1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Documentário Sic Notícias - "A Source que abalou o mundo"

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por skorzen, 10 de Novembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1815)

1. skorzen

skorzen Power Member

Boas,

Tive conhecimento há pouco tempo da existência deste documentário apesar dele já ter sido criado há algum tempo, tanto que, provavelmente, muitos de vocês o deverão conhecer.

No entanto, decidi partilhar pois achei muito interessante a abordagem que é feita ao mundo GNU/Linux e a tudo o que a ele diz/disse respeito.

Fala sobre factos históricos do Unix, Minix e GNU/Linux, o conceito de software livre, a junção do sistema GNU ao núcleo Linux e o consequente erro dado pelas pessoas ao chamarem de Linux ao que no fundo é essa tal fusão entre o sistema em si e o seu núcleo e muitas outras coisas.

Vão perder cerca de 50 minutos da vossa vida a ver isto mas vai certamente valer a pena!

Agradeço opiniões, críticas e comentários acerca do documentário depois de o verem. Assim que o vir por completo (estou sem tempo agora), darei a minha opinião.

Documentário Sic Notícias - "A Source que abalou o mundo".

Abraço,
    Bruno.

2. petersaints

petersaints Power Member

Vou assitir parece muito interessante ;) Depois sou capaz de dizer alguma coisa!

3. CyberOps

CyberOps I'm cool cuz I Fold

so espero q o jornalista n seja aquele q fez aquela mini-reportagem sobre o btuga.

4. xtr3me

xtr3me Power Member

Já o vi há tótil.

Não está mau, mas se querem ver realmente alguma coisa interessante sobre linux, vejam o Revolution O.S.

5. skorzen

skorzen Power Member

Obrigado pela dica.

Não conhecia esse DVD e está disponível para ser visto aqui.

Dêem também uma vista de olhos que é o que farei assim que chegar a casa.

6. Romani48

Romani48 Power Member

nem é portugues.. mas é interessante.. nao vi todo.. mas é pena ser a noticia original um pouco antiga

7. skorzen

skorzen Power Member

8. neonl

neonl Banido

Muito bom. Mesmo.

Tenho que ver se consigo uma gravação disto com melhor qualidade :)!

Cumpz!

9. skorzen

skorzen Power Member

Concordo.

Se conseguires, segue o espírito e partilha.

10. madskaddie

madskaddie Power Member

O documentário está bom :) No entanto no inicio falam que o Software Livre vai contra o conceito de economia de mercado/mercado livre que nao concordo (~~2min30s).

Depois existem alguns erros monumentais da tradução como é exemplo: uns momentos depois de o Stallman dizer que Free Software, free as in speech, not as in free beer, eles traduzem Free Soft. por Software Gratuito.

Outro erro foi traduzir "libertarian" por liberal e não libertário.

Eu vi o revolution OS há algum tempo e comparando assim de longe, pareceu-me melhor.

11. Datwo

Datwo I'm cool cuz I Fold

O Revolution OS é obviamente melhor. O único problema é ser de 2001 (se não me falha).

Quanto ao opensource ser contra o conceito de uma economia de mercado no Revolution OS eles provam o contrário.

12. Yumon

Yumon Power Member

Muito bom!! Gostei!

13. slack_guy

slack_guy Power Member

Para quem vem do mundo do software proprietário, entender que existe software Livre é mais difícil (mas mesmo muito mais difícil!) que começar a usar Linux. Para estes, free = freeware = software à borla.
    Neste aspecto, sou peremptório: enquanto não se assimiliar o conceito de software Livre/Aberto não se percebe patavina de Linux, dos seus fundamentos e objectivos e toda a utilização será meramente interesseira.

É evidente que é mais fácil ensinarem-se os méritos e deméritos técnicos do software do que os princípios que lhes estão subjacentes, mas omitir a dimensão social implicada pelo software Livre é amputar uma parte substancial da razão de ser deste.

14. madskaddie

madskaddie Power Member

A questão aqui está só no facto do Stallman ter falado sobre isto uns momentos antes! E a única coisa que prova é que quem traduziu não percebeu o documentário (será que tentou? :S )

15. slack_guy

slack_guy Power Member

Não estava a referir-me à tradução do documentário em particular. Só aproveitei a tua deixa :-)

16. skorzen

skorzen Power Member

Realmente, isso é muito falado no documentário.

A frase
    é muitas vezes referida para que as pessoas tentem perceber melhor o conceito.

17. Cage57

Cage57 Power Member

É um documentário muito bom mesmo, já o tinha visto numa aula que tive em que estava na matéria sobre linux, foi desde ai que começei a testar linux e tal, Linux ao longo dos tempos tem vindo a evoluir muito mesmo e axo muito bem que assim seja pois é uma excelente alternativa a windows, cada vez mais jogos apareçem o que é excelente para os gamers.
    Adorei ver este doc. ajudou-m a perceber certas coisas que ate entao nao entendia bem.

Partilhar esta Página