram-me um seagate em vez dele. bem bom.
 
nao usas o partition magic pois nao?

se nao entao muda mesmo de marca..seagate é a opçao.:)

ps:tenho um maxtor de 40gb com mais de 3 anos e nunca deu stresses..deves estar mm com azar..ou se calhar é mm desses de grande capacidade.
 
secalhar é mesmo dessa versão porque tenho um de 300bg e bomba a mais de 1 ano na boa.
tenta falar com a lija e compra o de 300, ja que esse so te tem dado problemas...
 
Em vez que ires buscar 1 de 300 é mais recomendavel 2 de 160GB. Hitachi ou Seagate.
O pessoal mete-se a comprar discos enormes mas a probabilidade de erros aumenta consideravelmente nestes produtos. É preferivel 2 x 160 ou 4x80 pra quem gosta de raid.
 
Bom, não sei se o caramelo que me vendeu os discos me dará hipótese de trocar este, que substituiu outro de 200GB que pifou, por outro de outra marca ou por 2 de menor tamanho. Ainda não acalmei o suficiente para falar com ele sem o mandar levar onde as galinhas levam. De qualquer modo sempre consegui guardar o mais importante e o resto vai c'os porcos, lá vão 150GB... >(

Só para curiosidade deixo o relatório do speedfan:

discodemerda3hn.gif


http://www.hddstatus.com/hdrepanalysis.php disse:
Your hard disk is a Maxtor 7Y250P0 with firmware YAR41BW0.
The average temperature for this hard disk is 35C (MIN=21C MAX=54C) and yours is 34C.
Your hard disk's S.M.A.R.T. attributes are now being analyzed and a full report about the reliability, health and status of your hard disk is generated:

Error: Reallocated Sector Count has reached its threshold. Current value is 5 and threshold is 63.
According to S.M.A.R.T. specifications, your hard disk is failing and needs to be immediately replaced. Backup your data as soon as possible.

Warning: Reallocated Sector Count reached, in the past, its threshold. Worst value is 1 and threshold is 63.

fdpdocrl8su.gif


NOTE: not all warnings are reflected on fitness and performance overall values as relevancy is based upon the settings from the hard disk manufacturer who is the best entity deputed to define such relationships.

NOTE: your hard disk has 2507 reallocated sectors (this value is very large and your hard disk should be replaced). Hard disks do have spare sectors (usually from 256 up to 1024) used to replace bad ones. This remapping operation is transparent to the end user. Anyway, this can lead to degradated performances (because remapped sectors are in different places of the disk than the original ones and the head needs additional moving). If reallocated sectors grow over time, you might encounter some serious troubles. A backup of the most important data is suggested anyway.

NOTE: your hard disk has 5 pending sectors. Those are sectors that couldn't be properly read and that the hard disk logic is waiting for a write operation to try to remap to a spare sector (if available). According to the Reallocated Sector Count attribute, your hard disk seems to be either low or out of spare sectors. A simple disk surface scan won't be enough to force the remap operation. You need a read/write surface scan to remap the sector. The best option should be a tool that knows about what should be read from that sector so that it has some option to apply the best fix to the missing data.

NOTE: your hard disk has 56 offline uncorrectable sectors. Those are sectors that an offline scanning found as unreadable. Offline scanning is a process that can be automatically started by the hard disk logic when a long enough idle period is detected or that can be forced by some tool. Those unreadable sectors are identified and the hard disk logic is waiting for a write command that will overwrite them to try to remap them to spare sectors (if available). According to the Reallocated Sector Count attribute, your hard disk seems to be either low or out of spare sectors. A simple disk surface scan won't be enough to force the remap operation. You need a read/write surface scan to remap the sector. The best option should be a tool that knows about what should be read from that sector so that it has some option to apply the best fix to the missing data.

The overall fitness for this drive is 0%.
The overall performance for this drive is 92%.
 
Desculpem lá qualquer coisinha por desenterrar a thread mas é que tive exactamente o mesmo problema com o meu Maxtor de 300Gb (SATA), o disco tinha meio ano (foi comprado em Dezembro passado) e diga-se de passagem que eu tenho o computador ligado 25/7 (de vez em quando deixo-o uma hora de noite :P ), certo dia reinicio o PC, logo na BIOS dá-me essa bela dessa mensagem.

Entro no Windows, vou ao SpeedFan e tenho exactamente o mesmo problema que tu: Fiquei sem sectores para realocar. Felizmente consegui fazer backup de tudo e o Windows nem chegou a corromper nem nada, mas quando liguei o disco no PC do meu pai para o formatar, mandou-me o formatar a mim, chegava por volta dos 90% e simpesmente parava. Lá apaguei tudo à mão e RMA com ele, vamos lá ver ... disseram-me lá na loja que a Maxtor costuma ser generosa nos RMAs, pode ser que venha um de 500Gb. :lol:

Neste momento estou com um Western Digital de 250Gb que até ver tem estado à altura do outro em termos de performance e MUITO mas muito superior ao outro em relacção ao barulho, este simplesmente nem se ouve.

Edit: De referir que tenho um Seagate de 120Gb (PATA) já praí há 3 ou 4 anos, que já me serviu de disco principal e neste momento tenho-o numa caixa externa e que nunca me deu problemas e diga-se de passagem que agora está bem quentinho, a caixa é metálica e não tem qualquer refrigeração, enquanto que os discos que uso como principais têm sempre lá as duas ventoinhas por baixo a mantê-lo fresquinho (nem isso valeu ao Maxtor...).
 
Última edição:
Back
Topo