Dúvida dois sistemas operativos no mesmo pc

boas
eu tenho um toshiba do qual o vista e o SO, mas como agora se fala muito no linux eu gostaria de o experimentar, mas ao mesmo tempo nao qeria perder o vista!!

como posso instalar os dois? o pc tem dois discos, sera bom instalar um SO num disco e outro SO noutro disco? ambos tem 116 Gygas de espaço em disco!

como posso instalar os dois e ao arrancar o pc escolher qual dos dois qero usar?
 
Última edição:
Uma pequena correcção, são gigas de espaço em disco, não memória.

Deves no Windows redimensionar a tua partição do windows deixando algum espaço livre, e depois reiniciar o PC com o cd de Linux, se instalares uma distribuição que traga um boot manager (mais comum o grub) terás o dual boot automáticamente configurado, podendo escolher qual a opção que queres no iniciar do PC.
 
boas
eu tenho um toshiba do qual o vista e o SO, mas como agora se fala muito no linux eu gostaria de o experimentar, mas ao mesmo tempo nao qeria perder o vista!!

como posso instalar os dois? o pc tem dois discos, sera bom instalar um SO num disco e outro SO noutro disco? ambos tem 116 Gygas de memoria!

como posso instalar os dois e ao arrancar o pc escolher qual dos dois qero usar?

Instala o Ubuntu: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
Não tenho a certeza se foi desse site que já saquei à algum tempo a minha versão, mas sei que fez tudo automaticamente! Não precisei de seleccionar nada de partiçoes e afins. Qnd inicias o pc ele pede-t para escolheres qual o SO q queres.

PS: Como o syqe disse, tmb ha a possibilidade de utilizares um live cd. Este cd permite correr o SO linux, mas não te deixa fazer alterações. É so mesmo para experimetares a interface. Enquanto que numa instalação no disco rígido permite interacção total.
 
Uma pequena correcção, são gigas de espaço em disco, não memória.


ja esta corrigido :D

quanto a sua utilização, eu queria instalar, para experimentar, mas experimentar de modo a poder utilizar todas as suas funçoes, trabalhar com os softwares esclusivos para o linux, etc...!

tenho um cd de um amigo que tem o linux, mas este cd e so para restabelecer as definiçoes originais do seu SO, sera que se eu o correr no meu pc, fico com o linux? acho qe e estupido estar a perguntar isto, mas pelo sim pelo nao...

para instalar o ubuntu, ja tenho que ter o linux instalado?
 
Última edição pelo moderador:
ok, eu perguntei, pk inicialmente o que tinha pedido era algo qe ao iniciar o pc me deixa-se escolher entre o vita e o linux!

se instalar o ubuntu, ao arrancar o pc posso escolher qual dos SO usar?

vou precisar de instalar as drives do linux_?
 
Última edição pelo moderador:
Se instalares o Ubuntu, ele instala-te o grub e ao iniciar o pc poderás escolher que SO iniciar.

O ubuntu deverá instalar grande parte dos drivers, mas poderás ver no site do fabricante se disponibiliza drivers pa linux. Mas por norma o processo não é tão linear como pa windows e não aconselhado a principiantes.
 
Se instalares ubuntu (o que eu aconselho), usa o wubi, que basicamente é um programa que te vai instalar o ubuntu com uns poucos clicks, sem teres de mexer em partições nem nada. E podes escolher o espaço que vai ocupar no PC. Depois quando ligares o PC escolhes o SO que queres iniciar. E se quiseres desinstalar a qualquer momento é só ir ao Painel de Controlo do Windows e desinstalares, como se fosse outro software qualquer. É a maneira mais pratica e simples que conheço, uso em todos os meus PCs :)

Cumps
 
Se instalares ubuntu (o que eu aconselho), usa o wubi, que basicamente é um programa que te vai instalar o ubuntu com uns poucos clicks, sem teres de mexer em partições nem nada. E podes escolher o espaço que vai ocupar no PC. Depois quando ligares o PC escolhes o SO que queres iniciar. E se quiseres desinstalar a qualquer momento é só ir ao Painel de Controlo do Windows e desinstalares, como se fosse outro software qualquer. É a maneira mais pratica e simples que conheço, uso em todos os meus PCs :)

Cumps

ja fiz download do ubuntu, tenho de o descompactar esta em ficheiro .iso, vou faze-lo directamente para um DVD (acho que e melhor)!

quanto a utilização do wubi, como se usa? basta instala-lo no vista e inserir o DVD com o ubuntu na drive, e automaticamente ele e instalado??
 
fiz o download do ubuntu fornecido em http://www.ubuntu.com/getubuntu/download como sugeriu Nosferatu_Lord!
acabou o download (fixheiro iso), descompactei para uma pasta no ambiente de trabalho e abri o ficheiro wubi, onde logo se iniciou a instalação, consequentemente esta nao "desenvolvia", nao saia dos 47:36min restantes! cancelei a instalação e gravei todos os ficehiros da pasta para um DVD, e tentei instalar apartir do CD, e o que me aconteceu e que ele iniciou a intalação mas quando faltavam 26min deu um erro e cancelou a instalação!!

voltei a tentar, e em vez de abir a primeira janela onde se colocava o username a pass, se escolhia a lingua ects, abiu outra janela onde aparecia finish,! mas o ubuntu nao esta instalado!
 
Isso pode estar relacionado com o modo de gravação, não deves descompactar o .iso para gravar os ficheiros descompactados.

Deves utilizar um software que permita gravar imagens e escolher o ficheiro .iso.
 
para começar tens que criar uma partição, depois nessa partição que criaste instalas outro so que queiras e já ta é so usar o so instalado :)
para gravares .iso usa o nero express, tens la uma opção "imagem de disco ou projecto guardado" entras nessa opção e é so adicionares a imagem e gravas

cumps
 
obrigado a todos ja consegui instalar!! utilizei o link acima fornecido, fiz o dowload e descompactei, abri o wubi que la vinha, e iniciou a instalação (e preciso ter net ligada), acima referi que a instalação parou, mas o que realmente conteceu foi que eu desliguei a net (nao sabia que era necessario)! e preciso net pois ao instalar com o wubi, ele automaticamente volta a fazer download do ubuntu!

estupidez: acabou o download (instalação), abri o ubuntu normalmente e o que aconteceu foi que me esqueci da passowrde -.-`, entao tive de voltar a instalar (fazer download) e ai ja nao me voltei a esquecer lol

para tudo isto gastei quase 3GB de trafego, o que me foi indiferente devido a happy hour:D

agora so falta uma coisa, aprender a trabalhar no linux, vou procurar aplicaçoes e jogos interessantes e aprender a instalar, pois ja ouvi dizer que nao e muito facil:(
 
Back
Topo