Dois router na mesma rede sendo um para switch inicialmente.

Paulo L Santos

Power Member
Ora viva,
Estou com uma dúvida,tenho o serviço MEO e o respectivo router Thomson ,mas sendo colaborador TVCabo tenho direito a 50% de desconto na factura o que não vou pensar duas vezes,a minha duvida é a seguinte,enquanto não me instalam a tvcabo queria comprar já um router para quando viessem cá a casa já teria tudo a funcionar sendo só ligar o modem,isto pq tenho uma NAS D-Link e preciso de ligação Gigabit,coisa que o Thomson não permite,alguem me sabe dizer que configurações tenho de usar no segundo router ( nesta primeira fase ficando só a funcionar como Switch Gigabit) para ficar a funcionar como se fosse um switch?
Fica um print screen da rede em casa ( com mais dois pcs que estão desligados no momento).

redecasaje6.jpg
 
Muito boa tarde,

Para podermos ajudar nas configurações, teremos primeiro que saber que equipamento está a pensar utilizar.

Se comprar por exemplo um router apenas (sem modem ADSL) com portas Gigabit ja tem o problema resolvido, uma vez que funciona tanto em ADSL como por cabo bastando para isso alterar o modo de ligação(PPPoE para ADSL e DHCP para cabo).

Cumprimentos
 
amjpereira, agradeço desde já a ajuda,o equipamento é o Router Thomson TG787 da MEo e o outro router com portas Gigabit será o D-Link 4300, ao DLink é que ficarão os dois pcs ligados por cabo de rede e um portátil ligado por wireless ao Thomson.A minha maior duvida é se poderei ligar os dois em simultaneo para ter ligação gigabit entro os pcs e a NAS enquanto tenho MEO,e depois ao activarem o serviço TVCabo então sai de cena o Thomson.
 
Última edição:
Podes ligar mas tens q configurar a rede:
1ª Opção - Todos os pcs na mesma rede:
- Desligas o servidor de DHCP do dlink
- Mudas o IP do DLINK para um diferente do thomson. Assumindo q o Thomson esta em 192.168.1.1, mudar o Dlink para 192.168.1.2
- Ligas o thomson ao Dlink atraves de uma porta de rede (nao a wan)
2ª Opção - PC e NAS em redes diferentes do portatil e do thomson
- Configuração do Dlink para receber DHCP na wan
- Mudar a rede do Dlink para uma diferente do Thomson. Assumindo q o thomson esta em 192.168.1.1, mudar o Dlink para 192.168.2.1
- Ligar o Thomson ao Dlink atraves da porta Wan​

Posteriormente qdo tiveres Tvcabo basta ligar o Dlink na wan configurada para DHCP
 
Última edição:
Podes ligar mas tens q configurar a rede:
1ª Opção - Todos os pcs na mesma rede:
- Desligas o servidor de DHCP do dlink
- Ligas o thomson ao Dlink atraves de uma porta de rede (nao a wan)
2ª Opção - PC e NAS em redes diferentes do portatil e do thomson
- Configuração do Dlink para receber DHCP na wan
- Ligar o Thomson ao Dlink atraves da porta Wan​

Posteriormente qdo tiveres Tvcabo basta ligar o Dlink na wan configurada para DHCP
Eu tenho uma situação mais ou menos parecida..

Tenho um router modem central de onde tenho ligados 3 PC's. E quero ligar a esse router um segundo router (ligado por ethernet) para ter wireless.

Sigo a 1ª ou 2ª opção? Se seguir a primeira, se ligar o segundo router pela porta de rede ao router da net, fico com net wireless? Ou tem de ser na WAN? É que a intenção é ter internet via wireless.

Já exprimentei ligar WAN no router Wireless e Porta 1 no Router principal, desactivando o DHCP no router wireless, mas quando me tento ligar por wireless ele nao identifica nada :S

Ajudem-me :\
 
E supostamente a ligação à internet tb é partilhada, correcto?


EDIT:

Fantástico, já funciona! Merecias uma prenda! xD
Agora a serio, obrigado :)
 
Última edição:
Seja texto em amarelo referente ao Router Wireless
Seja texto em azul referente ao Router Principal
Espero que de para perceber melhor.


Bem venho aqui mostrar a minha frustraçao mais um bocado.. Tinha metido a primeira opção a funcionar, e sim funcionou. Liguei um portatil com Vista e outro com XP(nao deve ter nada a ver) ao router wireless. Mais tarde liguei um outro pc por cabo, com XP, ao router principal, e no router wireless deixei de ter internet por wireless e tinha conectividade limitada. Liguei entao o meu portatil vista, por cabo ao Router Wireless, e bem, já tinha net, mas sem ser por cabo, nada.


Então decidi exprimentar a 2ª opção. Meti o IP do router prinicipal 192.168.1.1 (o predefenido era 192.168.2.1) e meti o IP do router Wireless 192.168.2.1 como sugerido, e liguei a porta 1 do router prinicipal à porta WAN do router Wireless. Ambos com o DHCP ligado. Até já alterei os canais wireless porque podia estar a interferir, meti canal 1 no router principal que no fundo é o que me tem safado, e canal 13 no router wireless. Quando estiver a funcionar como deve é suposto, desligo a rede wireless do router principal (que está bem longe).

Digam-me coisas.. Começo a desesperar :S...

Todos os computadores estão com IP's dinamicos, exprimentei ate dar tipo 100, 101 e 102 a 3 portateis ver se dava e nada.. Parece mesmo bruxedo, porque por cabo no router wireless vou a net, e por wireless nao..

Ainda pego é no martelo!
 
Última edição:
Isso é bastante estranho...
No pc com conectividade limitada experimenta abrir a linha (cmd) de comandos e executar:
Código:
ipconfig /release
ipconfig /renew
ipconfig /flushdns

Ve também se tens acesso as paginas através do seu ip, por exemplo tenta aceder ao google colocando o ip 216.239.59.99 .

Ps.

No teu post chamaste router principal ao router wireless e depois router de cima, q tb é wireless. tenta substituir isso pelo nome de cada um dos routers para ser mais fácil de entender o q é q esta ligado ao quê!!!
 
Ok coisa mais esquisita.. Cheguei a casa e perguntei a minha mãe se tinha wireless e ela no Portatil com XP liga-se bem à rede e consegue internet e td.. Eu e a minha irma, em Vista, não conseguimos.. Que raio :S
 
Back
Topo