Doença Profissional - Túnel Cubital

lpa

Power Member
Só um conselho para o pessoal programador.

Há cerca de dois meses comecei a sentir um formigueiro no braço (direito que segura o rato) e no dedo mindinho que posteriormente passou a dor (era praticamente impossível estar com o braço dobrado e não tinha forças nos dedos).

Depois de uma ida ao médico sou diagnosticado com síndrome de túnel cubital (nervo ulnar inflamado). A causa foi passar muito tempo sentado com os braços dobrados em frente ao computador. O médico recomendou cirurgia.

Depois fui a um terapeuta que me recomendou exercícios. Há uma semana que os faço e as melhorias são notórias.

Deixo aqui um vídeo dos exercícios que tenho vindo a fazer:

Na nossa profissão as doenças profissionais são ignoradas ou invisíveis e dificilmente nos precavemos delas.

Espera ter ajudado alguém (a tratar-se ou a prevenir a situação).
 
Eu sinto uma dor aguda nas costas, do lado direito, que se agravou quando comecei a estar em teletrabalho, fruto de uma posição de trabalho pouco ergonómica. Tenho que fazer algumas pausas ao longo do dia, nas quais faço alguns exercícios (sem grande método), mas que aliviam a dor.

Obrigado pelo alerta.
 
Eu sinto uma dor aguda nas costas, do lado direito, que se agravou quando comecei a estar em teletrabalho, fruto de uma posição de trabalho pouco ergonómica. Tenho que fazer algumas pausas ao longo do dia, nas quais faço alguns exercícios (sem grande método), mas que aliviam a dor.

Obrigado pelo alerta.
O importante é não ignorar os alertas. Agora faço religiosamente os exercícios e estou muito melhor (a dor constante que tinha neste momento passou a esporádica). Se continuar assim acho que me safo da cirurgia.
 
Obrigada por escreveres aqui a tua experiência.

Para evitar este tipo de lesões, tento ter alguns cuidados:
- as pernas fazerem 90º e os pés totalmente apoiados no chão. Se a altura da cadeira não for ajustável, utilizar apoio de pés;
- os braços fazerem também 90º, com pulsos apoiados - se possível - num apoio tipo "gel" (desta forma o pulso está relaxado e não esticado);
- ecrã/monitor ao nível dos olhos, para o pescoço não estar em esforço, nem para cima nem para baixo.
Não esquecer de fazer pausas pelo menos 1x/hora para relaxar os músculos oculares. Olhar durante alguns segundos para objetos a uma distância grande. Ajuda a evitar o cansaço ocular.

Se continuar assim acho que me safo da cirurgia.
Ótimo! :)
 
Back
Topo