Slackware - Tópico Geral

Viva

Considero esta distro menos friendly que um xubuntu. Pelo menos as releases anteriores eram. Esta distribuição sempre foi muito complicada para noobs como eu :D
apesar de já ter aqui a iso para experimentar logo... ;)

Depois conto como foi

Cump
 
Slackware... a minha primeira distro Linux a "sério" em 1997, e mantive-me com ela durante alguns 5 ou 6 anos. Grande recordação, de eu tentar instala-la e ter apagado a partição do Windows 95 onde estava a faturação toda da empresa do meu pai... e ter ficado sem net como castigo durante uns meses :-D

Apesar de não usar atualmente e já desde há muitos anos, tenho respeito eterno pelo Patrick Volkerding por ter sido a distro que me ensinou Linux da maneira mais difícil (á força, a fazer porcaria, a ter que compilar tudo, a ler muitos e muitos e muitos HOWTO's, README FIRSTS's, man's e afins).

Um dia destes volto a instalar só para ver como está.
 
Acho que apesar da maior parte das pessoas que usam Linux, não usarem Slackware, tem que se ter respeito e admiração pela distro e pela pessoa que está por detrás dela.
É a distro mais antiga ainda no activo e só esse facto tem muita importância.

Pessoalmente, poucas vezes me cruzei com Slackware. Ao contrário de muitas pessoas, a minha primeira experiência com Linux não foi com Slackware, mas sim com Red Hat 5.2 em 98 ou 99.

Slackware manteve-se fiel aos seus valores e isso tem coisas positivas e negativas.
 
E pronto... posso dizer que pela primeira vez em muitos anos tive que ler um howto do princípio ao fim para poder instalar uma distro, re re re :D
Fora a questão do setup ser completamente intragável para quem se inicie em linux, depois funcionou muito bem e rapidinho qb, tanto em KDE como em XFCE (num portátil Core i5).
O conceito de setup é absolutamente arcaico(não é com más intenções que digo isto) e a instalação de programas adicionais é diferente das demais distros que já experimentei. Tb sou um LinuxUser moderno por isso este conceito já vem tarde demais para mim :D
Só não ficou no portátil uns tempos porque definitivamente não é a minha praia mas fica a experiência :) Nunca me tinha cruzado com esta distro antes.

Cump
 
O Slackware já não é a mesma distribuição tão difícil de instalar como era. É verdade que a instalação não é toda pipi como no Ubuntu, mas também é verdade que não é dificil. O mais dificil é o particionamento, mas se criarem as partições antes, torna-se muito simples de instalar. E a vantagem sobre os Ubuntu's é que depois de configurado, o Slackware é uma distribuição que não dá problemas. É rock solid!
 
Particionamento? Não concordo muito. Ele dá a escolher o cfdisk, que em 5 minutos se faz as partições.
Não é como o Ubuntu, que dá a escolher um particionamento automático, mas que tem como contra, o utilizador ficar sem saber o que foi feito.

Quanto à instalação, sempre a achei parecida ao Freebsd. Aliás, deve ser daí que vem a inspiração.
Instalei o 14.1 numa VM e não a acho muito complicada. Acho que o problema é mais a escolher os pacotes que se quer ou escolher um bundle que pode instalar mais ou menos o que queremos.

Não acho que seja uma distro para todos. Para mim, como distro principal, não o é. Mas é uma distro de qualidade.
 
Particionamento? Não concordo muito. Ele dá a escolher o cfdisk, que em 5 minutos se faz as partições.
Não é como o Ubuntu, que dá a escolher um particionamento automático, mas que tem como contra, o utilizador ficar sem saber o que foi feito.

Quanto à instalação, sempre a achei parecida ao Freebsd. Aliás, deve ser daí que vem a inspiração.
Instalei o 14.1 numa VM e não a acho muito complicada. Acho que o problema é mais a escolher os pacotes que se quer ou escolher um bundle que pode instalar mais ou menos o que queremos.

Não acho que seja uma distro para todos. Para mim, como distro principal, não o é. Mas é uma distro de qualidade.

Para mim também não o é, mas para um principiante pode ser a questão mais tricky, porque de resto, é bastante straightforward.
 
After a long development cycle (including many betas and release candidates to get everything just exactly perfect) we're pleased to announce the availability of the new stable release. You'll find updates throughout the system, with the latest development tools and recent versions of applications, window managers, desktop environments, and utilities. The Linux kernel is updated to version 4.4.14 (part of the 4.4.x kernel series that will be getting long-term support from the kernel developers). We've brought together the best of these and other modern components and worked our magic on them. If you've used Slackware before, you'll find the system feels like home.

For additional information, see the official announcement and the release notes. For a complete list of included packages, see the package list.

Build scripts for all kinds of additional software for Slackware 14.2 can be found on the slackbuilds.org website.

Want to give Slackware 14.2 a test drive without modifying your disk drive? Then check out Slackware Live Edition! This is a complete Slackware installation that can run from a CD, DVD, or USB stick. Thanks to Eric Hameleers for the great work on this! Here's where to find it: http://bear.alienbase.nl/mirrors/slackware/slackware-live/

Need help? Check out our documentation site, docs.slackware.com. Stop by and share your knowledge!

Please consider supporting the Slackware project by picking up a copy of the Slackware 14.2 release from the Slackware Store. The discs are off to replication, but we're accepting pre-orders for the official 6 CD set and the DVD. The CD set is the 32-bit x86 release, while the DVD is a dual-sided disc with the 32-bit x86 release on one side and the 64-bit x86_64 release on the other. Thanks to our subscribers and supporters for keeping Slackware going all these years.

Thanks to the Slackware team for all the hard work getting 14.2 ready for action! And of course, thanks to all the open source developers upstream, and to the Slackware community on linuxquestions.org for all the help with bug reports, suggestions, and patches. We couldn't have done it without you.

Enjoy the new stable release!

Pat and the Slackware crew

Loja -> https://store.slackware.com/cgi-bin/store
Torrents -> http://www.slackware.com/getslack/torrents.php
Mirrors -> http://mirrors.slackware.com/mirrorlist/
 
Ainda o uso!
Apesar de ter experimentando outras distros: Debian, Fedora, Ubuntu, Arch, Gentoo e outras que recordo; regressei sempre ao Slackware.
As que usei mais tempo sem ser Slackware foram Ubuntu e Debian.
Debian foi até o hardware onde estava falhar. Mas nunca mais voltei a instalar novamente.

Isso em maquinas locais. Em VPS uso Debian.
 
Após longo tempo de maturação, o mais antigo projecto de distribuição compilada com Kernel Linux e idealizada com uso de GNU/Linux Software, é lançado - o Slackware 15.

Viva o Slackware !

Anúncio oficial → http://www.slackware.com/announce/15.0.php

Well folks, in spite of the dire predictions of YouTube pundits, this morning the Slackhog emerged from its development den, did *not* see its shadow, and Slackware 15.0 has been officially released - another six weeks (or years) of the development treadmill averted.

Obtenção de ISO → https://ftp.rnl.tecnico.ulisboa.pt/pub/slackware/

Vídeo de um canal Youtbe em PT sobre o lançamento

 
Back
Topo